Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Projetos de Para-Remo avançam em vários estados

Apesar das dificuldades, o Para-Remo avança no país. Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe já têm projetos em curso, com os quatro primeiros tendo enviado representantes às Paralimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012, enquanto a Federação Paraense e clubes gaúchos e capixabas demonstram interesse em desenvolver a prática.

Com o intuito de avaliar a acessibilidade e conhecer as iniciativas dos clubes, o técnico Guilherme Soares, da Confederação Brasileira de Remo (CBR), visitou vários estados nos últimos meses. “As dificuldades são diversas das que encontramos para o desenvolvimento da modalidade (olímpica)”, explica ele, citando a falta de acessibilidade e de equipamentos apropriados.

“Quando falamos em acessibilidade, tratamos desde a chegada aos clubes, com a falta de passarelas, rampas, banheiros adaptados, até a capacitação dos profissionais para atender o praticante com algum tipo de deficiência. Muitos profissionais entendem bastante de remo, mas desconhecem as particularidades de cada deficiência”, afirma Guilherme, que aponta dificuldades que vão além do esporte, como a mobilidade urbana, em especial o transporte.

Segundo ele, o Brasil tem cerca de 30 atletas, de ambos os sexos, participando efetivamente de campeonatos nacionais e internacionais nas três classes do Para-Remo: AS (para atletas que usam apenas os braços), TA (tronco e braços) e LTA (pernas, tronco e braços). Guilherme destaca os resultados obtidos, como o bronze de Claudia Santos no Mundial da Coréia do Sul, este ano, e o ouro de Luciano Luna na Copa do Mundo na Sérvia, em 2012, entre outros.

O técnico da CBR ressalta os benefícios do Para-Remo para pessoas com deficiência. “Por se tratar de uma modalidade realizada ao ar livre, onde o praticante mantém contato direto com a natureza, o remo aumenta a autoestima, o bem-estar, contribuindo para o ganho de massa e definição muscular, desenvolvendo a capacidade aeróbica, a concentração, o equilíbrio e o espírito de equipe.”

Com o trabalho consolidado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador, Guilherme visitou clubes de Sergipe, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará. Em Aracajú, o Clube de Remo Cotinguiba desenvolve há mais de quatro meses um projeto com três atletas. No Sul, os quatro clubes de Porto Alegre demonstraram interesse em desenvolver a modalidade, mas ainda não iniciaram as atividades. No Espírito Santo, o Caxias já tem algumas iniciativas com atletas paralímpicos, e dispõe de boas condições de acessibilidade.

No Pará, a Federação local também demonstrou interesse em desenvolver a modalidade na região, e conta com algumas iniciativas em parceria com a prefeitura de Belém para iniciar os trabalhos. Já na Bahia, um projeto em parceria com a empresa Vitorinox, fabricante de canivetes, tem 30 participantes e “está evoluindo significativamente, com acessibilidade e materiais adequados”, segundo o técnico da CBR.

“Estamos realizando o fomento e a massificação do Para-Remo através dessas visitas técnicas. Já no primeiro semestre de 2014 realizaremos nos locais interessados cursos de capacitação, tanto na parte técnica, quanto na mobilização para captação de recursos para o desenvolvimento da modalidade através de projetos esportivos, direcionando os clubes e assessorando os responsáveis na formulação e encaminhamento dos projetos”, explica Guilherme Soares.

Segundo ele, o objetivo é “aumentar o número de clubes desenvolvendo a modalidade com polos em cada local, e consequentemente aumentar o número de praticantes e o nível competitivo dos atletas”. A meta é ambiciosa: “Pretendemos medalhar em todas as provas nas Paralimpíadas no Rio em 2016”, afirma.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h