Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Renê Campos conquista prata na Copa do Mundo de Remo 2019

Medalha de prata para o Brasil na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2019. O remador Renê Campos conquistou o segundo lugar na Final A do Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). O campeonato foi disputado na Raia Internacional de Roterdã, na Holanda, entre os dias 12 e 14/07, com mais de 700 atletas inscritos de 42 países.

Renê Campos (esquerda) comemora a conquista da medalha de prata ao lado de Roman Polianskyi, da Ucrânia (ouro) e Augustas Navickas, da Lituânia (bronze)
Renê Campos (esquerda) comemora a conquista da medalha de prata ao lado de Roman Polianskyi, da Ucrânia (ouro) e Augustas Navickas, da Lituânia (bronze)

O brasileiro iniciou a prova brigando pela primeira posição com o vencedor Roman Polianskyi, mas o ucraniano conseguiu aumentar a diferença e cruzou a linha de chegada 11 segundos à frente. Renê participa da Copa do Mundo de Remo desde 2015 e este é seu primeiro pódio. Até então, seu melhor resultado havia sido a 4ª posição em 2018.

• Confira os resultados oficiais da Copa do Mundo no site da World Rowing >>

Na provas Elimintórias, Renê já havia se destacado classificando-se para a Final A com o segundo melhor tempo da categoria. As Eliminatórias precisaram ser adiadas por algumas horas devido ao forte temporal que atingiu Roterdã. Elas foram realizadas em sistema de qualificação por tempo, utilizando apenas uma raia com saídas a cada 30 segundos. 

Em entrevista ao site da World Rowing, Renê conta que ficou muito feliz com o resultado: "Eu gostei da prova! A distância entre [mim e o primeiro colocado Roman Polianskyi] no Mundial de Remo Sênior era de 30 segundos, mas eu consegui reduzir a diferença para 10 segundos. Meu treinamento está indo muito bem."

Renê Campos no treino de aclimatação, o clima ficou instável em Roterdã durante o evento
Renê Campos no treino de aclimatação, o clima ficou instável em Roterdã durante todo o evento

Renê representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, terminando com o sexto lugar na Final A do Single Skiff Masculino PR1. Disputando na mesma categoria em 2017, levou a medalha de ouro no CRASH-B de Remo Indoor e no Sul-Americano de Remo. Em 2018, conquistou novamente o primeiro lugar do Single Skiff Masculino PR1 no Sul-Americano e a quarta posição da categoria na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo. Renê é atualmente atleta do Clube de Natação e Regatas São Salvador (BA) e conquistou pelo clube a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Para-Remo 2018.

A equipe olímpica da Seleção Brasileira de Remo não participou neste ano da Copa do Mundo. Devido à proximidade de datas com o Pan-Americano 2019, foi definido em consulta com os treinadores por manter os atletas em preparação no Brasil. A exceção foi o barco Dois Sem Masculino (M2-), formado por Xavier Vela Maggi e Pau Vela Maggi, que estava treinando na Europa e participou da 2ª Etapa da Copa do Mundo com recursos próprios.

ATLETAPROVARESULTADOTEMPORANK
Renê Campos PR1 M1x 2º Lugar Final A 10:43.89 02
Da esq. para direita: Rafael Jacob (fisioterapeuta), Renê Campos e Guilherme Soares (técnico)
Da esq. para direita: Rafael Jacob (fisioterapeuta), Renê Campos e Guilherme Soares (técnico)

O remador brasileiro viajou acompanhado do técnico de para-remo da CBR, Guilherme Soares, e do fisioterapeuta Rafael Jacob. Para participação no evento, a equipe utilizou recursos do Comitê Paralímpico Brasileiro. Na Temporada 2019, a CBR conta com apoio da Mormaii, fornecedora oficial do uniforme de competição. A prestação de contas dos projetos da CBR está disponível no link Transparência.

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h