Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Internacional

Lucas Verthein conquista o 12º lugar no Single Skiff em Tóquio

Em sua primeira Olímpiada, aos 23 anos de idade, Lucas Verthein conquistou o 12º lugar geral no Single Skiff Masculino! Além de entrar para a lista dos melhores remadores do mundo, o atleta entra para a história do remo brasileiro ao igualar o resultado de Paulo Cesar Dvorakowski, que conquistou o mesmo resultado individual há 40 anos, em Moscou 1980.

Lucas Verthein durante a disputa da Semifinal A/B na Sea Forest Waterway, em Tóquio
Lucas Verthein durante a disputa da Semifinal A/B na Sea Forest Waterway, em Tóquio

As provas de remo dos Jogos Olímpicos de Tóquio aconteceram na Sea Forest Waterway, raia construída para os Jogos, entre os dias 23 e 30 julho. As Eliminatórias do Single Skiff Masculino (M1x) foram realizadas ainda antes da Cerimônia de Abertura, fazendo com que Lucas fosse o primeiro atleta brasileiro a competir em uma modalidade individual em Tóquio.

Na Eliminatória, o brasileiro se classificou para as Quartas de Final com a 3ª colocação na primeira bateria da categoria. “Eu busquei sempre a qualidade técnica para fazer uma ótima prova e me classificar”, contou o atleta em entrevista. Na etapa seguinte, em uma disputa emocionante, o remador conseguiu se classificar para as Semifinais A/B do Single Skiff.

• Reveja os melhores momentos de Tóquio no Instagram do Remo Brasil »
• Confira no site da World Rowing os resultados oficias das provas »


Lucas ficou com a 2ª posição na Bateria 4 das Quartas de Final, atrás apenas do alemão Oliver Zeidler, campeão mundial em 2019 e considerado o favorito para a medalha de ouro. Matias Boledi, comentarista da BandSports, elogiou a performance do brasileiro: “Ele vai estar entre os grandes da história deste evento, não deixando nada a desejar. Entrou os últimos 250m a frente de um medalhista olímpico e dando muito calor ao favorito.”

Lucas Verthein e disputa com o remador da Hungria nas Eliminatórias do M1x em Tóquio
Lucas Verthein e disputa com o remador da Hungria nas Eliminatórias do M1x em Tóquio

Na Semifinal A/B, com grande expectativa da torcida, Lucas cruzou a linha de chegada na 5ª colocação. Com este resultado, o brasileiro seguiu para a Final B — apenas os três primeiros colocados se classificariam para a Final A. A Final B não vale medalha, mas define a posição final dos atletas semifinalistas entre a 7ª e a 12ª colocação.

“Dei o meu melhor. Não foi o resultado que esperava, mas o Brasil está entre os 12 melhores do mundo no remo. Mas essa medalha olímpica ainda vai chegar em algum momento. Podem ter certeza. Obrigado pela torcida!”, escreveu o atleta nas redes sociais.

Mesmo não classificando seu barco para a Final A, o resultado foi histórico para o remo brasileiro, quebrando um jejum de 40 anos! Na Final B, encerrou com a 6ª posição, 12º lugar geral. “Queria mais. Por todo mundo que torceu, apoiou e empurrou meu barco. Senti a energia aqui. O remo ainda vai dar alegrias ao Brasil. Essa torcida merece!”, falou o atleta.

 Lucas Verthein em frente aos arcos olímpicos na Vila Olímpica em Tóquio
Lucas Verthein em frente aos arcos olímpicos na Vila Olímpica em Tóquio

Do adolescente sedentário que só gostava de videogames ao atleta olímpico, foram pouco mais de oito anos e 88 títulos. O remo mudou a sua vida. O levou a saber do que é capaz. “O meu esporte exige o meu máximo e é isso o que eu dou a ele. Todos os dias.”

 “Recebo muito carinho e apoio das pessoas. Agora sei que as minhas vitórias não são só minhas, são do Brasil. Isso me dá muito orgulho. Todo atleta sonha disputar os Jogos Olímpicos, tudo que eu faço é para viver momentos como este”, completou.

Crédito das Imagens: Miriam Jeske/COB, Gaspar Nóbrega/COB

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h