Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

CBR convoca atletas do Remo Adaptado para Sul-Americano

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) divulgou esta semana a lista de atletas e técnicos convocados para a primeira etapa de treinamento das categorias paralímpicas ASM e ASF (Single Skiff masculino e feminino), visando à participação no Sul-Americano de Remo, de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro.

A novidade da equipe é Silvan Braga, do Pinheiros (SP), que treinará ao lado da companheira de clube Cláudia Cícero Santos e de Luciano Luna de Oliveira, do Bandeirantes (SP), dois dos oito representantes do Brasil nas Paralimpíadas de Londres, onde conquistaram o quarto e o sexto lugares, respectivamente.

Dona da primeira medalha de ouro individual do remo adaptável brasileiro em um Campeonato Mundial, na Alemanha, em 2007, Cláudia Santos foi campeã do CRASH-B de remo indoor ano passado, nos Estados Unidos. Já o bicampeão paulista e brasileiro Luciano Luna conquistou o ouro na Copa do Mundo em Belgrado, na Sérvia, em 2012.

Cláudia Santos, 4º na Paralimpíada de LondresCláudia Santos, 4º na Paralimpíada de Londres

Além dos três, foram chamados para este primeiro estágio os técnicos José Paulo Lima (Pinheiros) e Acácio Lemos (Bandeirantes). Outros 12 atletas e um técnico das categorias TA e LTA, masculino e feminino, treinarão de 2 a 13 de abril em Florianópolis, para formação das guarnições do país na Regata Internacional de Gavirate, em maio, na Itália.

O remo paralímpico divide os atletas segundo diferentes tipos de deficiência, classificados pela capacidade funcional em referência aos membros usados para a propulsão do barco. Os remadores da classe A (arms) utilizam os braços e disputam o Single Skiff; os da TA (trunk and arms) usam tronco e braço e são elegíveis para o Double Skiff, enquanto os classificados como LTA (legs, trunk and arms) usam perna, tronco e braço e podem compor o Quatro Com, no qual a tripulação é mista, com pessoas com deficiência física e visual, sendo um de cada gênero.

As principais diferenças em relação ao remo convencional estão nos barcos. No Single Skiff, o assento é fixo e com encosto, enquanto no Double o assento também é fixo mas o encosto é opcional. O Quatro Com usa o mesmo tipo de barco das provas convencionais, mas a distância, como nas demais do remo adaptável, é de 1.000 metros.

A Federação Internacional de Remo (FISA) defende que o remo adaptável seja incluído no programa de provas dos eventos convencionais, como nos mundiais, o que ocorrerá no próximo Sul-Americano com as provas ASF e ASM.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h