Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Laildo Ribeiro – Do Rio Campista para a Lagoa Carioca

Duas Olimpíadas, um ouro em Pan-Americano, diversos ouros em campeonatos nacionais e Sul-Americanos, participação em Mundiais, regatas e desafios internacionais. Essa é a trajetória de Laildo Ribeiro, o remador campista que conquistou a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Laildo Ribeiro com sua coleção de medalhas de mais de 40 anos de história no remoLaildo Ribeiro com sua coleção de medalhas de mais de 40 anos de história no remo

O remador conta que começou no esporte para seguir os passos de seu primo no Clube de Natação e Regatas Campista. Depois de uma participação no Campeonato Brasileiro, foi convidado à integrar a equipe do Clube de Regatas do Flamengo.

DE CAMPOS PARA O MUNDO: Em 1976, integrando a equipe do Flamengo, Laildo participou de sua primeira competição internacional. Conquistando duas medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Dois anos mais tarde, também defendendo as cores do Brasil, em outra edição do Campeonato Sul-Americano, realizado no Chile, Laildo traria outras duas medalhas mas dessa vez de ouro e a memória da melhor prova de sua vida, segundo o próprio atleta. "Ah! O oito de Valdívea foi a prova mais espetacular que eu já participei. Ganhamos por bico de proa, todo mundo dobrando, cansados mas viemos juntos até o final ", relembra e comemora.

Laildo Ribeiro (esquerda) remando um barco Dois Sem Timoneiro do FlamengoLaildo Ribeiro (esquerda) remando um barco Dois Sem Timoneiro do Flamengo

Outra prova que Laildo relembra com muita emoção foi o Dois Com Timoneiro (2+) disputada durante o Pan-Americano de Porto Rico, em 1979. "Foi a nossa redenção, no pan anterior Wandir estava com febre muito alta. Não fizemos uma boa prova. Em San Juan viemos muito bem! Foi aquela vitória", conta entusiasmado o atleta.

JOGOS OLÍMPICOS: Laildo Ribeiro participou de dois Jogos Olímpicos, no auge da Guerra Fria conheceu os dois lados da cortina de fumaça: 1980 em Moscou e 1984 em Los Angeles. Nas duas edições dos Jogos, o barco do atleta Campista foi o Quatro Com Timoneiro (4+), levando a equipe às Finais B, conquistando o 8º lugar em Moscou e o 7º em Los Angeles.

Wandir Kuntze (esq) e Laildo Ribeiro (dir) em frente painel de homenagens no FlamengoWandir Kuntze (esq) e Laildo Ribeiro (dir) em frente painel de homenagens no Flamengo

VETERANO: O início da década de 90, para o remador, foi marcada por uma série de viagens com o Quatro Com Timoneiro (4+) de veteranos por diversas cidades da Europa, participando de regatas e desafios internacionais.

"Teve uma regata de 4 quilômetros que eu participei algumas vezes com o Quatro Com (Timoneiro) em Amsterdã, na Holanda. A competição foi realizada em um rio da cidade, e a cada 15 segundos largava um barco. Foi uma experiência incrível', conta o remador.

Barco Quatro Sem (sem registro de data) com Laildo Ribeiro na posição de vogaBarco Quatro Sem (sem registro de data) com Laildo Ribeiro na posição de voga

Contemplando sua carreira e retrospectiva de vitórias, o atleta campista conclui a sua trajetória na modalidade. "O remo foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida. O esporte me deu os amigos que eu tenho hoje e as minha melhores lembranças", explica.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h