Nebar: Remadores do programa fazem muito bonito no CBI
- Detalhes
-
Criado em Segunda, 18 Novembro 2024 17:35
O Nebar é o Programa do Governo Federal para fomento das categorias de base direcionados para treinamento de alto rendimento. Este é o segundo ano deste núcleo no remo e podemos observar os bons resultados!
Dos 344 remadores participantes do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, realizado em outubro na raia da USP, 59 atletas fazem parte do Nebar. Os remadores do Projeto, que é coordenado nacionalmente por Roque Zimmerman, participaram de 144 provas ao todo, conquistando 89 nove medalhas entre ouro, prata e bronze!
Menção honrosa para a atleta mais jovem da competição, Clara Tomaz, de apenas 12 anos, do Alvares Cabral, que faz parte do Projeto Nebar e conquistou dois quartos lugares. Outra participante que também fez muito bonito foi a quinta melhor do mundo na categoria Junior, Jennifer Almeida, do Flamengo, que faz parte do Projeto e conquistou cinco medalhas de ouro!
Já na ala masculina, o remador do Projeto que conquistou um grande resultado foi Bernardo Almeida do Botafogo, que também foi o grande destaque individual da categoria masculina da competição, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze.
Outro ponto super positivo do Projeto e que todos os núcleos estaduais tiveram atletas representando o projeto e seus clubes durante o CBI e/ou a Copa Norte Nordeste, inclusive remadores que participaram do Camping Nacional como únicos representantes de seus estados.
O projeto teve uma grande adesão dos clubes de todo o país, inclusive de instituições que não possuem núcleos estaduais, mas que inscreveram ainda assim seus remadores das categorias de base no projeto.
O núcleo com o maior número de remadores inscritos no Nebar foi o de Santa Catarina, com quase cem atletas participando do camping estadual. Vale salientar que todas as medalhas de ouro dos clubes daquele estado vieram de categorias de base.
Outro estado que obteve seus melhores resultados nas categorias de base foi o Rio Grande do Norte. Todas as medalhas dos clubes participantes do CBI e do Nebar vieram de remadores que participam do Núcleo Estadual.
Neste CBI o estado com o maior número de remadores inscritos foi o Rio de Janeiro, com 20 atletas, seguido bem de perto por Santa Catarina, com 15. O Projeto Nebar é um grande sucesso no remo brasileiro e, graças à grande adesão dos clubes brasileiros e seus treinadores, podemos colher e verificar estes grandes resultados.
O Nebar é realização da CBR com apoio do Ministério do Esporte. Obrigada ao Senador Carlos Portinho por todo o seu apoio ao projeto e à nossa modalidade. O fomento e apoio às categorias de base é fundamental para a renovação e prosseguimento do desenvolvimento no remo brasileiro.