Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Brasil classifica seus quatros barcos para as finais do Pré-Olímpico de Remo


Lucas Verthein e a dupla Evaldo Becker/Piedro Tuchtenhagen avançam à decisão e se juntam às embarcações femininas na briga por vagas em Paris 2024


Após garantir vaga nas finais femininas na abertura do Pré-olímpico de remo, o segundo dia de competições na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, reservou grandes notícias para o Brasil nas provas masculinas. Tanto Lucas Verthein, no Single Skiff, como Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen, no Double Skiff Peso Leve, venceram suas séries e garantiram lugar nas finais deste sábado, a partir das 8h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da NSports, do Canal Olímpico do Brasil e do PanAm Sports Channel.

 SS 4176


O primeiro barco brasileiro a competir nesta sexta foi o da dupla Evaldo Becker (Flamengo) e Piedro Tuchtenhagen (Grêmio Náutico União). Eles disputaram a repescagem do Double Skiff Peso Leve, após a segunda posição obtida na classificatória realizada na véspera. Evaldo e Piedro imprimiram um ritmo forte durante a regata e garantiram vaga na final ao vencer com o tempo de 06:27.37, cerca de dois segundos à frente dos venezuelanos André Mora e Luís Mota.

"Essa prova foi especial, porque ontem ficamos fora da classificação direta e tivemos que participar da repescagem. Conseguimos fazer o que treinamos nos últimos meses, estamos contentes e vamos buscar essa vaga", destacou Evaldo Becker.

"Estamos 200% confiantes para conquistar a vaga para Paris 2024 e coroar o trabalho que está sendo feito até aqui. É a última chance que temos para competir na categoria que tanto gostamos. Há uma pressão por sermos os últimos atletas do Brasil a tentarmos a classificação para a categoria, mas é uma pressão boa", complementou Piedro.

 SS 4864


Quem também avançou à final do pré-olímpico foi Lucas Verthein, no Single Skiff. O atleta do Botafogo repetiu a performance das eliminatórias e venceu sua semifinal com o tempo de 06:48.96, à frente do uruguaio Bruno Berriolo (06:50.40).

"Minha expectativa está bem boa, tenho me preparado bem. Agradeço todo o suporte para estar 100% focado no remo e poder entregar o melhor resultado para a torcida. É um esforço em conjunto. Meu barco é individual, mas está o Brasil inteiro remando comigo. É um sentimento de gratidão e foco para amanhã, pois ainda não acabou. Ainda tenho uma missão duríssima", lembrou Verthein.

O medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 também falou sobre o favoritismo para a final e a possibilidade de participar novamente dos Jogos Olímpicos, após ter alcançado a semifinal em Tóquio 2020.

"É algo positivo porque significa que batalhei bastante para estar onde estou hoje. Agora é consolidar esse trabalho. Chegar é difícil, mas se manter é mais difícil ainda", concluiu.

 SS 4628


Neste sábado, último dia do Pré-olímpico, o Brasil estará nas finais ainda com as remadoras Beatriz Tavares (Botafogo), no Single Skiff; e Isabelle Falck (Flamengo) e Manu Abreu (Botafogo), no Double Skiff Peso Leve.

Segundo o regulamento da World Rowing, cada país pode classificar até duas embarcações para os Jogos Olímpicos via Pré-olímpico continental. Os cinco melhores no Single Skiff e as duas melhores duplas no Double Skiff Peso Leve garantem vaga em Paris 2024.

Se três ou quatro barcos brasileiros atingirem a zona de classificação olímpica, será preciso acionar os critérios de desempate, sendo o primeiro deles a colocação final obtida por cada barco em sua respectiva prova. Em caso de igualdade na primeira posição, o critério seguinte é a menor diferença de tempo em relação ao recorde mundial da prova. Se os brasileiros terminarem em segundo lugar em suas provas, o terceiro critério é a menor diferença de tempo em relação ao vencedor de sua categoria.

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Pré-Olímpico de Remo tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro -por meio da Secretaria de Esporte e Lazer- e da Marinha do Brasil.

>> Galeria de Imagens

Imagens: CBR/Satiro Sodré

SERVIÇO

Pré-Olímpico de Remo 2024

Data: 14 a 16 de março

Horário: a partir das 8h30 (de Brasília)

Local: Lagoa Rodrigo de Freitas – acesso Lagoon (Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Rio de Janeiro)

Onde assistir: ao vivo na NSports, no Canal Olímpico do Brasil (YouTube) e no PanAm Sports Channel.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Alexandre Massi: (11) 99525-7746

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h