CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Categorias de Remo

O remo pode ser praticado por homens e mulheres de todas as idades e diferentes capacidades físicas, inclusive por atletas com deficiências ou limitações físicas. As categorias descritas abaixo são utilizadas nas competições de remo e seguem um padrão internacional. Na prática do remo por lazer, essas categorias não precisam necessariamente ser seguidas.

Categorias por Sexo
Categorias por Idade
Categorias por Peso
Categorias de Remo Adaptado
Categorias Olímpicas



Categorias por Sexo

O remo pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Os equipamentos utilizados para a prática não apresentam diferença entre os sexos. As adaptações ocorrem nos equipamentos de uso pessoal, como uniformes e calçados, e na regulagem individual de cada barco (barcos masculinos possuem um tipo de regulagem, enquanto barcos femininos possuem uma regulagem diferente).

Masculino (M): Barco formado apenas por remadores homens.

Feminino (W):
Barco formado apenas por remadoras mulheres.

Misto (Mix):
Barco composto por atletas homens e mulheres. Os barcos mistos são encontrados apenas nas competições das categorias Master e Remo Adaptado.



Categorias por Idade (Nível)

Não existem contraindicações para a prática do remo por idade. Com supervisão e treinamento adequados, os remadores podem iniciar a prática quando jovens e seguirem por toda sua vida. No Brasil, adota-se a idade mínima de 12 anos para iniciar no remo. Por ser um esporte altamente aeróbio e sem impacto no gesto esportivo, o remo apresenta longa vida esportiva e os grandes resultados dos remadores aparecem aos 23/24 anos de idade.

Junior (J): Remadores com no máximo 18 anos de idade.

Sub 23 (B): Remadores com no máximo 22 anos de idade. São atletas que já estão acima da categoria Junior, mas ainda precisam de mais aperfeiçoamento para chegar ao nível Sênior.

Sênior: Remadores a partir dos 19 anos de idade. Categoria onde se encontram os remadores de alto rendimento. Não há um limite de idade para participar dos campeonatos, o que define a longevidade da carreira do atleta são seus resultados. O maior medalhista olímpico do remo mundial, o britânico Steve Redgrave, ganhou sua quinta medalha de ouro consecutiva aos 38 anos de idade.

Master: Remadores acima dos 27 anos de idade. Podem ser tanto atletas que já passaram pelas categorias anteriores como atletas que iniciaram a prática depois dos 27 anos. A maioria dos atletas nesta categoria busca o esporte por lazer e saúde, de modo que as competições de nível Master são mais focadas em socialização e amizade. Dentro da categoria Master ainda existem 11 categorias distintas, nomeadas de A até K, que identifica os atletas pela idade.



Categorias por Peso

Em algumas provas de remo, há diferenciação de categorias de acordo com o peso corporal dos remadores. Isso acontece porque há uma diferença grande na força e no tamanho da remada entre os atletas.

Classe Aberta ou Peso Pesado: Inclui todos os atletas com peso acima da categoria Peso Leve. Em alguns países, é comum que os remadores de alto rendimento sejam altos e tenham uma capacidade física acima da média. A altura dos remadores Peso Pesado varia entre 1,90 m e 2,06 m para homens, nas mulheres a média internacional é de 1,86 m.

Peso Leve (L): Barco formado por remadores com, no máximo, 72,5 kg para homens e 59 kg para mulheres (sendo que a média de peso do barco deve ser de 70kg por atleta para homens e 57 kg por atleta para mulheres). Esta categoria é comum entre os remadores brasileiros que competem em nível Sênior, devido às características físicas da população.



Categorias de Remo Adaptado

O Remo Adaptado (também chamado de Remo Paralímpico ou Para-Remo) consiste na prática do remo por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. As categorias do Remo Adaptado separam os atletas pelo seu tipo de deficiência física.

PR1 (Braços e Ombros): Barco formado por remadores que possuem somente mobilidade de ombros e braços. Esta categoria está presente apenas nos barcos individuais: PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x) e PR1 Single Skiff Feminino (PR1 W1x). Os remadores utilizam assento fixo e equipamento de proteção obrigatório.

PR2 (Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Existe apenas um tipo de barco: PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.

PR3 (Pernas, Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços. Existem dois tipos de barcos: PR3 Quatro Com Misto (PR3 Mix4+), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro; e PR3 Double Skiff Misto (PR3 Mix2x), formado por um homem e uma mulher.



Categorias Olímpicas

No programa atual dos Jogos Olímpicos são realizadas 14 provas. As provas de remo realizadas no Campeonato Mundial e que não fazem parte do programa olímpico também são conhecidas como provas não-olímpicas.

Masculino: Single Skiff (M1x), Double Skiff (M2x), Four Skiff (M4x), Dois Sem (M2-),
Quatro Sem (M4-), Oito Com (M8+).

Masculino Peso Leve: Double Skiff (LM2x), Quatro Sem (LM4-).

Feminino: Single Skiff (W1x), Double Skiff (W2x), Four Skiff (W4x), Dois Sem (W2-),
Oito Com (W8+).

Feminino Peso Leve: Double Skiff (LW2x).

Patrocinadores Oficiais

logo-ME-verticalLei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores e Parceiros

Hermes Pardini IGM Clínica do Exercício LaborSys Laboratório Santa Casa de Porto Alegre Laboratório Sangue Bom

Nutrigenik, Nutrição & Esporte Vista Medicina dos OlhosCésar Martins Cirurgia do Joelho Laboratório Sabin Laboratório Santa Luzia

Confederação Filiada

cob vpc rgb logocomite-olimpico-brasilieiro2FISA

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoYou Tube - Confederação Brasileira de RemoIssuu - Confederação Brasileira de Remo

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Borges de Medeiros, 1424
Estádio de Remo da Lagoa
Rio de Janeiro, RJ – CEP 22470-003

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO
Rua Buenos Aires, 93, Salas 1203/1204
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20070-021
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  redes-whatsapp
Segunda a sexta, das 9h às 18h