Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Anderson Nocetti – O macarrão olímpico do remo brasileiro!

E ai?! Preparados para mais uma resposta? O brasileiro que participou de mais edições dos Jogos Olímpicos foi Anderson Nocetti, mais conhecido como Macarrão. O atleta integrou a Seleção em quatro Jogos Olímpicos: Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Ele foi o primeiro remador brasileiro a atingir esta marca histórica na modalidade.

Anderson Nocetti durante sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Anderson Nocetti durante sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

O atleta, nascido em Santa Catarina, começou no remo incentivado pelo seu irmão mais velho, Adriano Nocetti, no clube Aldo Luz. "Meu irmão que me levou para remar, no início eu não levei muito a sério. Na época, fazia bicicross e fiquei praticando os dois esportes por um tempo. Eu remava mais nos finais de semana", conta Macarrão.

Sua estreia no remo foi na regata de aniversário de 262 anos de Santa Catarina, no mesmo barco que foi seu companheiro de Olimpíadas: o Single Skiff (1x). Não demorou muito para Anderson trocar os pedais da bicicleta pelos barcos de remo, ainda assim, entre os anos de 1994 e 1995, Macarrão parou de remar.

• Confira o histórico esportivo de Macarrão no site da World Rowing »
• Teste seus conhecimentos de remo em nosso quiz nas redes sociais »

O atleta conta que o sonho olímpico falou mais alto. Vendo outros remadores competindo nos Jogos de Atlanta, em 1996, Nocetti decidiu voltar para as raias de remo e se dedicar completamente ao esporte com o objetivo de ir à uma Olimpíada.

Foram diversas competições internacionais pela Seleção Brasileira — a primeira experiência veio em 1997 em um Mundial realizado na França — além de diversas participações em Jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos, Copas do Mundo e Mundiais.



Experiência Olímpica

A melhor colocação de Macarrão em Olimpíadas foi o 13º lugar em Sidney e Atenas. Mas o atleta afirma que a memória mais marcante foi quando ganhou a Final C em 2004.

"A prova foi muito difícil, achei que não fosse ganhar do Holandês (o atleta Dirk Lippits) que era muito experiente, passei ele nos últimos 100 metros da prova. Quando eu cruzei a linha de chegada, estava tão exausto que virei o barco por não conseguir equilibrar os remos. Fui resgatado pelos mergulhadores na raia”, relembra Anderson.

Anderson Nocetti durante prova dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Anderson Nocetti durante prova dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Macarrão destaca que os Jogos Olímpicos são completamente diferente de qualquer evento esportivo do planeta. "O ambiente da Vila Olímpica é diferente. Atletas de todos os lugares e biotipos diferentes, de todas as culturas. A pressão também é enorme por estar ali."



Experiências e conquistas para a vida

"Levo comigo a disciplina do esporte, a experiência de viagens e contato com outras culturas, respeito pelos adversários, o aprendizado com os erros e as várias amizades que eu fiz ao longo dos anos", conta Macarrão.

Nem só de Jogos Olímpicos a história de Anderson é marcada. O remador lembra com carinho de duas medalhas que conquistou na primeira etapa da Copa do Mundo realizada em 2001, nos EUA. "Conquistamos duas medalhas de bronze em duas provas olímpicas naquela competição, no Double Skiff e no Quatro Sem (Timoneiro)", relembra o atleta.

Da esq. para direita: Ailson Eraclito, Steve Redgrave, Anderson Nocetti e Celio Amorim
Da esq. para direita: Ailson Eraclito, Steve Redgrave, Anderson Nocetti e Celio Amorim

Macarrão também conquistou quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, duas de prata e duas de bronze nos Jogos realizados em Santo Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007) e o primeiro lugar na regata qualificatória para os Jogos de Pequim, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O atleta ainda tem a expressiva marca de 11 títulos em competições sul-americanas e 31 títulos em campeonatos nacionais. "Sem perder uma única prova em competições nacionais entre 1996 e 2008", destaca Anderson.

Macarrão foi um atleta que teve sua história como referência para toda uma geração de remadores brasileiros, mas quando relembra sua melhor memória no remo, entre todas as conquistas, Anderson afirma que ter assistido a última olímpiada de Steve Redgrave ao vivo (remador inglês que ganhou cinco medalhas de ouro em cinco olimpíadas consecutivas) e ainda ter remado com o atleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, em 2013, é uma das lembranças mais felizes que ele leva consigo.

Crédito das Imagens: Reprodução Internet

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h