Remo Nacional
Cláudia e Katia Alencar assumem diretorias de Projetos e Sustentabilidade na CBR em nova fase do remo brasileiro
- Detalhes
-
Criado em Sábado, 24 Maio 2025 17:47
A Confederação Brasileira de Remo (CBR) anunciou, por meio das Portarias nº 09 e 10/2025, a criação das Diretorias de Projetos e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, nomeando para suas conduções as irmãs gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, respectivamente.
Cláudia e Kátia Alencar são figuras emblemáticas no esporte brasileiro, tendo feito história como as primeiras mulheres a representar o Brasil em competições internacionais de remo. Ambas foram campeãs sul-americanas, hexacampeãs brasileiras e participaram de eventos como o Pan-Americano de Winnipeg em 1999 e o Campeonato Mundial de 1998 na Alemanha.
Além de suas conquistas esportivas, as irmãs são fundadoras do Instituto Esporte pelo Planeta, uma iniciativa que une esporte e sustentabilidade. Em 2012, realizaram uma travessia de 150 km a remo de Angra dos Reis ao Rio de Janeiro para alertar sobre a poluição dos oceanos.
Na nova função de Diretora de Projetos, Cláudia Alencar será responsável por apoiar a elaboração e gestão de projetos incentivados, além de estruturar estratégias para captação de recursos voltadas à Confederação e às entidades filiadas. Já Kátia Alencar, como Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, desenvolverá projetos de impacto social e ambiental, promovendo a inclusão por meio do remo e apoiando a implementação de práticas sustentáveis em clubes e eventos.
Ambas as diretorias são de caráter voluntário, e as novas diretoras não receberão qualquer tipo de remuneração pelo exercício das funções. A CBR reconhece e agradece o comprometimento e a confiança de Cláudia e Kátia, que chegam para somar à missão de modernizar e fortalecer o remo brasileiro.
“Estamos muito felizes em contar com a colaboração dessas profissionais tão qualificadas. Elas chegam para contribuir com a construção de um novo tempo para o remo nacional, com mais planejamento, inclusão, transparência e impacto social positivo”, destacou o presidente da CBR, Luiz Felipe da Silva.
Acesse a sessão de portarias aqui