CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Internacional

Bons resultados na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo

Encerrou neste final de semana a participação da Seleção Brasileira de Remo na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2018. O evento aconteceu em Lucerna, na Suíça, entre os dias 13 e 15 de julho. Cinco atletas disputaram quatro provas, realizadas no Lago Rotsee, e chegaram até as Finais C e D, com boa expectativa para os mundiais da Temporada 2018.

Lucas Verthein durante a disputa da Final C no Single Skiff Masculino
Lucas Verthein durante a disputa da Final C no Single Skiff Masculino

A dupla Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi representou o Brasil no Dois Sem Masculino (M2-). Eles terminaram a bateria Eliminatória com a 4ª colocação e a Quarta de Final também com um 4º lugar. Este resultado os classificou para a Final C, encerrando a disputa com a 3ª colocação da prova, no 15º lugar geral da categoria.

O Coordenador Técnico da CBR, Marcello Varriale, explica que o resultado na sequência de provas foi positivo, com um ponto forte na Quarta de Final: a dupla perdeu a vaga na Semifinal A/B por 0.3 segundo, mesmo realizando o sétimo melhor tempo entre os 24 barcos na disputa. Os atletas, originalmente Peso Leve, demonstraram boas condições na prova, disputando em igualdade com o grupo que compete pela qualificação olímpica no próximo ano e com boa perspectiva para os Jogos Pan-Americanos de 2019.

• Confira como foi a participação do Brasil na 2ª Etapa da Copa do Mundo >>
• Olimpíada Todo Dia: Copa do Mundo em Lucerna, competição diferente >>
• Olimpíada Todo Dia: Brasileiros comentam resultados na Copa do Mundo >>

A remadora Milena Viana disputou o Single Skiff Feminino (W1x). Ela chegou em 5º lugar na bateria Eliminatória, classificando-se para a Repescagem, onde conquistou a 4ª posição. Com este resultado, foi para a Final C, encerrando sua participação na 4ª colocação da prova, 16º lugar geral da categoria. A jovem atleta Sub 23 tem apresentado boa progressão nas competições internacionais. Segundo Marcello, o resultado em Lucerna foi positivo e prepara a atleta para o Mundial Sub23 com expectativa de melhores resultados.

Milena Viana em concentração para a Eliminatória do Single Skiff Feminino
Milena Viana em concentração para a Eliminatória do Single Skiff Feminino

Uncas Tales Batista participou do Single Skiff Masculino. Ele iniciou a disputa com um 6º lugar na Eliminatória e um 5º lugar na Quarta de Final. Classificado para a Final C, Uncas terminou a prova com a 6ª posição, 18º lugar geral. O atleta Sub 23 Peso Leve, mesmo participando da categoria aberta, teve resultado positivo considerando-se estar em preparação para o Mundial Sub23, que acontece em Poznan dentro de duas semanas. Na progressão das séries qualificatórias, manteve-se em proximidade de tempo com os líderes da categoria, demonstrando bom potencial competitivo. A preparação do atual campeão mundial Sub 23 Peso Leve segue focada no campeonato específico da categoria.

No Single Skiff Masculino (M1x) também estava Lucas Verthein. O remador iniciou com o 5º lugar na Eliminatória e depois a 6ª posição na Quarta de Final. Na Final D, terminou em sexto, 24º lugar geral da categoria. O jovem remador também utiliza a Copa do Mundo como preparação final para o Mundial Sub23, onde competirá no Single Skiff Sub 23 Aberto. Marcello explica que o resultado nesta etapa ficou abaixo de sua expectativa. Com isto, ajustes na adaptação ao barco utilizado para a competição e a estratégia de prova estão sendo atualizados para que um melhor resultado seja alcançado no mundial.

ATLETASPROVARESULTADORANK
Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi M2- 3º Lugar Final C 15
Milena Viana W1x 4º Lugar Final C 16
Uncas Tales Batista M1x 6º Lugar Final C 18
Lucas Verthein M1x 6º Lugar Final D 24
Este ano, a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Remo foi disputada na Sérvia, entre 01 e 03 de junho, e a 2ª Etapa em Linz-Ottensheim, na Áustria, entre os dias 22 e 24 de junho. A Seleção Brasileira não participou da 1ª Etapa, na 2ª Etapa estavam inscritos cinco atletas olímpicos e três atletas paralímpicos. A 3ª Etapa não possui provas de para-remo. Os atletas viajaram acompanhados do Coordenador Técnico da CBR, Marcello Varriale, e do técnico Paulo Vinícius Alves de Souza, do Botafogo de Futebol e Regatas.

2018-07 copa-mundo-06
Atleta Milena Viana durante a preparação dos barcos antes do início das provas

Os atletas receberam durante a 2ª Etapa um kit que inclui Certificado Oficial de Convocação, camiseta Remo Brasil, uniforme Mormaii e garrafa térmica Hydrotank by Urbnsol. As empresas Mormaii e Urbnsol estão apoiando a Seleção Brasileira de Remo e forneceram os produtos sem custo. A camiseta e o certificado foram pagos com recursos próprios da CBR.

As despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação, aluguel de barcos e seguro foram pagas pela CBR através de recursos da Lei Agnelo/Piva de apoio ao esporte. Para alimentação e hospedagem, os atletas receberam verba individual em dinheiro, os outros itens foram pagos diretamente pela confederação aos fornecedores. Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A prestação de contas de todos os eventos está disponível no link Transparência/Projetos.

Crédito das Imagens: Reprodução/FISA, Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte


PARCEIROS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE REMO

MormaiiConforpés


APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesWorld CenterNutrigenikDietpro

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroFISAWorld Rowing

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h