Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Renovação e experiência marcam Finais A da Seletiva

Trinta remadores, entre 15 e 39 anos, estão a 2.000 metros de uma vaga na Seleção Brasileira. Eles disputam este domingo as quatro Finais A da Seletiva Nacional na raia da USP, em São Paulo, competindo entre si e contra o relógio, em busca dos melhores tempos nas respectivas categorias. “O que observamos hoje (sábado) foi uma evolução muito boa do grupo de atletas de Peso-Leve, que fizeram excelentes provas, e novas formações no grupo de peso pesado, Sênior. Nos juniores tivemos uma hegemonia do atleta Uncas e no feminino as posições ainda estão abertas”, avaliou Júlio César Jesus Soares, técnico da equipe brasileira.

O mais jovem candidato a uma vaga é Lucas Ferreira, do Botafogo (RJ), que completa 16 anos em maio e já está entre os seis melhores no Single Skiff Júnior (1x MJR), com remadores de até 18 anos. A prova é dominada pelo alvinegro carioca, único clube com três barcos em uma Final A, incluindo Uncas Tales  – atual campeão brasileiro Júnior, Sub-23 e Sub-23 Peso-Leve –, e Augustin Wambersie, ambos de 17 anos. Os outros são Rafael de Souza, do Pinheiros (SP), também de 15 anos, David Boeira (17), do União (RS), e Gabriel Oliveira (17), do Náutico (PE), representante solitário do Nordeste nas Finais A.

Com o Mundial de Júnior no Rio de Janeiro em 2015, como evento teste para as Olimpíadas do ano seguinte, a seleção da categoria recebe atenção especial da CBR. “A formação da equipe de juniores está partindo dessa Seletiva. O Uncas está se posicionando muito bem, em destaque, porque consegue chegar às vezes de 5 a 7s na frente dos demais. Nesse segundo pelotão nós ainda temos que esmiuçar e ver quem é quem para fazer a parceria com ele”, diz Júlio.

O mais velho a defender uma vaga na Seleção é Anderson Nocetti, de 39 anos, único remador brasileiro a disputar quatro Olimpíadas. Atleta do Botafogo, ele divide com Ricardo Muhle, de 35 anos (sem clube), o Dois Sem (2-M) ganhador da segunda da semifinal A/B deste sábado. A primeira foi vencida por Leandro Atoji (29) e Gabriel de Moraes (24), do Pinheiros. Os dois clubes terão dois barcos na Final A, com União e Flamengo completando a raia.

No Single Skiff Masculino (1xM), com remadores de diferentes pesos e idades, apenas o Botafogo terá dois barcos na Final A, com Emanuel Borges (26) e Guilherme Gomes (19). Os outros finalistas são Steve Hiestand (26), do Loureiro (RJ), e Evaldo Morais (22), do União (RS) – vencedores das semifinais A/B neste sábado – e os representantes do Almirante Barroso (RS), Ronaldo Vargas (38), e da Liga Náutica Campos (RJ), Thiago Braga (21).

No Single Skiff Feminino, o Paulistano (SP) venceu as duas semifinais A/B, com Vanessa Cozzi (29) e Vitória Blanes (18) e também será o único com dois barcos. Naiara Pena (20), do Paysandu (PA), Fernanda Ferreira (29), do Botafogo, Sophia Py (17), do Flamengo, e Luana Fagundes (18), do União, completam a raia. No Dois Sem (2-F), Andressa Oliveira (15) e Carolyn Oliveira (16) venceram este sábado o segundo duelo alvinegro contra Gabrielle Santos (16) e Larissa da Silva (15), todas do Botafogo.

A intenção da CBR é pré-selecionar os remadores que tiverem os melhores resultados nas diferentes categorias (Sênior, Sub-23, Júnior) e chamar aqueles com melhor nível técnico, considerando-se o percentual alcançado pelos barcos comparativamente aos tempos de referência; a diferença de tempo entre os barcos na mesma bateria; e a categoria dos atletas e suas colocações dentro da mesma bateria. Assim, mesmo atletas que disputam as Finais B, valendo do sétimo ao 12º lugar, podem alcançar o índice necessário.

“Não acho que teremos grandes surpresas nas finais desse domingo. No sábado as peças já começaram a se definir. Nós temos a incumbência de pré-selecionar cerca de 50 atletas, e dessa lista provisória é que vamos escolher quem vai integrar a Seleção de Remo”, explica Júlio.

Lista de Partida Nominal das provas de domingo

Resultados de todas as provas

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h