Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Documentário sobre remo estreia esta semana no Rio de Janeiro

Exibido em festivais de cinema no México, em Portugal e em Cuba, o documentário “Remar é...”, do diretor Valério Fonseca, estreia no Rio de Janeiro esta quinta-feira, dia 8, no Cine Joia, em Copacabana. Resultado de três anos de pesquisas e filmagens, o filme se apresenta como “uma crônica do nosso tempo em torno do remo, o olhar e o amor de atletas e amadores”, segundo seus realizadores.

O diretor conta com o apoio dos remadores cariocas para estender a temporada na cidade e exibir o filme a outros estados. “Estamos tentando levar para Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Nossos amigos do remo têm me ajudado nesse processo e agora chegou o momento de assistirmos ao filme com muita alegria”, diz Valério Fonseca, lembrando que “no Brasil, se o filme não tiver publico bom na primeira semana já sai de cartaz”.

Durante 74 minutos, o documentário aborda a prática do remo desde suas origens no Egito e na Grécia até o esporte de alto rendimento atual. “Remar é...” passeia pelos principais clubes de regatas do Rio, como Botafogo, Flamengo e Vasco, e mostra o abandono de agremiações tradicionais da cidade, como Boqueirão do Passeio, São Cristóvão e Santa Luzia.

Entre amadores e profissionais que falam de seu amor à modalidade, o filme destaca personagens como Harri Klein, que remou em três Olimpíadas (incluindo a de Munique, em 1972, quando houve o massacre de atletas israelenses), e Fabiana Beltrame, única remadora do país a conquistar o título de campeã Mundial, em 2011.

A equipe do documentário também esteve no Clube Náutico Potengy, em Natal (RN), para contar a história dos remadores que nos anos 1950 remaram até o Rio de Janeiro numa yole. Outro exemplo de força e coragem é o de Isaac Ribeiro, que há sete anos partiu para o Rio de carona num caminhão de batatas para dedicar-se ao para-remo.

Com roteiro, direção e produção do ator Valério Fonseca, realizador de curtas premiados como “Maria Ninguém” e “Pegadas de Zila”, o documentário tem pesquisa e direção musical de Cesar Schwenck, que também é instrutor de esportes náuticos. A trilha sonora original foi composta pelo DJ Marco, misturando elementos de hip-hop e bossa-nova.

Finalizado em julho de 2013, “Remar é...” participará em junho da competição da Rassegna Internazionale Sport Film Festival, em Palermo, na Itália, além de ter convites para festivais na Polônia e na Península Ibérica este ano. A partir de quinta-feira, os cariocas podem conferir o resultado no Cine Joia, que fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680.

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h