Remo Internacional
Jogos Olímpicos de Paris: Beatriz Tavares e Lucas Verthein estão no top 15 do mundo
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 16 Agosto 2024 19:02
Os Jogos Olímpicos de Paris começaram há três anos para a CBR. Assim que um ciclo se encerra, logo outro se inicia. Devido à Pandemia, infelizmente, a Olimpíada realizada na Franca teve menos tempo para ser planejada, trabalhada por toda a comunidade do movimento olímpico internacional. Para o remo brasileiro, não foi diferente.
Foram seletivas, competições internacionais, campings de treinamento na Europa, muito planejamento, participação em Mundiais e Copas do Mundo. Classificamos dois barcos para Paris, o dobro do ciclo de Tóquio. Nossa equipe, composta por Lucas Verthein e Beatriz Tavares, estava treinando em Varese, Itália, nos meses que antecederam aos Jogos de Paris.
Lucas Verthein, atual campeão Pan-Americano de single skiff masculino, nos representou em sua segunda Olimpíada e Beatriz Tavares fez sua estreia nos Jogos de Paris. A nossa Bia é a oitava remadora brasileira a se classificar para as Olimpíadas na história da modalidade. Os dois remadores ganharam o Pré-Olímpico Continental realizado no Rio de Janeiro em marco.
O Pré-Olímpico continental é realizado e organizado pela World Rowing desde 1996, em preparação para os Jogos Olímpicos de Atlanta. Nas Olimpíadas anteriores, os países decidiam seus barcos representantes através de critérios próprios e seletivas nacionais internas.
Após Atlanta, as regras dos Jogos mudaram e passamos a competir com outros países por vagas limitadas para podermos sonhar em participar das Olimpíadas. Beatriz e Lucas já saíram do Brasil campeões das Américas e nos representaram muito bem. Os remadores fizeram provas disputadas e deram o seu melhor durante toda a competição.
Agora a atenção se volta para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, onde vamos ter a estreia da modalidade de remo costal: o Beach Sprint. Ainda não se sabe como serão as novas regras para as seletivas futuras, mas a expectativa é que mais mudanças virão para a comunidade do remo internacional.
Obrigada Bia Tavares e Luvas Verthein por nos representarem tao bem! Au Revoir Paris, welcome Los Angeles!