Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Remo Costal: Beach Sprint, a nova fronteira do remo!

Beach Sprint é o formato do Remo Costal que promete ser a nova fronteira do remo! Provas da modalidade vão ser testadas no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2026.

De acordo com a World Rowing, a comunidade de Remo Costal é a que mais cresce dentro da modalidade. Definida como a versão mais extrema do esporte, o Beach Sprint agrega ventos, ondas e promete muita adrenalina em uma nova forma de remar.

Herbert Berckenhagen, do Bandeirantes (SP), participou do Mundial de Beach Sprint 2021
Herbert Berckenhagen, do Bandeirantes (SP), participou do Mundial de Beach Sprint 2021

De acordo com a atleta olímpica Guinn Bartten, líder da Comissão de Remo Costal da World Rowing, o novo formato é mais fácil de aprender do que a versão tradicional do esporte.

Os barcos usados nas competições do Remo Costal são mais robustos e estáveis, projetados para resistir às ondas e ventos e possuem um sistema para escoamento da água. Porém, outras habilidades, como navegação, são necessárias.



A inovação e criação de um novo formato em uma modalidade tão tradicional quanto o remo promete aumentar os adeptos do esporte e será a nova barreira a ser quebrada e difundida em países que praticam o remo no formato olímpico e buscar novos praticantes.

BEACH SPRINT — Esse tipo de competição tem regras específicas e começa com uma corrida de seus participantes até o seus barcos, as baterias são realizadas entre dois até quatro barcos e o vitorioso passa para a nova etapa.

• Guia oficial de Remo Costal da World Rowing (em inglês) »
• Remo invade as praias capixabas e promete mar, areia e remadas »
• FNR organiza disputa de Remo Costal Beach Sprint em Natal »


Uma vez que os atletas, literalmente, pulam em seus barcos e remam 250 metros até uma boia de marcação. Ao contornar a marca, os atletas remam de volta até a praia, deixam seus barcos e correm novamente até a linha de chegada.

São três barcos utilizados no Remo Costal: Single Skiff, Double Skiff e Four skiff nas categorias masculina e feminina. As equipes também podem ser mistas.

As categorias de idade também são identificadas, assim como no olímpico. Dois atletas brasileiros competem em mundiais da World Rowing de Remo Costal e Beach Sprint, os remadores Herbert Soares Berckenhagen do Clube de Regatas Bandeirantes, de São Paulo, e André Arthur Dutra do Clube de Ragatas do Aldo Luz de Santa Catarina.

Crédito das Imagens: World Rowing

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h