Remo Nacional
CBI de Remo e Para-Remo: Está chegando a hora do maior evento sobre as águas do ano!
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 14 Outubro 2022 11:42
Estádio de Remo da Lagoa será palco do maior evento sobre as águas do ano!O Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo (CBI) e Pararemo de barcos longos vai reunir mais de 500 atletas em seis dias de provas. A novidade é a Copa Brasil de Canoagem que acontece simultaneamente com o CBI.

Oito feminino do Flamengo comemorando em 2021O CBI de Remo, organizado pela CBR e com o Flamengo de anfitrião, terá a raia Olímpica de remo da Lagoa Rodrigo de Freitas , no Rio de Janeiro, como sede. O maior evento sobre as águas de 2022 acontece entre os dias 18 e 23 de outubro, a partir das 9 horas, com a participação de mais de 500 atletas de todas as regiões do país, com entrada franca.
O Campeonato Brasileiro de Remo e Pararemo começa nesta terça-feira (18), às 9 horas, com a realização das provas eliminatórias e repescagem. A Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem tem início no dia seguinte, quarta-feira (19), no mesmo horário.
O CBI de Remo e Para-Remo conta com 286 atletas inscritos de 21 clubes de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Recife, Natal, Belém, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas. Vale lembrar que a competição segue o mesmo padrão do ano passado, com igualdade de gênero nas provas, com o mesmo número de provas femininas e masculinas.

Lucas Verthein do Botafogo campeao brasileiro em 2021Entre os destaques estão os remadores Lucas Verthein, nosso representante nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Uncas Tales, bicampeão mundial Sub 23, ambos do Botafogo. Entre as mulheres, destaque para as remadoras Maria do Carmo Mackedanz Fuhrmann, do Flamengo, que conquistou seis medalhas de ouro e foi a atleta com o melhor resultado no CBI Unificado de 2021 entre homens e mulheres, e Lara Pizarro, do CrossRowing de Brasília, campeã sulamericana de 2021 no quatro sem timoneiro.
Já a Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem conta com a participação do atleta Isaquias Queiroz, do Flamengo, multimedalhista olímpico, com duas medalhas de prata e uma de bronze nos Jogos do Rio, em 2016, e uma medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio 2020.

Maria do Carmo Mackedanz Fuhrmann(centro) destaque do CBI Unificado 2021Para Magali Moreira, presidente da CBR, a expectativa para a competição é a melhor possível.
“Sempre que realizamos um campeonato brasileiro a expectativa que temos é que seja superado a competição que foi realizada no ano anterior. Para isso,
tentamos fazer e disponibilizar o que tem de melhor para os atletas se sentirem o mais próximo possível do que eles teriam numa competição internacional, como sistema de luzes de foto finish, balizamento da raia em perfeita condição, colocação dos barcos na água com a maior segurança e os catamarãs de arbitragem. Este ano, vamos colocar também um telão para que os atletas e o público consigam acompanhar todas as provas da largada até a chegada”, declara Magali.
Matéria: Carla Pereira Marcilla
Imagens: acervo CBR