Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Seleção Brasileira disputa a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo

A Seleção Brasileira de Remo partiu no último final de semana para a Europa, onde disputará a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2018. A equipe é formada por oito atletas inscritos em sete barcos, sendo dois barcos nas categorias de para-remo. As provas acontecem em Linz-Ottensheim, na Áustria, entre os dias 22 e 24/06, com mais de 700 atletas inscritos.

Equipe paralímpica em Linz, da esquerda para a direita: Rafael Jacob, Renê Pereira, Michel Pessanha, Guilherme Soares e Josiane Lima (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)
Equipe paralímpica em Linz, da esquerda para a direita: Rafael Jacob, Renê Pereira, Michel Pessanha, Guilherme Soares e Josiane Lima (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)

A Copa do Mundo de Remo é disputada anualmente desde 1997, dividida em três etapas. Este ano, a primeira etapa foi disputada na Sérvia, entre 01 e 03 de junho, e a terceira etapa será realizada na Suíça, entre 13 e 15 de julho. A cidade de Linz recebe a segunda etapa pois está em período de testes para sediar o Campeonato Mundial de Remo Sênior de 2019.

• Assista a transmissão das Finais A na página oficial da World Rowing >>
• Acompanha os resultados da Seleção Brasileira no Instagram da CBR >>

A Seleção Brasileira de Remo viajou em missão organizada pela CBR. Os atletas olímpicos estão acompanhados pelo Coordenador Técnico, Marcello Varriale, e pelo técnico do Botafogo (RJ), Paulo Vinícius Alves de Souza. Na equipe paralímpica, os atletas viajaram acompanhados pelo técnico Guilherme Soares e pelo fisioterapeuta Rafael Jacob. Os remadores competirão em barcos Filippi alugados pela CBR com o fabricante italiano.

Atletas da equipe olímpica em Linz, da esquerda para a direita: Xavier Vela Maggi, Willian Giaretton e Uncas Tales Batista (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)
Atletas da equipe olímpica em Linz, da esquerda para a direita: Xavier Vela Maggi, Willian Giaretton e Uncas Tales Batista (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)

ATLETAS PROVA  
Josiane Lima e Michel Pessanha PR2 Mix2x Double Skiff Misto PR2
Lucas Verthein M1x Single Skiff Masculino
Milena Viana W1x Single Skiff Feminino
Renê Pereira PR1 M1x Single Skiff Masculino PR1
Uncas Tales Batista LM1x Single Skiff Masculino Peso Leve
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi LM2- Dois Sem Masculino Peso Leve
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi M2- Dois Sem Masculino
Todos os atletas receberam um kit que inclui Certificado Oficial de Convocação, camiseta Remo Brasil, uniforme Mormaii e garrafa térmica Hydrotank by Urbnsol. As empresas Mormaii e Urbansol estão apoiando a Seleção Brasileira de Remo e forneceram os produtos sem custo. A camiseta e o certificado foram pagos com recursos próprios da confederação.

2018-06 copa-mundo-01
Kit recebido por todos os atletas convocados da Seleção Brasileira de Remo (Crédito: CBR)

As despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte e seguro foram pagas pela CBR através de recursos da Lei Agnelo/Piva. Excepcionalmente neste evento, as passagens aéreas dos atletas Lucas Verthein, Uncas Tales Batista e do técnico Paulo Vinícius, foram pagas pelo Botafogo (RJ). Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A prestação de contas de todos os eventos está disponível no link Transparência/Projetos.



CONHEÇA OS CONVOCADOS

Foram convocados para a 2ª Etapa da Copa do Mundo oito remadores, sendo cinco para as categorias olímpicas e três para as categorias paralímpicas. Os atletas olímpicos foram selecionados de acordo com o resultado da Seletiva Nacional, realizada em março durante o Brasileiro de Barcos Curtos 2018. Os atletas de para-remo participaram de uma qualificação interna em maio, quando foram avaliados os índices necessários para convocação.



JOSIANE LIMA E MICHEL PESSANHA
Prova: Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x, Tronco e Braços)

A dupla paralímpica Josiane e Michel possui um ótimo histórico de resultados na Seleção Brasileira de Remo. Os remadores ficaram com o bronze no Campeonato Mundial de Remo Sênior, em 2014, e com a prata na 2ª Etapa da Copa do Muno de Remo em 2015. Em 2016, classificaram-se para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e terminaram na sétima colocação geral. Disputando no Single Skiff Masculino, Michel ficou com o ouro no Sul-Americano de Remo em 2017 e Josiane, que defende a seleção desde 2006, foi a primeira remadora brasileira a participar do Mundial de Remo Costeiro em 2017.

Michel Pessanha e Josiane Lima durante os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 (Crédito: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB)
Michel Pessanha e Josiane Lima durante a Rio 2016 (Crédito: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB)



LUCAS VERTHEIN
Prova: Single Skiff Masculino (M1x)

Lucas foi destaque em 2016 ao conquistar a medalha de bronze na categoria Single Skiff Masculino durante o Mundial de Remo Júnior. Em 2017, ficou com a prata na mesma prova do Sul-Americano de Remo. Neste ano, conquistou o segundo lugar do Single Skiff Masculino no Troféu Brasil de Barcos Curtos, disputando pelo Botafogo (RJ). Convocado para o Sul-Americano de Remo 2018, conquistou o ouro no Single Skiff Masculino Sub 23 e no Double Skiff Masculino Sub 23 em dupla com Uncas Tales Batista. A prova de Lucas será a mais disputada desta etapa da Copa do Mundo, com 31 barcos inscritos.

Lucas Verthein com a medalha de ouro no Single Skiff Masculino Sub 23 no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)
Lucas Verthein com a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: CBR)



MILENA VIANA
Prova: Single Skiff Feminino (W1x)

A remadora Milena venceu duas categorias no Troféu Brasil de Barcos Curtos 2018: ficou com o primeiro lugar no Single Skiff Feminino e com a primeira colocação no Dois Sem Feminino, em dupla com Yanka Vieira. A atleta, atualmente no Flamengo (RJ), defendeu a Seleção Brasileira de Remo durante o Sul-Americano de Remo 2018 e conquistou a medalha de prata no Single Skiff Feminino Sub 23. Em 2017, levou a prata pela categoria Single Skiff.

Milena Viana com a medalha de prata do Single Skiff Feminino Sub 23 no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)
Milena Viana com a medalha de prata no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: CBR)



RENÊ PEREIRA
Prova: Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x, Braços e Ombros)

Renê representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, terminando com o sexto lugar na Final A do Single Skiff PR1. Disputando na mesma categoria em 2017, levou a medalha de ouro no CRASH-B, Mundial de Remo Indoor, e no Sul-Americano de Remo. Neste ano, conquistou novamente o primeiro lugar da categoria no Sul-Americano.

Renê Pereira recebendo a medalha de ouro na categoria paralímpica Single Skiff PR1 no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: Confederação Brasileira de Remo)
Renê Pereira recebendo a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo 2018 (Crédito: CBR)



UNCAS TALES BATISTA
Prova: Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x)

Disputando pela Seleção Brasileira de Remo em 2017, Uncas conquistou a medalha de ouro na categoria Single Skiff Peso Leve no Campeonato Mundial de Remo Sub 23, além de bater o recorde da prova durante as Quartas de Final. O remador também subiu ao pódio no Sul-Americano de Remo 2017 com o segundo lugar no Double Skiff Masculino, e chegou à Final A na Copa do Mundo de Remo 2017 e no Campeonato Mundial de Remo Sênior 2017. Neste ano, ficou com a medalha de ouro no Single Skiff Peso Leve Sub 23 no Sul-Americano de Remo e venceu, pelo Botafogo (RJ), o Troféu Brasil de Barcos Curtos no Single Skiff. Também foi campeão no Double Skiff Sub 23, ao lado de Lucas Verthein, no Sul-Americano 2018.

Uncas Tales Batista com a medalha de ouro no Single Skiff Peso Leve do Campeonato Mundial de Remo Sub 23 (Crédito: Detlev Seyb/FISA)
Uncas Tales Batista com a medalha de ouro no Mundial de Remo Sub 23 (Crédito: FISA)



WILLIAN GIARETTON E XAVIER VELA MAGGI
Provas: Dois Sem Masculino (M2-) e Dois Sem Masculino Peso Leve (LM2-)

A dupla Willian e Xavier vem conquistando ótimos resultados desde sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. No Sul-Americano de Remo 2017, levaram o ouro no Dois Sem Masculino Peso Leve. Na mesma categoria, ficaram com o bronze em duas etapas da Copa do Mundo de Remo 2017 e no Campeonato Mundial de Remo Sênior 2017. Em 2018, disputando pelo Flamengo (RJ), venceram o Troféu Brasil da categoria.

Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi no pódio da 3ª Etapa da Copa do Mundo 2017 ao lado de Rússia e Irlanda (Crédito: Igor Meijer/FISA)
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi no pódio da Copa do Mundo 2017 (Crédito: FISA)

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h