Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Seleção chega às Semifinais da Regata Final de Qualificação

Encerrou neste domingo, 16/05, a Regata Final de Qualificação Olímpica, em Lucerna, na Suíça. Na disputa pelas últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil entrou na água com três barcos: Dois Sem Masculino, Double Skiff Peso Leve Masculino e Feminino. Nossos atletas, infelizmente, não obtiveram colocação para competir nas provas Finais.

Gabriel Campos e Willian Giaretton no Parque de Barcos da raia de Lucerna
Gabriel Campos e Willian Giaretton no Parque de Barcos da raia de Lucerna

A dupla Gabriel Campos e Willian Giaretton, atletas do Corinthians (SP), representou o Brasil no Dois Sem Masculino (M2-). Nas Eliminatórias, os brasileiros fizeram uma boa prova, mas nas remadas finais os barcos da Polônia e China ultrapassaram a dupla, que encerrou em 4º lugar e foi para a Repescagem. A diferença para o segundo colocado foi de apenas 0.52s.

Seguindo com a mais uma prova disputada metro a metro, Gabriel e Wiliam ficaram com a 3ª posição na Repescagem e se classificaram para a Semifinal A/B. A dupla se manteve empatada com o barco da Hungria durante toda a prova, cruzando os 1500m com 0.01s de diferença. Na linha de chegada, o barco húngaro ficou 0.41s a frente, levando a 2ª posição.

Seleção olímpica chega em Lucerna para Regata Final de Qualificação »
Acesse os resultados oficiais do evento no site da World Rowing »

Na Semifinal A/B, os brasileiros ficaram com a 6ª posição da Bateria 1, mas apenas os três primeiros colocados se classificavam para as Finais. Por ser um evento qualificatório, foram disputadas apenas Finais A, e nossa dupla não seguiu na competição.

O técnico da dupla, Fernando Campos Mello, comentou: “Infelizmente não conseguimos o resultado que viemos buscar. Nesse nível, para conquistar um bom resultado, não existe margem para erros, então temos que estar preparados para agarrar essa chance única. Tenho muito orgulho [dos atletas] por estarem aqui com tudo que passaram.”

Vanessa Cozzi e Isabelle Falck durante treinamento na raia em Lucerna
Vanessa Cozzi e Isabelle Falck durante treinamento na raia em Lucerna

Na equipe feminina, Isabelle Falck e Vanessa Cozzi, do Flamengo (RJ) estavam na disputa pela vaga do Double Skiff Peso Leve Feminino (LW2x). As atletas iniciaram na competição com a 4ª colocação na bateria Eliminatória e seguiram para a Repescagem, classificando-se para a Semifinal A/B com a 3ª posição. Na Semifinal, ficaram com a 6ª posição, mas apenas os três primeiros barcos se classificavam paras as Finais e a dupla não seguiu adiante.

Evaldo Becker e Emanuel Borges durante treinamento na raia em Lucerna
Evaldo Becker e Emanuel Borges durante treinamento na raia em Lucerna

No Double Skiff Peso Leve Masculino (LM2x), o Brasil foi representado por Emanuel Borges e Evaldo Becker, atletas do Flamengo (RJ). A dupla iniciou com a 5ª posição na Eliminatória e seguiu para a Repescagem, onde conquistaram o 1ª lugar. Os brasileiros mantiveram-se na liderança até a linha de chegada, com vantagem de 0.37s em relação ao barco russo, segundo colocado. Classificados para a Semifinal A/B, Emanuel e Evaldo ficaram com a 6ª posição da prova e não seguiram para a Final.

A regata aconteceu entre os dias 15 e 16/05 na raia do Lago Rotsee. As provas previstas para o dia 17/05 foram adiantadas devido a previsão de tempo instável em Lucerna. Os remadores brasileiros partiram para a Suíça ainda no dia 31 de abril, aproveitando o tempo até o evento para treinamento e aclimatação. O período foi também de isolamento social, já que os participantes da regata precisaram seguir um rígido protocolo para competir. Nossos atletas passaram por diversos testes antes e durante a estadia na raia de Lucerna.

A participação na Regata Final de Qualificação Olímpica foi organizada pela CBR com recursos da Lei Piva de Apoio ao Esporte. As despesas com viagem, acomodações, aluguel de barcos e demais necessidades foram divididos entre a confederação e os clubes. A prestação de contas dos eventos internacionais está disponível no link Transparência.

Crédito das Imagens: CBR

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h