Remo Internacional
Jogos Paralímpicos do Rio inspira atletas de Uganda
- Detalhes
-
Criado em Terça, 07 Abril 2015 17:55
Transformar vidas pela prática do esporte e preparar atletas para o alto-rendimento: dois objetivos que incentivaram Sewankambo a assumir um grande desafio. Além de técnico, ele é Presidente da Confederação de Para-Remo de Uganda, fundada em 2006.
Muita disposição é necessária para promover modalidades paralímpicas em lugares onde a vida de atleta é dura. Em diversos momentos, e em prol de um sonho maior, olímpicos e paralímpicos compartilham os mesmos equipamentos.
Porém, o que não derruba, fortalece e expressivos progressos aconteceram nos últimos anos. Em 2014, o para-remo foi apresentado ao grande público no campeonato que abrange oeste e centro da África sediado em Uganda. Em 2015, Uganda será representada por uma equipe em evento FISA realizado na Itália (Gavirate) entre os dias 14 e 17 de maio. Lá os ugandenses receberão classificação médica além de ganhar experiência em competições internacionais.
Todo este esforço tem um objetivo claro: formar equipe para os Jogos Paralímpicos no Rio em 2016. Com fortes aliados como a FISA e a Fundação de Remo de Chicago: referência no para-remo, os atletas liderados por Sewankambo recebem treinamentos especiais, às vezes ministrados remotamente pelo Skype, além de suporte no reparo e aquisição de equipamentos.
O mundo "conectado" favorece missões como a de Uganda e a perspectiva de campeonatos onde cada atleta está em um ponto diferente é uma outra atividade que pode aumentar a competitividade do grupo.
Sewankambo está muito otimista com o progresso e afirma: não desejamos somente participar nos próximos Jogos Paralímpicos; queremos ganhar.