Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Barcos do Remo4 estreiam no Mundial de Remo Sub23, em Racice

Neste domingo, 11/07, a equipe Sub 23 da Seleção Brasileira encerrou sua participação no Mundial de Remo da categoria, realizado em Racice, na República Tcheca, entre 06 e 11 de julho. O evento marcou a estreia dos barcos do Programa Remo4 em competições internacionais, tendo como melhor resultado o 8ª lugar da equipe feminina no Quatro Sem.

Equipes masculina e feminina do Programa Remo4 qualificados ao Mundial Sub 23 junto com os técnicos Oguener Tissot (esquerda) e Bernhard Stomporovski (direita)
Equipes masculina e feminina do Programa Remo4 qualificados ao Mundial Sub 23 junto com os técnicos Oguener Tissot (esquerda) e Bernhard Stomporovski (direita)

A equipe era formada por dez atletas, sendo oito do Remo4 e dois em barcos curtos. Para Marcelo Varriale, Gerente Técnico da CBR, é importante destacar que é a primeira vez que dois barcos Quatro Sem vão para um Mundial Sub 23, um feminino e um masculino.

"Os atletas do Remo4 acreditaram no projeto, se dedicaram e treinaram para o desenvolvimento do esporte em barcos longos. Os remadores acreditaram no coletivo e no objetivo a longo prazo para se obter bons resultados", explica Varialle. Os remadores do projeto passaram por um longo processo de treinamento e seletivas para identificar quais atletas iriam compor os melhores barcos para o Mundial de Racice.

• Confira os resultados oficiais do evento no site da World Rowing »
• Reveja todas as provas do Mundial Sub 23 no YouTube »

Varriale destaca que os atletas indo para este mundial fazem parte de um grupo jovem e promissor do remo brasileiro. "Os atletas têm entre 19 e 20 anos, a Maria Clara é a única com 22 anos, sendo a mais experiente. Ela ganhou provas nas seletivas Sub 23 e Sênior. A Shaiane e o Robson têm 18 anos e são os mais novos, subiram uma categoria. A perspectiva dessa geração é muito boa", explica o Gerente Técnico.



Quatro Sem Feminino (BW4-)

A equipe feminina fez sua estreia na água na quinta-feira (08/07), nas Eliminatórias do Quatro Sem (BW4-). O barco formado por Shaiane Ucker, Maria Clara Lewenkopf, Mariana Macedo e Evelen Cardoso, todas do Flamengo (RJ), competiu na Bateria 2, encerrando a prova na 4ª posição. Com este resultado, seguiu para a Repescagem na sexta-feira (09/07).

Atletas Evelen Cardoso, Mariana Macedo, Maria Clara Lewenkopf e Shaiane Ucker
Atletas Evelen Cardoso, Mariana Macedo, Maria Clara Lewenkopf e Shaiane Ucker

A prova de Repescagem iniciou com quatro barcos brigando pela liderança. A equipe russa passou a frente nos 1000m, deixando Brasil e Romênia alternando pela segunda posição. Mas na segunda parte da raia, o barco brasileiro não conseguiu manter o ritmo e encerrou a prova na 4ª colocação. Com este resultado, a equipe seguiu para a Final B, no domingo.

O barco brasileiro brigou pela primeira posição na Final B com o barco espanhol. Na linha de 1500m, a diferença entre os barcos era de apenas 1s. Próximo a linha de chegada, o barco da Holanda retomou velocidade e ameaçou ultrapassar as brasileiras. Mas nossas atletas conseguiram manter a posição, encerrando com o 2ª lugar na prova, 8º lugar geral da categoria. A diferença para a 3ª colocação foi de 0.19s.



Single Skiff Masculino Peso Leve (BLM1x)

No Single Skiff Masculino Peso Leve (BLM1x), o Brasil foi representado pelo atleta Piedro Tuchtenhagen, do Flamengo (RJ). Na bateria Eliminatória, o brasileiro manteve-se na 2ª posição durante os primeiros 500m, mas a partir da metade da prova brigou pelo primeiro lugar com o remador da Alemanha. Os barcos ficaram praticamente empatados até os 250m finais, porém, nos últimos metros, o barco do Peru acelerou e levou a 1ª colocação.

Piedro Tuchtenhagen representou o Brasil no Single Skiff Masculino Peso Leve
Piedro Tuchtenhagen representou o Brasil no Single Skiff Masculino Peso Leve

Alemanha ficou com o 2º lugar e o Brasil com a 3º posição. Com este resultado, Piedro seguiu para a Repescagem. Na Bateria 1 da Repescagem, Brasil e Irlanda logo se destacaram na prova, deixando os outros barcos para trás. Na linha dos 1000m, Piedro estava apenas 0.58s atrás do barco irlandês. Ao longo da segunda parte da raia, os barcos mantiveram suas posições, encerrando com Irlanda na primeira colocação e Brasil em segundo. Com este resultado, o brasileiro disputou a Semifinal A/B no sábado (10/07).

Piedro disputou a Bateria 2 da Semifinal A/B, encerrando com a 6ª posição e seguindo para a Final B no domingo (11/07). Na última disputa, o atleta brasileiro ficou com a 5ª colocação.



Single Skiff Masculino (BM1x)

Tomás Levy, do Corinthians (SP), foi o representante brasileiro no Single Skiff Masculino (BM1x). Na prova Eliminatória, ficou com a 1ª posição da Bateria 3, mantendo-se na liderança por quase todo o percurso. A briga pela primeira posição foi com o barco húngaro, que encerrou na 2ª posição com 1.2s de diferença.

Tomás Levy, do Corinthians, representou o Brasil no Single Skiff Masculino
Tomás Levy, do Corinthians, representou o Brasil no Single Skiff Masculino

Nas Quartas de Final, Tomás encerrou a prova na 3ª posição e com este resultado se classificou para a Semifinal A/B no sábado (10/07). O remador brasileiro começou a prova com vantagem. Nos 1000m, estava em segundo lugar atrás da Bulgária por apenas 0.76s. Mas na segunda parte da raia, acabou sendo ultrapassado pelos barcos da Alemanha e Dinamarca, encerrando a prova na 4ª colocação. Com este resultado, Tomás seguiu para a Final B. O remador brasileiro encerrou a prova na 6ª colocação, 12ª lugar geral da categoria.



Quatro Sem Masculino (BM4-)

O barco Quatro Sem Masculino (BM4-), formado por Daniel Lima, Facundo Duarte, Robson Radmann e Sebastian Solari, iniciou no Mundial com a 5ª posição na Bateria 1 das provas Eliminatórias. Com estre resultado, seguiu para a Repescagem na sexta-feira (09/07), encerrando na 4ª posição da Bateria 2 e seguindo para a Final C no sábado (10/07).

Atletas Daniel Vasconcelos, Facundo Mezquita, Robson Radmann e Sebastian Solari
Atletas Daniel Vasconcelos, Facundo Mezquita, Robson Radmann e Sebastian Solari

Na disputa final, todos os barcos estavam bastante próximos em busca da liderança na primeira parte da prova. Chegando aos 1000m, alguns países se destacaram, deixando o barco brasileiro na quarta posição. Nossos atletas conseguiram recuperar velocidade e cruzaram a chegada na 3ª colocação, 15º lugar geral da categoria. Daniel e Sebastian são remadores do Grêmio Náutico União (RS) e Facundo e Robson do Flamengo (RJ).



ATLETAS PROVA RESULTADO TEMPO RANK
Maria Clara Lewenkopf, Mariana Macedo,
Shaiane Ucker, Evelen Cardoso
BW4- 2º Lugar Final B 07:06.94 08
Piedro Tucthtenhagen BLM1x 5º Lugar Final B 07:20.93 11
Tomás Levy BM1x 6º Lugar Final B 07:33.31 12
Daniel Vasconcelos, Sebastian Solari,
Robson Radmann, Facundo Mezquita
BM4- 3º Lugar Final C 06:09.95 15
A equipe viajou para a República Tcheca no dia 02/07. Os atletas do Quatro Sem Masculino, Quatro Sem Feminino e Single Skiff Masculino Peso Leve partiram do Rio de Janeiro, acompanhados dos treinadores Bernhard Stomporovski, Letícia Muziol e Oguener Tissot. Tomás Levy e seu treinador Fernando Mello, do Corinthians, partiram de São Paulo.

A participação no Mundial foi organizada pela CBR e todas as despesas dos atletas do Remo4 foram pagas pela confederação com recursos da Lei Agnelo Piva de Apoio ao Esporte. Os atletas Tomás e Piedro viajaram com recursos próprios e dos clubes, conforme Boletim Técnico. A CBR prestou todo o apoio na organização, inscrição ao evento e empréstimo de barcos, além de fornecer o uniforme de competição. A prestação de contas da confederação está disponível em Transparência.

Crédito das Imagens: CBR, World Rowing, Corinthians

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h