Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

As lideranças femininas e o remo brasileiro


Há 20 anos, se o cenário de hoje fosse sonhado, seria apenas mais um sonho entre tantos outros. Um cenário de equidade de gênero nos campeonatos nacionais, a primeira mulher da Confederação Brasileira de Remo eleita presidente, com outra mulher eleita como presidente da Comissão de Atletas da CBR e mais uma atleta de remo sendo eleita presidente da Comissão de Atletas do COB.

magali e portinho para site

Isso em uma modalidade em que as mulheres só foram acolhidas no programa olímpico quase 100 anos depois da primeira participação do remo em Jogos Olímpicos, nas Olimpíadas de Montreal, Canada, em 1979. A organização máxima da modalidade, Fisa, hoje World Rowing, foi fundada antes mesmo do Comitê Olímpico Internacional. A primeira comissão de mulheres da entidade só foi criada em 1969.

No Brasil, o Primeiro Campeonato Brasileiro de Remo Feminino aconteceu no início dos anos 80, na Lagoa Rodrigo de Freitas, juntamente com o Troféu Brasil de Remo Junior, e foram apenas duas provas: o single skiff e o double skiff.

Na mesma década, a primeira prova feminina em campeonatos sul-americanos aconteceu também na Lagoa Rodrigo de Freitas, ainda que de forma extra oficial, apenas com atletas brasileiras participando.

Primeira Presidente Eleita: Magali Moreira já era bem conhecida na comunidade do remo internacional quando se tornou a primeira presidente eleita da Confederação Brasileira de Remo. Quarta geração de sua família a trabalhar, liderar e amar a modalidade do remo. Começou como árbitra nacional, arbitra sul-americana (CSAR), arbitra mundial (World Rowing), primeira mulher presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, Coordenadora durante a Rio 2016, arbitra ITO durante Tóquio 2020, coordenadora de arbitragem da CBR por mais de uma década, professora formadora de árbitros, inclusive das três primeiras árbitras da World Rowing na história do Remo Brasileiro.

Magali ainda é a responsável por trazer o primeiro mundial da World Rowing para o Brasil, o 2025 World Rowing Beach Sprint Finals, que será realizado na praia do Flamengo em outubro, no Rio de Janeiro. O primeiro Campeonato Brasileiro de Interclubes com equidade de gênero também foi realizado no primeiro mandato da presidente, como uma de suas primeiras medidas no cargo, no primeiro ano de sua gestão.

Com o apoio do Senador Carlos Portinho, do Rio de Janeiro, Magali implementou cinco núcleos estaduais do Nebar (Núcleo de Treinamento das Categorias de Base para Alto Rendimento) e também núcleos para fomento do Para-Remo em diferentes estados do Brasil.

A primeira medalha no single skiff em Jogos Pan-Americanos de 2023 veio na gestão da presidente. Lucas Verthein não só conquistou a medalha inédita da prova, mas também quebrou o jejum de 36 anos da modalidade.

Magali criou uma nova política à frente da CBR, com uma gestão onde a equidade de gênero deixou de ser um mero conceito para se tornar realidade. Onde o remo estadual ganhou novos núcleos de fomento e a humanização do atleta foi a peça chave nas novas políticas de comunicação. A coordenação técnica da CBR também mudou com a contratação do Head Coach Pancho Pfaab à frente da Seleção Brasileira.

A nadadora que aprendeu a remar: Durante seu primeiro mandato da presidente Magali, a Comissão de Atletas da CBR foi liderada por outra mulher, a remadora olimpiana Vanessa Cozzi. A atleta, nossa representante na Rio 2016, assumiu a CACBR e tem se destacado como uma das novas lideranças do remo nacional. Campeã brasileira e sul-americana múltiplas vezes, começou na modalidade um pouco mais tarde, devido a seu marido, o Dr. Renan Koplewski de Castro.

vanessa cozzi para site

Mesmo com o início tardio, Vanessa chegou à Seleção Brasileira, Campeonatos Sul- Amricanos e Jogos Olímpicos. Se tornou mais uma vez campeã brasileira de remo no último CBI Unificado, realizado em São Paulo em 2024. À frente da CACBR, a remadora enfrentou diversos desafios, como denúncias e reclamações por parte dos remadores. Sem medo do trabalho, a representante, juntamente com os demais membros da comissão, defendeu os remadores e buscou clareza e imparcialidade em suas decisões e atitudes. Se tornando assim, uma das grandes lideranças femininas no cenário nacional.

>> Veja o Perfil de Vanessa aqui!

Um barco, duas presidentes: Vanessa não remou sozinha da Rio 2016, ao lado dela estava Fernanda Nunes. As duas competiram juntas no double skiff feminino peso leve, última participação brasileira, naquele barco, em Jogos Olímpicos. A companheira da presidente da CACBR foi eleita recentemente a presidente da CACOB (Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro).

fernanda_nunes_para_site.jpg

Fernanda acabou de assumir o cargo, mas a atleta do Vasco e da Marinha está em seu segundo mandato como membro da CACOB e também já fez parte da Comissão de Atletas da CBR e integra o movimento Atletas pelo Brasil. A atleta Olimpiana, assim como Vanessa, participou do último Campeonato Brasileiro, mas suas últimas conquistas internacionais foram no Beach Sprint.

Fernanda ganhou medalha de prata no double skiff misto e medalha de ouro na modalidade endurance na última edição da Copa America. Este ano, enquanto muitos pulavam carnaval, a nossa atleta estava treinando juntamente com a Seleção Brasileira de Remo Costal na Praia do Flamengo.

Nós, da CBR desejamos um excelente mandato para a nossa remadora à frente da CACOB e que mais outras mulheres possam exercer posições de liderança do remo, no esporte e no movimento olímpico brasileiro.


PATROCINADORES

gov

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO


FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing
CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilCPBwhiteWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemCBC Q

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h