Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Flamengo e Botafogo empatam no Brasileiro Júnior

Em um dia de finais emocionantes, Flamengo e Boptafogo disputaram remada a remada o título de Campeão Brasileiro de Remo Júnior, dividido entre os dois após empate em 61 pontos, no domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Os dois clubes venceram nove das 13 provas (cinco do Botafogo e quatro do Flamengo), com União (duas), Vasco e Saldanha da Gama conquistando o ouro nas demais.

Assim como no Brasileiro Sênior, no fim de semana anterior, os gaúchos terminaram em terceiro na classificação geral, com 44 pontos. Os vascaínos ficaram em quarto, com 25, e os capixabas em quinto, com 10, mesmo número do Náutico, de Recife.

Todos os 12 remadores gaúchos que participaram em sete barcos voltam para casa com medalha, com dois ouros, quatro pratas e um bronze. “É um orgulho muito grande para o União conquistar esse título, por sermos de fora e tudo ser uma surpresa”, afirmou David Souza, de 17 anos, que ganhou sua terceira medalha em brasileiros ao vencer no Quatro Sem Masculino Junior A.

A gaúcha com mais medalhas na bagagem é Barbara Deuschle, de 16 anos. "Gostei muito da minha participação no campeonato. Treinei muito ao longo do ano e estou satisfeita com o resultado. Atuei em três provas e conquistei três medalhas, sendo um ouro (Dois Sem Jr.A ) e duas pratas (no Skiff Jr.B e no Double Skiff Jr.A). É de se comemorar."

Além de gaúchos e cariocas, apenas os capixabas Bernardo Fonseca e Hygor Almeida conquistaram o ouro, no Dois Sem Masculino Júnior-B. Remadores do Saldanha da Gama, os dois ficaram à frente dos catarinenses do Aldo Luz, de dois barcos do Flamengo (3º e 5º), da Liga Pernambucana (4º) e do Botafogo (6º), na única Final disputada pelo clube.

"No ano passado, acabei ficando com o segundo lugar”, lembrou Hygor Almeida. “Neste ano, vim mais confiante. Tive mais tempo para treinar e me dediquei bastante. Retorno para casa e vou batalhar para, no ano que vem, lutar por mais um ouro. É um importante degrau para o meu sonho, que é chegar à seleção brasileira, conquistar títulos estaduais e sul-americanos", afirmou o remador de 16 anos.

Com uma medalha de prata, uma de bronze e um quarto lugar, o Náutico conquistou a quinta posição geral, com 10 pontos, ao lado do Saldanha da Gama (ES). A prata veio no Skiff Masculino Júnior A, com Gabriel de Oliveira atrás apenas do campeão sul-americano da categoria, Uncas Tales, do Botafogo, e à frente de barcos do GPA (RS), Paysandu (PA), Pinheiros (SP) e América (SC).

"É maravilhoso ver o crescimento do estado de Pernambuco no remo. Acredito que estamos indo muito bem. E isso não pode parar. Vamos continuar trabalhando e treinando forte, buscando sempre melhorar mais, para dar continuidade a esse processo”, afirmou Gabriel, de 17 anos.

A participação catarinense foi coroada com duas medalhas de prata. José Vitor e Pedro Morgado, do Aldo Luz, ficaram em segundo no Dois Sem Masculino Jr.B (até 16 anos), mesma posição de Guilherme Vieira e Ariel Mendes, do Francisco Martinelli, no Double Skiff Masculino Jr.A (até 18 anos).

"Treinamos bastante para essa prova. Fizemos o melhor que podíamos na raia olímpica. É a minha primeira medalha no brasileiro, estou muito satisfeito com o resultado", disse Pedro Morgado. "Estou muito feliz. Agora o pensamento é comemorar e no ano que vem voltar ainda mais forte, quando virei em busca do ouro", completou o parceiro José Vitor.

Os dois clubes de São Paulo também voltam com medalhas. O Paulistano com a prata de Vitória Blanes no Skiff Feminino Júnior A, atrás apenas de Beatriz Cardoso, do Flamengo, quinta colocada no último Mundial da categoria, em agosto. O Pinheiros ganhou bronze no Double Skiff Masculino Jr.A, atrás de Botafogo e Martinelli.

No duelo paraense, a Tuna Lusa levou a melhor contra o Clube do Remo na Final do Dois Sem Masculino Júnior A. Gabriel Assis e José Henrique de Assis conquistaram o bronze, atrás de Botafogo (RJ) e União (RS) e uma posição à frente de Gabriel Schuster e Anderson Silva, do Remo.

 “Fiquei um pouco nervoso, talvez por falta de experiência, mas consegui fazer uma boa prova, meu parceiro, Henrique, me ajudou bastante”, disse Gabriel , do Tuna. “Estou feliz em ver o nosso clube, sem muita expressão, ter esse resultado. Minha próxima meta é subir no pódio no próximo Brasileiro e, quem sabe, chegar à seleção brasileira", afirmou o remador de 17 anos. O único barco do Paysandu na competição ficou em quarto lugar no Skiff Masculino Jr.A.

Ao todo, 26 clubes de 11 estados participaram do Campeonato Brasileiro de Remo Júnior, que reuniu 210 atletas em 105 barcos nos dois dias de disputas na raia olímpica.

Veja no anexo abaixo a íntegra do Comunicado Oficial da CBR sobre a divisão do título.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Download this file (COMUNICADO OFICIAL.pdf)Comunicado Oficial

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h