Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Edgard Gijsen – O Belga, Rei da Lagoa

Nascido em 1940 na Antuérpia, Bélgica, Edgard Gijsen carregou sua nacionalidade como seu apelido e marca registrada nas décadas que se dedicou ao remo. O Belga, como era mais conhecido, virou monarca da Lagoa Rodrigo de Freitas quando recebeu o título de Rei na Revista Super Vasco, da Década de 70, que celebrava os maiores atletas do Clube Alvinegro.

Edgard Gijsen e Milton Bruno no barco Dois Sem Timoneiro, no Pan-Americano de 1959Edgard Gijsen e Milton Bruno Meurer no barco Dois Sem Timoneiro, no Pan-Americano de 1959

ORIGEM BELGA, LEGADO BRASILEIRO – Edgard Gijsen se mudou para o Brasil ainda criança, junto com sua família. Seu pai veio para o Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial, buscando dias melhores após todos os traumas sofridos durante aquele período, um dos mais tristes da história europeia.

Para poder competir pela Seleção Brasileira de Remo, Edgard Gijsen buscou a nacionalidade brasileira. Aqui, formou sua família com cinco filhos e nove netos. "Meu pai era meu parceirão. Lembro dele sempre indo para os treinos no Flamengo. Ele era muito brincalhão, super alegre", lembra Rosa Gijsen, uma das filhas do Belga.

• Acesso o álbum ccom imagens históricas do remo brasileiro »
• Confira o historio de participações brasileiras no Pan-Americano »


"Meu avô foi uma pessoa fantástica, muito dedicado em tudo que fazia. Sempre muito bem humorado, brincava com todos", afirma o neto do Belga, que também se chama Edgard. "É uma tradição belga que o filho mais velho leve o nome do pai. Se um dia eu tiver um filho, também vai se chamar Edgard, que é um nome muito forte na minha família', explica o neto.

O REI DA LAGOA – O Belga começou sua carreira no remo no Grêmio Náutico União, onde se destacou como campeão brasileiro, depois foi para o Flamengo e Vasco da Gama. Com um dos currículos mais invejáveis, ele ganhou o título de emérito da CBR em 1983.

Harry Klein e Edgard Gijsen no Double Skiff no Pan-Americano de Cali em 1968Harry Klein e Edgard Gijsen no Double Skiff no Pan-Americano de Cali em 1968

Edgard Gijsen tinha apenas 19 anos quando participou de seu primeiro Pan-Americano, realizado em Chicago em 1959, conquistando o segundo lugar no Dois Sem Timoreiro, juntamente com Milton Bruno Meurer. Os Jogos Pan-Americanos que anos mais tarde, precisamente em 1971 em Cali na Colômbia, seria palco de uma das maiores conquistas, não só da carreira do Belga, mas do remo brasileiro.

Edgard Gijsen fez parte da equipe que trouxe as primeiras vitórias em Jogos Pan-Americanos da história do remo brasileiro. Foram três medalhas de ouro e uma de prata conquistadas por aquela delegação. O atleta ganhou na prova de Double Skiff (2x), subindo ao lugar mais alto do pódio juntamente com Harry Klein.

Os brasileiros Edgar Gijsen e Harry Klein com os campeões do Dois Sem Timoneiro nos Jogos Pan-Americanos de 1959, os americanos Ted Frost e Robert RogersOs brasileiros Edgar Gijsen e Milton Bruno Meurer com os campeões do Dois Sem Timoneiro nos Jogos Pan-Americanos de 1959, os americanos Ted Frost e Robert Rogers

A parceria vitoriosa com Harry Klein começou anos antes do Pan-Americano de Cali. Em 1968, a dupla competiu nos Jogos Olímpicos do México, também no Double Skiff (2x), conquistando o primeiro lugar da pequena final, sétimo lugar geral.

Além do primeiro lugar em 1971, o Belga, conquistou outras três medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo uma de prata e duas de bronze. Em competições Sul-Americanas, subiu ao pódio nove vezes, com cinco medalhas de ouro e quatro de prata.

No Campeonato Brasileiro de Remo, o atleta foi pentacampeão no Single Skiff (1x) e hexacampeão no Double Skiff (2x). Nos anos de 1966 e 1970, ganhou o campeonato Fita Azul, organizado pelo Clube Espéria de São Paulo. Em 2008, Edgard Gijsen, o Belga, faleceu aos 68 anos por problemas cardíacos. Deixando um legado vitorioso no remo e uma família saudosa de suas brincadeiras e senso de humor.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h