Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Seletiva Nacional reúne 110 remadores na raia da USP

A Seleção Brasileira de Remo para a temporada de 2014 começa a tomar forma a partir desta sexta-feira (24). Até domingo, 110 atletas de nove estados, representantes de 22 clubes, disputam a Seletiva Nacional na raia da USP, em São Paulo. Serão mais de 60 provas, entre eliminatórias, repescagens, quartas de final, semifinais e finais, em Single Skiff e Dois Sem, masculino (88 remadores) e feminino (22).

“Essa é a seletiva na água mais importante da temporada. Os remadores se preparam o ano inteiro para esse momento, para demonstrarem as condições técnicas e físicas em que eles estão”, afirma Edson Pereira, presidente da CBR. “Queremos expandir a Seleção Brasileira, porque o grupo não pode ficar confortável, eles precisam de mais desafios”.

A disputa será acirrada. O grande número de inscritos no Single Skiff Masculino (48 no total) levou a Comissão Técnica da CBR a separar os 15 juniores (até 18 anos) em três baterias, classificando os três primeiros de cada para as semifinais. Os demais 33 atletas, incluindo Peso Leve e Sub-23, foram distribuídos em outras seis eliminatórias, as únicas valendo vaga em quartas de final.

No Single Skiff Feminino, com 18 barcos, e no Dois Sem Masculino, com 20, as eliminatórias, disputadas de 8h às 11h de sexta-feira, classificam dois barcos direto para as semifinais. As repescagens serão logo em seguida, entre 11h30 e 12h40. As quartas de final e semifinais ocorrem no sábado e as finais no domingo, sempre com início às 8h.

A composição das baterias será definida no Congresso Técnico, que acontece nesta quinta-feira, às 17h, no auditório da USP, localizado nas arquibancadas do estádio. No mesmo local será realizada também a Reunião Técnica, na sexta-feira, às 16h, com presença de toda a Comissão Técnica da CBR.

O Rio de Janeiro é o estado com mais atletas inscritos: 52, sendo 28 do Botafogo, 20 do Flamengo, dois do Loureiro, um do Campista e outro do Piraquê. Os gaúchos têm 15 representantes (14 do União e um do Almirante Barroso), um a mais que os catarinenses (oito do Martinelli, três do Aldo Luz, dois do América e um do Riachuelo).

Os anfitriões paulistas têm 12 atletas (oito do Pinheiros, três do Paulistano e um do Bandeirante), os capixabas têm oito (cinco do Saldanha, três do Álvares Cabral), os paraenses quatro (dois da Tuna Luso e um do Remo e outro do Paysandu), os baianos três (todos do Vitória), enquanto Pernambuco e Rio Grande do Norte têm apenas um representante cada.

A intenção da CBR é pré-selecionar até 71 barcos (23 Olímpicos, 30 Sub-23 e 18 Juniores) dentre os remadores que obtiverem os melhores resultados nas diferentes categorias. Serão convocados aqueles com melhor nível técnico, considerando-se o percentual alcançado pelos barcos comparativamente aos tempos de referência; a diferença de tempo entre os barcos na mesma bateria; e a categoria dos atletas e suas colocações dentro da mesma bateria.

“Temos uma lista de chamada para as vagas. O primeiro nome tem a vaga, mas se ele não puder assumir, vem o próximo. É uma disputa muito saudável, na qual definimos bem os atletas que estão no nível da Seleção. Todo remador bem ranqueado pode ser chamado em algum momento para compor a equipe”, explica o presidente Edson.

A divulgação dos pré-selecionados será feita entre 28 e 31 de janeiro, e os que forem chamados a compor a Seleção deverão apresentar-se à CBR em 10 de fevereiro para juntarem-se aos 12 atletas convocados em novembro com base na Seletiva do ano passado. A temporada internacional começa nos dias 8 e 9 de março, com os Jogos Sul-Americanos no Chile, e inclui os Mundiais de Júnior, S-23 e Sênior, etapas da Copa do Mundo, Universíade, regata de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, regata internacional de Juniores e o Campeonato Sul-Americano de Remo, último evento do ano, em novembro, no Peru.

Boletim Informativo 04/2014 - Seletiva Nacional - Programação provisória

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h