Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Primeiro Camping Nacional do Nebar acontece na Lagoa Rodrigo de Freitas


Atletas de até 17 anos estão reunidos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para a realização do primeiro camping do Nebar. São 29 remadores participantes. O grupo foi formado com base no ranking nacional do projeto, formulado com base nos testes realizados durante os CTs estaduais.

camping nacional nebar  2

A expectativa deste camping é dar mais um passo na consolidação dos treinamentos das categorias de base, integrar os atletas e a troca de experiências entre as equipes estaduais e nacional do Nebar. A Nutricionista Erika Santinoni e o fisioterapeuta Rafael Jacob estão realizando atendimentos com todos os remadores presentes no Rio de Janeiro.

O primeiro camping de treinamento nacional começou nesta segunda (22) e vai até domigo(28). As atividades físicas, exercícios técnicos e testes no ergômetro estão sendo coordenadas por Roque Zimmerman, líder nacional do Nebar. Os treinadores dos núcleos estaduais também estão presentes para acompanhar os treinamentos.

Dos 29 atletas presentes, cinco foram convidados, isso significa que, apesar de estarem no ranking de atletas convocados, os remadores se inscreveram para participar dos treinamentos no Núcleo. Esses atletas são responsáveis por suas despesas durante o CT. Os demais 24 atletas foram convocados através dos núcleos estaduais e da database que o Nebar possui com os resultados dos testes realizados no início do ano.

A evolução dos remadores presentes, em relação aos seus próprios resultados , é um dos pontos principais deste primeiro encontro. Além de observar o grupo e como os atletas se desenvolvem dentro da equipe composta por remadores de diversas regiões do país.

"Estou um pouco nervoso. Quero classificar e representar bem o meu clube e estado", afirma Samuel dos Santos Guimarães, atleta do São Salvador e único convocado da Bahia.

Outros atletas convocados também são os únicos representantes de seus estados. Como é o caso da remadora mais nova desse Camping, Raissa Souza da Cruz, de apenas 15 anos. A atleta do Náutico Potengy e a única convocada do Rio Grande do Norte.

Tanto na Bahia quanto no Rio Grande do Norte, alguns clubes, mesmo com os núcleos de trabalho em seus estados, ainda não aderiram ao Nebar. O Projeto não é um clube e os remadores filiados não deixam de remar ou ter suas rotinas de treinos realizadas nas sedes das intituições que representam. 

A proposta do Nebar é monitorar e classificar todos os atletas das categorias de base do país e ajudar os treinadores estaduais com ferramentas para que o desenvolvimento dos remadores seja direcionado para o alto rendimento de forma responsável e sustentável. Outro ponto importante do Projeto é a troca de experiências entre treinadores dos clubes de diferentes estados e com a própria equipe nacional do Nebar.

Todos os atletas das categorias de base do Brasil são bem vindos a participar dos testes, mesmo que seus estados não possuam o Núcleo do Projeto, é o caso dos dois remadores do Pará, Ana Gabriela, do Paysandu, e de Moisés Lima da Costa, do Clube do Remo. Os dois remadores foram convocados para este centro de treinamento com base em seus resultados, apesar do Pará ainda não possuir núcleo estadual.

Conforme a presidente da CBR Magali Moreira, o Projeto tem a previsão de ser ampliado nos próximos anos para um monitoramento mais completo das categorias de base, mas o sucesso do Nebar depende da adesão de todos os clubes do país. Os remadores só têm a ganhar com o auxílio de profissionais que formam uma equipe multidisciplinar para orientar e impulsionar o rendimento individualizado de cada participante do Nebar.

Vale salientar que a Seleção Brasileira, das categorias sub-19 e sub 23, vai ser formada por atletas que participam do Nebar. Neste primeiro Camping, os remadores convocados também acompanham os treinamentos do Grupo Nacional que vai ao Mundial da categoria sub-19 desse ano. Os três atletas da Seleção Brasileira treinam na Lagoa Rodrigo de Freitas no CT de Sub-19.

O Mundial da categoria Sub-19 acontece em St. Catharines, Canadá, entre os dias 18 e 25 de agosto. A Seleção Brasileira deve mandar dois barcos representando o país: o double skiff feminino e o single skiff masculino.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h