Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Claudia e Kátia Alencar – As gêmeas que dominaram a Lagoa

Claudia e Kátia Alencar nasceram no mesmo dia e dividiram o mesmo útero por nove meses. Nascidas em Recife, as irmãs se mudaram para o Rio de Janeiro ainda crianças juntamente com sua família. Difícil diferenciar, já que são tão parecidas fisicamente, usando o mesmo uniforme da seleção brasileira então... quase impossível saber quem é quem!

Claudia e Kátia Alencar: As gêmeas que dominaram a Lagoa
Remando juntas, com um conjunto impecável, pareciam uma só. As Gêmeas, como são mais conhecidas, dedicaram 18 anos de suas vidas ao esporte e trouxeram o alto rendimento do polo aquático para o remo feminino do Brasil. Quando as remadoras começaram sua carreira no C. R. Flamengo, tendo Buck como técnico, nem banheiro feminino existia no clube. A disputa por um barco para treinar sempre era complicada com os remadores que não estavam acostumados com mulheres treinando na garagem de remo.

Obstáculos que as duas remadoras enfrentaram e superaram juntas. As atletas foram as primeiras representar o remo feminino brasileiro no exterior em barcos de conjunto. Foram as Gêmeas, as primeiras a vestirem as cores do País em Campeonatos Sul Americanos, Jogos Pan Americanos, Copas do Mundo e Pré- Olímpicos no final da década de 90.

DAS PISCINAS PARA A LAGOA: As Gêmeas contam que apesar do pioneirismo no remo, a história no esporte de alto rendimento da dupla começa em outra modalidade, no polo aquático. A dupla chegou a ser bicampeã Pan-Americana de polo.

Claudia e Kátia Alencar: As gêmeas que dominaram a Lagoa
"Acho que trouxemos essa pegada de alto rendimento para o remo. Já tínhamos a experiência de Seleção Brasileira por causa do polo aquático. Somos laureadas pelo Flamengo nas duas modalidades", explica Claudia Alencar.

A DUPLA DINÂMICA: Pioneirismo e longevidade são as palavras que definem a carreira de 18 anos das Gêmeas Katia e Claudia. Primeiras a iram para campeonatos no exterior em barcos de conjunto, primeiras a participarem do pré-olímpico para os Jogos de Sidney.

"Chegamos a ser o salário mais alto da equipe de remo do Flamengo. A única competição que não qualificamos, infelizmente, foram os Jogos Olímpicos. Só de títulos, por barco, em Campeonatos Brasileiros foram uns 30", afirmam Claudia e Katia Alencar.

Apesar das Gêmeas dividirem quase tudo na vida, do útero da mãe as vitórias no remo, tem um feito que Claudia Alencar realizou ao lodo de outras três atletas, Renata Gorgen, Patricia Moreno e Ana Helena Pucceti, quando remou o Four Skiff (4x) campeão sul-americano em 1997. Primeira medalha de ouro do remo feminino brasileiro em competições internacionais.

Claudia e Kátia Alencar: As gêmeas que dominaram a Lagoa
RESILIÊNCIA: Claudia e Katia Alencar relembram com muito carinho e orgulho de suas trajetórias no remo e afirmam que a maior lembrança e lição que levem do esporte foi em uma de suas últimas provas em campeonatos cariocas.

"Foi uma prova de Double Skiff (2x), estávamos vindo atrás a prova toda, mas não desistimos em momento algum. No final da prova, fomos para o tudo ou nada e fizemos aquela chegada, terminando em primeiro. Assim fazemos na nossas vidas. Não desistimos, sempre persistimos e vamos para o final sempre! Não importa o quanto difícil pareça. Não desistiremos nunca!"

REMAR PARA PRESERVAR: As Gêmeas são fundadoras do Instituto Esporte pelo Planeta e tem planos de divulgar e implementar o remo e outras modalidades náuticas com práticas que preservem o meio ambiente. "Queremos desenvolver projetos com parceiros que visam proteger o meio ambiente onde as práticas esportivas são desenvolvidas."

Claudia e Kátia Alencar: As gêmeas que dominaram a Lagoa
Todo o esforço e trabalho fora da água para desenvolver outros aspectos do remo renderam às Gêmeas diversos títulos como a moção de aplausos e congratulações da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o de Membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia. Além do Instituto e inúmeros títulos dentro e fora das raias de remo, as duas irmãs dividem outros projetos e a maternidade. Claudia tem um filho e Katia tem três. "Somos casadas uma com a outra", brincam as Gêmeas.

Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h