Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Dois Sem Campeão sonha com os Jogos Pan-Americanos do Chile

Os remadores do S. C. Corinthians (SP), Gabriel Campos e Willian Giaretton, conquistaram o primeiro lugar no Troféu Brasil de Barcos Curtos 2022, que aconteceu na Raia da USP no início deste mês, em disputa acirradíssima com o barco do C. R. Flamengo (RJ). Refletindo o resultado da Seletiva, os atletas fazem planos e sonham com o ouro no Pan de 2023.

Gabriel Campos e Willian Giaretton durante a disputa do Barcos Curtos 2022, em São Paulo
Gabriel Campos e Willian Giaretton durante a disputa do Barcos Curtos 2022, em São Paulo



Willian Giaretton

O atleta de Santa Catarina começou sua carreira no GPA (RS), onde deu suas primeiras remadas e conheceu o esporte através de um projeto social. Anos mais tarde, durante o Pan do Rio 2007, foi visitar um amigo e acabou se transferindo para o Vasco e depois Flamengo.

"Eu fui visitar o meu antigo técnico, que tinha se mudado para o Rio para trabalhar no Pan-Americano. Ele me disse para comprar a passagem só de ida porque eu não iria voltar, os clubes do Rio iam gostar de mim. Foram quatro anos no Vasco e depois cinco anos no Flamengo", relembra Willian.

Gabriel Campos e Willian Giaretton na Regata Final de qualifica Olímpica, na Suíça
Gabriel Campos e Willian Giaretton na Regata Final de qualifica Olímpica, na Suíça

Após quase uma década defendendo clubes cariocas, Willian, ou Magrão, apelido que carrega da época de peso leve, voltou ao Rio Grande do Sul, mas desta vez para remar pelo Grêmio Náutico União, época que o atleta relembra com muito carinho.

SELEÇÃO: A primeira convocação de Willian veio ainda em 2009 para remar um Oito (8+) em uma regata nos Estados Unidos e depois, no mesmo ano, o Quatro Sem (4-) Peso Leve no Mundial Sub 23 da República Tcheca.

Foram diversas convocações pela Seleção desde então: Sul-Americanos, Qualificação Olímpica, Copas do Mundo, Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Entre os melhores resultados de Magrão estão dois bronzes conquistados na Copa do Mundo e no Mundial em 2017.

A medalha de bronze conquistada nos Jogos Pan-Americanos do Peru também merece destaque e possui um gosto de quero mais. "Sonho em encerrar minha carreira com uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos", afirma Willian.

PROJETO REMAR: Entre os treinamentos no Corinthians e as aulas de Educação Física da faculdade, Willian ainda encontra tempo para se dedicar ao Projeto Remar no Rio Grande do Sul e é Presidente da ADESCA (Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional Social Cultural e Ambiental). "O projeto foi fundado pelo Dênis (Araújo) e outros atletas. Quando eu vi a ideia deles, decidi juntar forças. Eu vim de comunidade também e este é o meu jeito de retornar ao esporte um pouco do que o remo me deu", explica Magrão.

Dênis Araújo com os alunos do Projeto Remar, em Porto Alegre
Dênis Araújo com os alunos do Projeto Remar, em Porto Alegre


Willian começou no remo no Projeto Navegar que atendia crianças e jovens de comunidade em todo o país, ensinando as práticas de remo e canoagem. Em 2019, o Projeto Remar tomou corpo e funciona hoje dentro da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Alegre, atendendo 30 crianças por semestre na Ilha da Pintada.

• Conheça mais sobre o Projeto Remar no Rio Grande do Sul »
• Participe da Vakinha para arrecadar fundos ao Projeto Remar »


"Queremos que o Projeto cresça para auxiliar não só ensinando remo mas também ter ações educacionais e aumentar o número de crianças que atendemos. Para isso, estamos fazendo uma vaquinha para contratar uma empresa de contabilidade e de assessoria", afirma Willian.



Gabriel Campos

Com uma lesão na patela e de saco cheio de ir para a academia, Gabriel Campos descobriu o remo em uma revista do clube que era sócio, o E. C. Pinheiros (SP). Na garagem, encontrou o esporte para se dedicar e o treinador que o atleta iria acompanhar por toda a sua carreira.

Hoje remando no S. C. Corinthians, Gabriel não esconde que a troca de clubes foi por causa de seu treinador Fernando Mello. "Quando o Mello saiu do Pinheiros, ele ficou um ano afastado do remo, aí ele voltou e foi para o Corinthians e eu decidi segui-lo", explica.

Equipe do Quatro Sem medalha de bronze no Pan-Ameicano de 2019, da esquerda para direira: Willian Giaretton, Alef Fontoura, Gabriel Campos e Fábio Moreira
Equipe do Quatro Sem medalha de bronze no Pan-Ameicano de 2019, da esquerda para direira: Willian Giaretton, Alef Fontoura, Gabriel Campos e Fábio Moreira

Foi no Corinthians que a parceria de barco com Willian Giaretton começou. Aliás, foi com esta dupla que Gabriel guarda sua melhor lembrança do remo. "Em 2020, durante a pandemia, tivemos que nos desdobrar para treinar para disputar a Seletiva , valendo vaga para ir tentar a qualificação olímpica. Ganhamos dos favoritos e fomos para a Suíça", relembra Gabriel.

O atleta tem diversas passagens pela Seleção Brasileira e disputou dois pan-americanos: em 2015 no Single Skiff(1x) e em 2019 no Quatro Sem (4-), onde conquistou o bronze.

Dessa seletiva, Gabriel leva a vontade de ir aos Jogos Pan-Americanos, faz planos e sonha com a medalha de ouro. "O segundo colocado na nossa prova veio muito bem. Agora é estudar e ver quais são as melhores possibilidades para o Pan do ano que vem", explica.

REMAR EM CASA: Paulista, Gabriel Campos destaca a importância dessa seletiva e do CBI de Barcos Curtos serem realizados em São Paulo. "Remar em casa foi muito bom. Me senti muito bem, com o apoio da minha família e amigos. Eu acho a raia da USP bem justa porque quando se tem vento é de proa", comenta o atleta.

Gabriel Campos e Willian Giaretton no CBI de Barcos Curtos 2020, em São Paulo
Gabriel Campos e Willian Giaretton no CBI de Barcos Curtos 2020, em São Paulo

O SONHO OLÍMPICO: Comemorando o bom resultado da seletiva, o remador mantém o foco nas competições futuras. Gabriel quer ir para os Jogos Sul-Americanos desse ano e os Jogos Pan-Americanos no ano que vem e também sonha com a vaga Olímpica para Paris.

"Sei que não vai ser fácil e tenho a pressão da minha idade, mas tenho confiança que podemos fazer um bom trabalho e conquistar a vaga", diz Gabriel, que completa 32 anos este ano. Além do sonho de Paris, o remador tem mais um objetivo na sua carreira: a tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. "Temos condições de ganhar no Pan do Chile", afirma contundente o remador do Corinthians.

Crédito das Imagens: Francisco Cepeda, COB, Lucas Baptista

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h