CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Internacional

Brasil conquista medalha de bronze na 2ª Etapa da Copa do Mundo

Foi disputada no último final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, em Poznan, na Polônia. Foram 500 atletas de 39 países competindo em provas de 23 categorias. Com seis barcos inscritos, o Brasil levou a medalha de bronze no Dois Sem Peso Leve Masculino, com a dupla Xavier Vela Maggi e Willian Giaretton.

Copa do Mundo de Remo 2017
A dupla Xavier Vela Maggi e Willian Giaretton (direita) sobe ao pódio para receber a medalha de bronze no Dois Sem Peso Leve Masculino ao lado de Irlanda e Inglaterra

Inicialmente com quatro barcos inscritos, a prova do Dois Sem Peso Leve Masculino (LM2-) foi disputada por três países: Irlanda, Inglaterra e Brasil. Na prova inicial, os remadores brasileiros obtiveram um bom resultado e chegaram à frente da Inglaterra e apenas sete décimos atrás da Irlanda, campeã na 1ª Etapa da Copa do Mundo e no Campeonato Europeu. Na prova final, Willian e Xavier conquistaram a medalha de bronze. A disputa foi acirrada, com apenas quatro segundos de diferença entre o primeiro e o terceiro colocados.

A remadora Milena Viana competiu no Single Skiff Feminino (W1x). Ela classificou-se em 6º lugar na Eliminatória que participou, resultado que a levou para a Repescagem. Com o resultado seguinte, Milena disputou a Final C da categoria e terminou com a 18º colocação geral. Esta foi a estreia da remadora em uma Copa do Mundo. Segundo o coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, a atleta fez uma boa prova na eliminatória e conseguiu seu melhor tempo. Milena segue na Europa em preparação para o Mundial Sub 23, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho na Bulgária.

Copa do Mundo de Remo 2017
O remador Uncas Batista durante a Eliminatória do Single Skiff Peso Leve Masculino

Lucas Verthein, medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2016, competiu no Single Skiff Masculino (M1x), estreando na categoria Sênior. O remador iniciou com o 4º lugar na Eliminatória, classificando-se para a Repescagem e posteriormente para a Final C, onde terminou com o 15º lugar geral. De acordo com Varriale, Lucas teve boas disputas e superou adversários sênior. O atleta segue agora em preparação para o Mundial Sub 23.

O remador Sub 23, Uncas Batista, disputou a prova do Single Skiff Peso Leve Masculino (LM1x), com 24 barcos inscritos. Varriale explica que o atleta fez uma grande competição, superando muitos adversários sênior e entrando em uma Final A depois de ter passado a frente de conhecidos adversários, como a Argentina. Uncas conquistou o 2º lugar na bateria de sua Eliminatória, classificando direto para a Semifinal A/B, onde ficou em 3º Lugar. Na Final A, prova muito disputada desde o início, finalizou com a 6ª colocação geral. O resultado demonstra potencial para o mundial da categoria em julho.

• Veja mais fotos e vídeos na página oficial da competição >>
• Confira os resultados oficiais da Copa do Mundo no site da FISA >>


Na equipe de remo adaptado, Renê Pereira disputou o PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x). O atleta conseguiu bons resultados com a 1ª colocação na Eliminatória e 2º lugar na Semifinal A/B. Na Final A, terminou com a 6ª colocação geral. A dupla Josiane Lima e Michel Pessanha competiu no PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x). A prova possuía seis barcos inscritos, por isso foi disputada apenas uma prova inicial antes da Final. Os atletas conquistaram a 4ª colocação na prova inicial e o quinto lugar na Final A.

Os atletas da equipe olímpica viajaram acompanhados do coordenador técnico da Seleção Brasileira de Remo, Marcello Varriale, e do técnico Paulo Vinicius Alves de Souza, do Clube Botafogo de Futebol e Regatas. A equipe paralímpica viajou acompanhada do técnico César Moreira, do fisioterapeuta Rafael Jacob e do chefe de delegação Guilherme Soares.

Copa do Mundo de Remo 2017
A dupla Josiane Lima e Michel Pessanha ficou com o 5º Lugar no PR2 Double Skiff Misto

O próximo compromisso internacional da equipe olímpica é a 3ª Etapa da Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de julho, na Suíça. Os atletas seguem em treinamento e concentração na França. Os remadores Uncas e Lucas retornam ao Brasil para cumprir os compromissos de competição com seu clube de origem, Botafogo de Futebol e Regatas, retornando em seguida para disputar a Copa do Mundo e o Mundial sub23.

ATLETASPROVARESULTADORANK
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi LM2- 3º Lugar Final A 03
Josiane Lima e Michel Pessanha PR2 Mix2x 5º Lugar Final A 05
Uncas Batista LM1x 6º Lugar Final A 06
Renê Pereira PR1 M1x 6º Lugar Final A 06
Lucas Verthein M1x 3º Lugar Final C 15
Milena Viana W1x 6º Lugar Final C 18
Crédito das fotos: Detlev Seyb/World Rowing

Patrocinadores Oficiais

logo-ME-verticalLei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores e Parceiros

Hermes Pardini IGM Clínica do Exercício LaborSys Laboratório Santa Casa de Porto Alegre The Shore Floripa

Nutrigenik, Nutrição & Esporte Vista Medicina dos OlhosCésar Martins Cirurgia do Joelho Laboratório Santa Luzia

Comitê Brasileiro de Clubes

Confederação Filiada

cob vpc rgb logocomite-olimpico-brasilieiro2FISA

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoYou Tube - Confederação Brasileira de RemoIssuu - Confederação Brasileira de Remo

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Borges de Medeiros, 1424
Estádio de Remo da Lagoa
Rio de Janeiro, RJ – CEP 22470-003

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO
Rua Buenos Aires, 93, Salas 1203/1204
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20070-021
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  redes-whatsapp
Segunda a sexta, das 9h às 18h