Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Estadual

Projeto Remar para o Futuro: O trabalho de base de olho no futuro com resultados no presente


O Projeto Remar para o Futuro, desenvolvido em parceria entre a Academia de Remo Tissot e Prefeitura Munipal de Pelotas,  trás consigo, não só o desejo de ampliar a base de jovens talentos do remo brasileiro, mas também levanta a bandeira da modalidade em cidades no interior do Brasil. Elaborado por Oguener Tissot, esta iniciativa já mostra resultados importantes dentro do cenário do remo nacional e já se tornou uma realidade que está em sua terceira geração de atletas.



"Vamos para as escolas duas vezes no ano. Desenvolvemos um trabalho que leva em consideração o biotipo e a genética dos alunos das escolas da rede municipal de Pelotas. Fazemos palestras, levamos barcos e remergometros e explicamos o que é o remo e o que vamos desenvolver. Este projeto vai além de apenas ensinar a remar. O Aluno tem que se engajar com a modalidade, amar o esporte, trazer a rotina do remo para o dia-a-dia do atleta e envolver a família de cada um deles nesse processo é fundamental. Um desafio que vale muito a pena", explica Oguener Tissot responsável e idealizador do Projeto Remar para o Futuro.

"Ensinar Remo não é suficiente": Com esta frase contundente, Oguener explica como o processo de captação de atletas começa e como é projetado para as gerações futuras. "Nossas aulas vão além da técnica do remo e do remergometro. Queremos os nossos atletas entendendo que são representantes da modadlidade, do remo de Pelotas e que eles levam consigo mais que apenas as remadas aprendidas. Temos um protocolo para seleção dos estudantes.", explica Oguener.


• Veja também: A entrevista de Oguener Tissot no RemoTalks! »


Em sua terceira gereção de remadores, o Projeto Remar para o Futuro ensina aos seus atletas conceitos de educação esportiva e fairplay. Os estudantes vem da rede municiapl de educação entre 13 e 14 anos de idade . O Projeto abre 30 vagas anuais, 15 a cada semestre. "O Fato que começamos com um grupo de alunos, facilita a logística de trabalho. Caso tenhamos desistência em um semestre, salvamos essas vagas para o próximo processo seletivo. Assim o grupo é desenvolvido como um todo", afirma Tissot.

Assim como a Academia de Remo Tissot, o Projeto Remar para o Futuro, é desenvolvido dentro de Centro Português, clube da cidade de Pelotas que até então, não tinha começado na modalidade. Levantando a bandeira do esporte no interior do Rio Grande do Sul e do Brasil, Oguener afirma que apesar das dificuldades extras de deslocamento e logística para ir as competições, um trabalho de qualidade é possível e o sucesso do projeto são os bons resultados que seus atletas vem conquistando em competições estaduais, nacionais e internacionais quando estão usando a camisa da seleção brasileira.




" Os atletas descobertos no Projeto Remar para o Futuro constituem, hoje, 70% da seleção brasileira nas categorias de base. Somos campeões brasileros no quatro sem timoneiro júnior feminino (4-F) e estamos invctos até então. Fomos para o Sul Americano e representamos o Brasil no último mundial Júnior e Sub23. Tudo feito quase sem recurso nenhum, com barcos antigos mas bem regulados, nossos remergometros não são os mais novos mas funcionam e são bem tratados, a nossa academia tem aparelhos básicos de musculação. Não fazemos milagres, mas queremos fazer um trabalho que fale por si e mostre eficácia", afirma Tissot.

"Não precisa de material de ponta para formar atleta. O que se precisa é envolver e conectar a comunidade. Vontate e dedicação", conclui o treinador do Remar para o Futuro. Os atletas seguem treinando em Pelotas até os seus 18 anos, quando passam para a categoria sub23, são selecionados pelo Flamengo para integrar a equipe rubro negra e se mudam para o Rio de Janeiro. O Projeto Remar para o Futuro não é clube, por tanto, a parceria com essas entidades de remo é fundamental para que os remadores possam competir e buscar seus resultados, se destacando no cenário nacional.




Projetos e Parcerias: A parceria com o Flamengo começou em 2019 e vem apresentando bons frutos, já que o clube da Gávea da continuidade aos treinamentos dos atletas quando estes passam para a categoria sub 23. Ainda assim, Oguener ressalta que durante as férias de final de ano, os remadores voltam para Pelotas para ficar junto de suas famiíias e treinam no Centro Português e destaca que este processo é importante pois as primeiras gerações do Remar para o Futuro fazem palestras para os integrantes mais novos e essa troca, faz o processo de denvolvimento dos atletas mais rico e vai muito além de remadas, corridas e musculação.

Muito antes da parceria com o Flamengo começar,  o Projeto Remar para o Futuro já se conectava com outras entidades, como destaca Oguener Tissot, a matéria de Remo é desenvolvida pela Faculdade Federal de Pelotas (UFPEL) que apoia o projeto. O Professor Doutor em Educação Física Fabrício Boscolo Del Vecchio da UFPEL se tornou um dos principais parceiros do Remar para o Futuro.  Além de fisioterapeutas, odontologistas e médicos que oferecem trabalho voluntário, 100% gratuito, para cuidar da saúde dos atletas.

Seguindo com remadas fortes, o Projeto Remar para o Futuro começou em 2015 e mostra que apesar das dificuldades , os resultados vem com um bom planejamento e trabalhando a rede social do projeto, dos alunos , conectando as famílias dos mesmos e buscando parcerias para o desenvolvimento da modalidade no interior no Brasil. Afinal, o Remo Brasileiro começou em Pelotas no final do século dezenove, em 1874 com o Clube de Regatas Pelotense.



O Projeto Remar para o Fututo , resgata a história do remo no interior do Rio Grande do Sul, contruindo uma base forte para o desenvolvimento da modalidade e obtém resultados no presente. Mostrando que o projeto é uma realidade sustentável e serve de modelo para outras cidades e clubes que queiram fomentar o remo com qualidade, visando o alto rendimento e bons resultados em competições nacionais e internacionais.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h