Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Primeiro CBI de Remo e Para-Remo com igualdade de gênero

O CBI de Remo e Para-Remo 2021 reuniu mais de 300 atletas de 36 clubes de 11 estados de todo o Brasil. Desses remadores, 147 foram mulheres: recorde de inscrições da história da competição! Esse é o resultado do primeiro Brasileiro com igualdade de gênero.

A prova de Oito Com Timoneiro Feminina Júnior foi disputada pela primeira vez no Brasileiro
A prova de Oito Com Timoneiro Feminino Júnior foi disputada pela primeira vez no Brasileiro

O programa contou com o mesmo número de provas femininas e masculinas. O campeonato reuniu barcos curtos e longos de remo e para-remo. Esse incentivo à igualdade de gênero no esporte vem sendo adotado não só pela World Rowing, mas também pelo COI, com as Políticas de Igualdade de Gênero. A CBR fez questão de se unir ao movimento.

"Esse foi o Brasileiro mais importante da minha carreira. Por esse ser o primeiro campeonato de remo com o mesmo número de provas femininas e masculinas, trazendo oportunidade para as jovens atletas evoluírem no esporte, estou imensamente honrada em ser parte dessa história, em poder escrever sobre a luta pela igualdade dos direitos da mulheres, junto com tantas outras atletas do Brasil inteiro. E posso dizer para cada uma delas: ‘vocês não estão sozinhas’. Eu remo por amor, por mim, por vocês e por nós todas juntas", comemora e exalta Josiane Lima, campeã brasileira de Para-Remo, atleta paralímpica e presidente da Comissão de Ética da CBR.

Remadoras em barco misto durante a disputa do Four Skiff Feminino
Atletas em barco misto durante a disputa do Four Skiff Feminino, na Lagoa Rodrigo de Freitas

"Como mulher e presidente da Comissão de Atletas do remo, me sinto muito feliz em fazer parte deste momento histórico da modalidade, onde tivemos o maior número de atletas mulheres no evento e por ter sido o primeiro Campeonato com igualdade de gênero nas provas disputadas – apenas uma prova não teve inscrições na categoria feminina – totalizando 56 provas. Isso demonstra como o remo vem evoluindo em vários aspectos e que os investimentos estão gerando frutos para o um futuro cada vez melhor da modalidade no Brasil", afirma Vanessa Cozzi, Presidente da Comissão de Atletas da CBR, atleta olímpica e Campeã Brasileira de Remo 2021.

A presença feminina não foi notada apenas dentro das raias, mas fora também. Afinal, Magali Moreira é a primeira mulher a assumir a presidência da CBR em toda a história da modalidade no país. Outra contribuição importante foi da Presidente do Júri nesse CBI e nova Coordenadora de Arbitragem da Confederação, Luciana Arruda.

Atletas do Flamengo comemoram a vitória no Oito Com Feminino Sênior
Atletas do Flamengo comemoram a vitória na prova do Oito Com Feminino Sênior

Além do engajamento da Confederação para trazer mais igualdade de gênero para o evento, os clubes participantes trouxeram treinadoras como responsáveis por suas equipes. O Clube de Regatas do Flamengo, anfitrião do evento, fez questão de destacar a participação feminina na Comissão de Organização do CBI de Remo e Para-Remo 2021.

"Esse CBI de Remo e Para-Remo é especial e de extrema relevância porque, pela primeira vez, temos um campeonato com equilíbrio de gênero. Pela primeira vez a prova de Oito (8+) Feminino Júnior foi disputada. Isso sem dúvida mostra como o remo feminino está sendo bem desenvolvido no Brasil", explica e conclui Marcelo Varriale, Gerente Técnico da CBR.

Crédito das Imagens: Gilvan de Souza
PATROCINADORES

gov

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO


FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing
CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilCPBwhiteWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemCBC Q

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h