CBR - Confederação Brasileira de Remo

 

Remo Internacional

Fatores de sucesso no treinamento de mulheres no remo

A Federação Internacional de Remo (FISA) identificou que a taxa de desistência entre atletas mulheres no remo é maior. E uma das razões mais comuns para que as mulheres abandonem o esporte é devido a problemas de relacionamento com seus treinadores.



Por isso, pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã trabalharam em parceria com a FISA para responder à pergunta: quais são as características de um treinador de sucesso para atletas mulheres no remo? Foram conduzidas entrevistas com 15 treinadores e 15 remadoras de 20 países diferentes. Estes foram os resultados encontrados:

RELACIONAMENTO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso deve utilizar uma abordagem individual de treinamento, independente do sexo do atleta. Os técnicos dizem: “treinamos atletas mulheres da mesma maneira que os atletas homens, mas não somos cegos em relação às diferenças. Algumas remadoras respondem de maneira emocional diferentes dos homens.” As atletas dizem: “meu treinador não nos trata de maneira diferente. Acreditamos que um planejamento e metas claros são importantes.”

CONHECIMENTO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa estar sempre atualizado em conhecimento e tendências esportivas. É importante manter-se informado nas áreas de ciência esportiva, fisiologia, psicologia, nutrição, prevenção de lesões e metodologias de treinamento. Porém, há falta de conteúdo nestes tópicos relacionado às questões de gênero.

COMUNICAÇÃO
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa se comunicar claramente com seus remadores. Os técnicos dizem: “os atletas homens fazem aquilo que você pede. As mulheres fazem mais perguntas para entender o que você está pedindo.” As atletas dizem: “o objetivo não é desafiar o treinador, nós queremos mais informações, detalhes e explicações de como as decisões relacionadas ao treino foram feitas.”

DIFERENÇAS CULTURAIS
Técnicos e atletas afirmaram que um treinador de sucesso precisa estar ciente de diferenças socioculturais. Os técnicos dizem: “minha própria cultura influencia como eu treino as atletas mulheres. Não me sinto confortável em conversar sobre contraceptivos e ciclos menstruais.” As atletas dizem: “minha experiência no esporte e no relacionamento com meu técnico é influenciada pelas minhas experiências socioculturais de gênero.”

FATORES DE SUCESSO
Então, quais características um técnico de sucesso para remadoras deve ter?

01. Ser capaz de identificar e se a adaptar às necessidades individuais de cada atleta. Portanto, invista tempo conhecendo o estilo de cada uma delas.

02. Estar atualizado em conhecimento esportivo. Portanto, invista tempo na sua própria educação e pesquise sobre metodologias esportivas relacionadas ao gênero.

03. Ser capaz de se comunicar com profundidade e detalhamento. Portanto, planeje seu tempo para explicar suas decisões e permita questionamento por parte das atletas.

04. Ter um bom entendimento de problemas socioculturais relacionados ao gênero. Portanto, reflita sobre sua cultura e a cultura de suas atletas.

Crédito do Vídeo: FISA World Rowing

Patrocinadores Oficiais

logo-ME-verticalLei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores e Parceiros

Hermes Pardini IGM Clínica do Exercício LaborSys Laboratório Santa Casa de Porto Alegre The Shore Floripa

Nutrigenik, Nutrição & Esporte Vista Medicina dos OlhosCésar Martins Cirurgia do Joelho Laboratório Santa Luzia

Comitê Brasileiro de ClubesWorld Center Mormaii Row To Win

Urbnsol

Confederação Filiada

cob vpc rgb logocomite-olimpico-brasilieiro2FISA

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou Tube - Confederação Brasileira de RemoIssuu - Confederação Brasileira de Remo

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 610
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h