CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Nacional

Treino em Casa: Dicas de preparação física para atletas

Com a suspensão dos campeonatos e o fechamento de clubes e raias durante a quarentena do coronavírus, os remadores precisam se adaptar a uma nova rotina de treinos em casa. Para auxiliar os atletas durante este período, a área médica do Comitê Olímpico preparou um documento com dicas sobre como plenejar as atividades físicas longe do clube.

Remador Lucas Verthein (Botafogo) durante treinamento no remoergômetro em casa
Remador Lucas Verthein (Botafogo) durante treinamento no remoergômetro em casa

Desde o início de março, os atletas da Seleção Brasileira de Remo estavam se preparando para competir no Sul-Americano de Remo, que estava marcado para abril e foi suspenso devido ao coronavírus. Mesmo com a nova data ainda não definida, nosso remadores estão mantendo a rotina de treinos em casa. No remo, é possível treinar longe da água em um remoergômetro, aparelho que simula os movimentos das pás no barco. Acompanhe os atletas em nossas redes sociais, postaremos vídeos durante toda a semana.

• Acompanhe o treino da Seleção Brasileira de Remo no Instagram »
• Baixe o guia completo do COB na Área Médica do site da CBR »
• Treino em Casa: Dicas de saúde mental, descanso e alimentação »

Lembramos também que é muito importante manter contato com seu treinador ou treinadora para realizar os treinos em casa com segurança.



Preparação física em casa

  • Neste momento é fundamental a comunicação com seu treinador ou treinadora para manter a continuidade dos treinamentos dentro das condições mais próximas ao planejado para esta fase.
  • A interrupção do treinamento faz com que haja uma regressão a estados físicos anteriores, afetando diretamente a performance, assim como alterações de carga/volume/intensidade sem o conhecimento do seu treinador.
  • As rotinas devem ser adaptadas respeitando o volume e a intensidade definidas no plano original, buscando adaptações dos exercícios sempre que não for possível a realização nas mesmas condições da sua rotina.
  • As substituições/adaptações dos exercícios ocorrerão a partir dos feedbacks dos treinamentos.

Remador Willian Giaretton (Corinthians) praticando exercícios com bola suíça em casa
Remador Willian Giaretton (Corinthians) praticando exercícios com bola suíça em casa

  • Tenha uma atenção maior com a especificidade dos treinamentos que é afetada pela restrição aos locais de treino. A inserção de sessões e/ou exercícios com demanda específica pode ser a prioridade.
  • Com as restrições aos locais de treinamento, busque áreas ao ar livre ou com pouca circulação de pessoas. Procure organizar bem a infraestrutura que tem disponível para treinamento neste período.
  • Com as mudanças nos calendários, a necessidade de atualizar a programação é fundamental. Metas a curto prazo e tangíveis auxiliarão neste momento. Reveja juntamente com seu treinador ou treinadora o planejamento das sessões para este período.
  • Seu treinamento deve ter como base as necessidades identificadas anteriormente, através de avaliações prévias e sessões monitoradas.
  • No nível de excelência que está, não existem programas genéricos, cada atleta deve respeitar sua individualidade.

Remadora Maria do Carmo Fuhrmann (Flamengo) durante treino no remoergômetro em casa
Remadora Maria do Carmo Fuhrmann (Flamengo) durante treino no remoergômetro em casa

  • Identifique e comunique quais equipamentos estão disponíveis para auxiliar nos treinamentos. Não deixe de consultar seu treinador ou treinadora para orientação na aquisição de materiais que potencializem os resultados.
  • Sugestão de equipamentos: rolo de liberação miofascial, mini-band, superbanda, faixa elástica, escada de agilidade e bola suíça.
  • Suas sessões de treinamento devem ser distribuídas ao longo da semana com ênfase no treinamento neuromuscular e cardiorrespiratório.
  • Durante este período, tenha atenção com as cargas de treino, já que estará distante dos profissionais e com demandas específicas fora do ambiente de treinamento técnico.
  • Não deixe de comunicar frequentemente e tirar dúvidas, já que as tecnologias atuais permitem essa interação entre vocês e seus preparadores físicos/treinadores.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte


PARCEIROS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE REMO

Conforpés


APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesWorld CenterNutrigenikDietpro

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroFISAWorld Rowing

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h