Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Beatriz Tavares comemora a boa fase, mas não perde o foco!

A campeã da Seletiva e do CBI de Barcos Curtos 2022 no Single Skiff (1x), Beatriz Tavares, do Botafogo (RJ), comemora os bons resultados mas não tira o foco de seu objetivo maior: defender as cores do Brasil nos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Remo.

Beatriz Tavares durante o CBI de Barcos Curtos 2022, na Raia da USP, em São Paulo
Beatriz Tavares durante o CBI de Barcos Curtos 2022, na Raia da USP, em São Paulo

"O Sul-Americano vai me ajudar a sentir como está o meu barco e meu desempenho, porque as minhas principais adversárias vão estar lá", explica a atleta se referindo às representantes do Paraguai e do Chile. Bia Tavares, como é mais conhecida, teve o início de sua carreira aos 11 anos de idade em outro clube carioca e conheceu o remo por acaso. "Um senhor no Flamengo me viu e disse que eu tinha biótipo para ser remadora, me chamou para tentar e eu nunca mais saí do esporte", relembra a atleta.

A primeira convocação para a Seleção Brasileira foi ainda quando Bia era Júnior, onde já conquistou uma medalha de prata no Sul-Americano em 2010. No ano seguinte, a atleta subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro no Campeonato Sul-Americano. Em 2013, Bia Tavares chegou à Final A do Mundial Júnior na Lituânia, conquistando o 5º lugar.

Beatriz e sua colega de clube Chloé Delazeri (esq) no CBI de Barcos Curtos 2022
Beatriz e sua colega de clube Chloé Delazeri (esq) no CBI de Barcos Curtos 2022

Mas para a atleta, o melhor resultado de sua carreira foi a classificação do Double Skiff (2x) Peso Leve para o Pan-Americano de Toronto, em 2015. A atleta, na época Sub 23, pulou de categoria para remar o Sênior Peso Leve.

"Nossos barcos não chegaram, ficaram presos na fronteira e tivemos que remar em barcos bem velhos. Me lembro que as braçadeiras estavam erradas, tiveram que fazer um furo extra nelas. Ainda assim, classificamos os Doubles e o Skiff", comenta Bia Tavares.

RESILIÊNCIA: Algumas lições na carreira de Bia Tavares foram duras, mas a atleta acredita que essas etapas a fizeram uma remadora mais focada e ajudaram na sua busca por autoconhecimento. "Não deveria ter pulado a categoria Sub 23, isso não me fez bem e em um determinado momento percebi que estava sacrificando muito o meu desempenho para me manter Peso Leve, por isso, mudei de categoria", explica.

Beatriz Tavares e Chloé Delazeri no Sul-Americano de Remo 2021, no Rio de Janeiro
Beatriz Tavares e Chloé Delazeri no Sul-Americano de Remo 2021, no Rio de Janeiro

A atleta de 27 anos pretende remar por longos anos e faz planos de curto e longo prazo para sua carreira. Sempre focada nos treinos e com a mente nos seus objetivos. "Sonho com uma vaga olímpica. Paris é um objetivo de curto prazo também, longo prazo seria os Jogos de 2028. Porém, meu primeiro objetivo é ir para o Sul-Americano desse ano", planeja Bia.

A remadora, que se afastou do remo por quatro anos muito difíceis, de acordo com a própria Bia, voltou com mais garra e força para mostrar na água que é uma atleta determinada e que consegue seus objetivos por esforço próprio e quer buscar na sua carreira um resultado que faça diferença para a modalidade.

Beatriz Tavares na Regata Continental de Qualificação Olímpica aos Jogos de Tóquio
Beatriz Tavares na Regata Continental de Qualificação Olímpica aos Jogos de Tóquio

NUTRINDO SONHOS: Na sua jornada fora das raias de remo, a remadora decidiu cursar Nutrição. "Um dia pensei em fazer letras, imagina. Só porque eu gostava de literatura na escola!", ri a atleta. "Faço Nutrição na UniRio, faculdade estadual do Rio de Janeiro, e estou amando. Sou monitora de Imunologia, super apaixonada pela profissão. Até penso, no futuro, fazer um mestrado ou doutorado", planeja.

Crédito das Imagens: João Raposo, Miriam Jeske

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h