Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Henrique Licht – Autor e pesquisador tem seu acervo digitalizado

O médico gaúcho Henrique Felippe Bonnet Licht foi um dos maiores entusiastas e pesquisadores de todos os esportes nacionais e em especial, o remo. Ele foi primeiro vice-presidente da CBR, eleito em 1977 junto com o então presidente Lon Teixeira de Menezes. Seu trabalho mais conhecido foi a compilação de todos os resultados da modalidade mais contextualização histórica no livro "Remo Através dos Tempos".

Henrique Licht e o quadro de pins olímpicos doados ao acervo da UFRGS em 2002
Henrique Licht e o quadro de pins olímpicos doados ao acervo da UFRGS em 2002

Porém, o trabalho de Licht vai muito além do lançamento de seu livro. Dono de um vasto acervo com documentos, cartas, pesquisas e fotos, pins, medalhas comemorativas e uma exposição itinerante sobre todas as edições dos Jogos Olímpicos, o médico gaúcho tinha como seu maior sonho realizar o Museu dos Esportes. Apesar de todo o seu esforço e estudo, o projeto nunca foi concluído. No início dos anos 2000, Licht decidiu doar toda a sua coleção a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Entusiasta esportivo, Henrique Licht recebeu a Ordem do Mérito Esportivo do Brasil, além de distinções de federações estaduais e nacionais de remo, automobilismo, judô, esgrima, vôlei e diversos outros esportes. Licht também foi condecorado com o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e Presidente Honorário da REMOSUL. Ao longo dos anos, atuou muitas vezes como locutor de regatas estaduais e nacionais. Uma vida dedicada ao esporte, tanto que foi o idealizador do Estádio Náutico de Porto Alegre.

Em 2017, aos 95 anos, Henrique Licht nos deixou, mas seu legado pode ser visto no Centro de Memória do Esporte da UFRGS ou de forma digital e online no site da própria Universidade. Os documentos e fotos do acervo de Licht que contam a história do Remo Brasileiro estão disponíveis no site da CBR, juntamente com a versão em pdf de seu livro "Remo através dos tempos", lançado em 1985 e atualizado em 1990.

Crédito da Imagem: LUME/UFRGS

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h