CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Nacional

CBR realiza Camping de Novos Talentos do Para-Remo

Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, foi realizado em São Paulo o primeiro Camping de Novos Talentos do Remo Paralímpico, organizado pela CBR em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Foram seis dias de palestras, avaliações e troca de conhecimentos com objetivo de formar novos remadores para a Seleção Brasileira de Remo.

Equipe de atletas e técnicos que participaram do Camping de Novos Talentos
Equipe de atletas e técnicos que participaram do Camping de Novos Talentos

Participaram do camping doze remadores de seis estados, convocados de acordo com sua idade e seus resultados no Campeonato Brasileiro de Para-Remo 2018. Os atletas foram acompanhados por quatro técnicos: Fernando Carvalho Neto (CBR), Frederic Mallrich Junior (Flamengo), Cláudio Mota (Associação de Remo Salvador) e Roque Ricardo Zimmermann (América). O técnico Fernando também foi responsável pela organização do camping.



1º Dia: Palestras
O primeiro dia do camping iniciou com a apresentação geral do projeto, programação, locais e horários das atividades. Depois, Fernando conversou com os atletas sobre as tendências atuais no treinamento de alto nível no para-remo. Em seguida, Roque ministrou uma palestra sobre os princípios do treinamento esportivo.

Atletas assistem palestras no primeiro dia do Camping de Novos Talentos

Frederick apresentou aos atletas a palestra “Ser Atleta”, onde discutiu sobre como deve ser o comportamento de um remador de alto nível. Depois, Cláudio conversou com a equipe sobre sua experiência como treinador nos Jogos Paralímpicos. Ele é atualmente o único treinador brasileiro que conquistou uma medalha paralímpica.



2º Dia: Análise Técnica
No dia 18/02, a equipe iniciou a manhã com uma palestra realizada por Fernando sobre como planejar o treinamento. Depois, foi realizada uma análise técnica de todos os atletas no remoergômetro. No período da tarde, os participantes foram conhecer a academia de musculação do Centro de Treinamento Paralímpico do CPB. Os atletas foram orientados por Victor Sampaio Pires Leal, remador paralímpico PR2 com mestrado em treinamento desportivo. Para finalizar o dia, os remadores fizeram um treino de 50 minutos.

Equipe recebe orientação na academia do CT Paralímpico em São Paulo



3º Dia: Montagem de Barcos
Na manhã do terceiro dia, Fernando conversou com os atletas sobre noções de montagem e regulagem de barcos. Depois, a equipe ajudou na montagem e regulagem dos barcos da CBR, transportados para a Raia da USP. Com os barcos prontos, a equipe realizou treinos e exercícios técnicos na água. Durante a tarde, a técnica de remada foi avaliada e os atletas fizeram rodízio de posições no treino do barco Quatro Com PR3.

Atletas e técnicos reunidos na Raia da USP



4º Dia: Prevenção de Lesões
O quarto dia de camping iniciou com uma análise das filmagens realizadas no treinamento do dia anterior. Os treinadores orientaram os atletas na correção e melhoria da técnica de remada. Ainda no período da manhã, a equipe assistiu uma palestra com a fisioterapeuta do CPB, Cristina Alcântara. O assunto abordado foi a prevenção de lesões no esporte de alto rendimento, além da importância do alongamento e consciência de saúde. À tarde, foram feitos exercícios recuperativos na academia do CPB.

A fisioterapeuta do CPB, Cristina Alcântara, ministrou palestra aos participantes



5º Dia: Avaliação Fisiológica
No dia 21/02, os atletas iniciaram a manhã com uma avaliação no remoergômetro realizada pelos fisiologistas do CPB sob a supervisão do coordenador Ciro Winckler. Os dados coletados serão registrados e servirão de base para que atletas e técnicos tenham uma referência para avaliar os resultados ao longo do tempo. Durante a tarde, a equipe voltou à Raia da USP para realizar novos treinos na água.

Barco Quatro Com PR3 em treino na água na Raia da USP



6º Dia: Encerramento
O camping encerrou na sexta-feira, dia 22/02. Pela manhã, a equipe se reuniu para discutir novas formações de barco, principalmente no Quatro Com PR3, um dos barcos chave para definição neste camping. Depois do almoço, os atletas e técnicos se despediram e retornaram para suas cidades de origem.

Equipe de técnicos do camping e profissionais do CPB



Após o término das atividades, os participantes responderam a um questionário onde puderam avaliar sua experiência durante o camping. A nota média obtida foi de 9,3 pontos de um máximo de 10 pontos. Professores, local e atividades foram muito bem avaliadas pelos participantes, que relataram estar mais preparados para continuar os treinos.

O Camping de Novos Talentos do Remo Paralímpico foi realizado pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. As atividades aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico do CPB e na Raia Olímpica de Remo da USP, ambos em São Paulo. As despesas foram custeadas pela CBR com verba da Lei Agnelo/Piva. Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte


PARCEIROS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE REMO

MormaiiConforpés


APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesWorld CenterNutrigenikDietpro

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroFISAWorld Rowing

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h