Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Mundial Júnior e Sub 23: De olho na garotada brasileira!

Comissão técnica e atleta da Seleção Brasileira de Remo no Mundial Júnior e Sub 23 2022

Para a comissão técnica da CBR e os atletas que participaram do evento, o saldo dos resultados foi positivo, mas o sabor é de quero mais! Para o Gerente Técnico da CBR, Marcello Varriale, esse grupo de novos atletas mostrou comprometimento e maturidade durante os treinamentos e competição e isso mostra que o futuro é promissor.

Sem perder o foco, o grupo de 11 atletas brasileiros volta para o Brasil com novas experiências, novos objetivos e renovados para desafios ainda maiores.

"O grupo estava bem focado e o saldo da experiência nos mostra que apesar de bem novos em idade, nossos atletas são promissores e tem condições de buscarem resultados ainda melhores", comenta Marco Martins, o Marquinho, chefe da delegação brasileira e Técnico-Chefe do Núcleo de Base para Alto Rendimento da CBR, NEBAR.

"Nosso feedback com autoridades da World Rowing e outros dirigentes em relação aos resultados e principalmente a dedicação e postura dos atletas brasileiros foi uma das mais gratificantes que já recebemos", afirma Varriale.

O técnico Marco Martins com as atletas Lara Pizarro e Ana Julia Ferreira

RENOVAÇÃO: "Esse grupo do Mundial foi formado por uma nova geração de atletas brasileiros que mostram que a renovação no remo do País está acontecendo de forma positiva. São remadores que estão ainda no primeiro ou segundo ano de suas categorias e foram absurdamente competitivos durante as provas", explica Varriale.

O exemplo disso foi a participação do Double Skiff Sub 23 Peso Leve de Pietro Tuchtenhagen e Marcelo Almeida, que conquistaram a 10ª colocação geral no ranking, ficando de fora da Final A por menos de dois segundos. Foi a primeira experiência internacional dos atletas como dupla e a primeira participação de Marcelo em Mundiais, em uma das provas olímpicas mais disputadas neste ciclo para os Jogos de Paris.

O treinador Fernando Campos Mello orientando o atleta Tomás Levy, no Single Skiff

Outro destaque da equipe brasileira foi o Dois Sem Peso Leve Sub 23 de Iago Rodrigues e Luis Felipe Farias, que conquistaram a 6ª posição na Final A de sua prova, melhor colocação brasileira no Mundial. "O grande destaque foi como a equipe desenvolveu. Os 11 atletas brasileiros estão de parabéns. Todos bateram seus recordes pessoais durante a competição e voltam para casa sabendo que podem mais e querem mais", comemora Varriale.

NEBAR: O Núcleo de Base para Alto Rendimento da CBR esteve presente durante o Mundial. A promessa é que os trabalhos se desenvolvam ainda mais durante a temporada de 2023.

"O trabalho que desenvolvemos com este grupo, juntamente com os treinadores Fernando Mello e Leticia Muziol, foi muito importante. A dinâmica entre nós três foi fundamental. Dividimos os trabalhos e deixamos os atletas se preocuparem apenas com suas performances na água", explica Marquinho

A treinadora Letícia Muziol com as atleta Thalita Rosa Soares e Joice Emily Silva

Com uma vasta experiência de atleta e diversas passagens pela Seleção Brasileira, desde que começou no remo na categoria Júnior, Marco Martins sabe como é importante o desenvolvimento de atletas desde as categorias de base.

"Uso toda a minha experiência que obtive nos diversos anos que estive na Seleção Brasileira e os anos como treinador a frente a equipe de clube para ajudar e implementar meu trabalho no NEBAR. Espero que este Mundial nos traga mais visibilidade para os trabalhos a serem desenvolvidos e que estreite o relacionamento entre clubes e atletas com o Núcleo, que foi implementado pela CBR recentemente", comenta Marquinho.

"O trabalho da comissão técnica e do NEBAR vai trazer bons frutos para o remo brasileiro, já está trazendo! Esperamos resultados ainda melhores para a temporada do ano que vem", conclui Varriale.

Crédito das Imagens: CBR/Divulgação

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO