Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Informativos

Regras Internacionais da FISA

Lista de regras da FISA relacionadas a saúde dos remadores.
Inclui Regra 22 (item 1) e Regra 99 (itens 1 até 5).

REGRA 22
1. Seguros

A confederação deve assegurar que cada membro da federação e atleta tenham seguro de saúde e de acidentes adequado, bem como um seguro que cubra a responsabilidade sobre propriedades e equipamentos.

REGRA 99
1. Rastreio de Saúde

1.1. A partir de 2015, todos os atletas que competem no Mundial de Remo Júnior, Sub 23 ou regatas do Campeonato Sênior devem ter concluído um rastreio de saúde pré-competição que inclui um questionário, um exame físico e um ECG segundo o procedimento recomendado pelo COI. É de responsabilidade da federação nacional garantir e certificar que estes procedimentos de triagem de saúde pré-competição foram realizados.

1.2. Depois disso, todos os atletas que competem no Mundial de Remo Júnior, Sub-23 e Campeonato Mundial Sênior devem preencher um questionário médico e passar por um exame médico a cada ano, e, além disso, devem ser submetidos a um ECG em repouso a cada três anos até a idade de 23 anos e de cinco em cinco anos após a idade de 23 anos.

1.3. Para todos os outros eventos, incluindo o Campeonato Mundial de Remo Costeiro e Campeonato Mundial de Remo Master, é altamente recomendável que os remadores que competem nesses eventos se submetam a este rastreio de saúde pré-competição.

2. Médico da Federação
Cada membro da federação que competir em regatas do Campeonato Mundial de Remo, Olímpicos, Paralímpicos, Jogos Olímpicos da Juventude e regatas de qualificação relevantes e Copa Mundia de Remo deve fornecer o nome e o contato de um médico com quem a FISA possa se comunicar sobre questões médicas.

3. Intravenosa Re-hidratação
Qualquer remador leve que foi re-hidratado por via intravenosa após a pesagem e antes do início da respectiva corrida, não será autorizado a competir.

4. Injecções (No-Needle Policy)
Durante regatas internacionais (a partir de 24 horas antes do início da primeira corrida da regata até 24 horas após o fim da última corrida em tais regatas), qualquer injeção em qualquer local do corpo de um atleta de qualquer substância:

4.1 Deve ser clinicamente justificada;
4.2 A justificativa deve incluir exame físico por um médico certificado médico (MD), diagnóstico, medicação, via de administração e documentação apropriada;
4.3 Deve respeitar a indicação aprovada da medicação (no off-label);
4.4 Deve ser administrado por um profissional médico certificado, a menos que autorizado pela FISA e deve ser comunicado imediatamente e não mais tarde do que 24 horas depois para a FISA ou o médico da regata (exceto atletas com uma AUT válida para esta competição). O relatório deve incluir o diagnóstico, a medicação e a via de administração.

A eliminação de agulhas usadas, seringas e outros materiais biomédicos que possam afectar a segurança de outras pessoas, incluindo amostras de sangue (por exemplo, lactato) e outros equipamentos de diagnóstico devem respeitar as normas de segurança. Qualquer violação de um desses princípios pode constituir uma violação das regras da FISA e podem levar a penalidades, incluindo a exclusão da tripulação em causa ou, se for caso disso, a desqualificação de toda a equipe da regata. O Comitê Executivo é o órgão judicial que deve determinar o processo a ser seguido. Os custos de quaisquer investigações relacionadas a esta regra pode ser cobrado à federação membro em causa.

5. Deliberações de Elegibilidade a partir da Regra 20
Nos casos que exijam a determinação da elegibilidade em relação à Regra 20, incluindo re-atribuição e hiperandrogenismo sexo, o Comitê Executivo da FISA vai submeter ao Comité Olímpico Internacional orientações.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte


PARCEIROS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE REMO

Conforpés


APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesWorld CenterNutrigenikDietpro

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroFISAWorld Rowing

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h