Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Tiago Braga: O Galo campista é nosso representante nos jogos olímpicos da juventude


A história de Tiago Ribeiro Braga se inicia no remo porque o destino insistiu até que o atleta resolveu começar na modalidade. Primeiro, a família do atleta sempre ia assistir uma regata muito tradicional em Campos, cidade natal do remador, chamada São Salvador.

hall da fama Tiago Braga 10

No caminho estava o remo: "A cidade parava para assistir à regata. Tinha muita gente para ver os barcos e torcer, minha família sempre ia ver e torcer pelos clubes", relembra o Galo, como é mais conhecido no esporte.

Apesar de sempre ir assistir à regata no centro da cidade, a modalidade chamou mais a atenção de Tiago quando um de seus primos, o Felipe, começou a remar em um projeto social que existia em Campos. Ainda assim, não foi o suficiente para convencer o Galo a ingressar no remo. "Eu notei uma mudança no físico do meu primo, ele estava muito mais forte", relembra o atleta. 

A vontade de Tiago para remar só veio com força total quando o então estudante viu um skiffista remando no rio que cruza o centro da cidade e se apaixonou pela modalidade. O início foi em um dos clubes da cidade de Campos, chamado Rema Campos,  e não demorou muito tempo para o Galo se destacar como um dos melhores remadores da categoria infantil não só da cidade, mas do campeonato carioca.

Na época, os clubes de Campos competiam no campeonato carioca promovido pela Frerj. O Vasco da Gama logo convidou o jovem remador para se transferir para o Rio de Janeiro. Tiago tinha apenas 15 anos na época. Apesar do grande desafio à sua frente, o atleta enfrentou as dificuldades e continuou a se destacar nas provas dos estaduais e não demorou muito para chegar à Seleção e se tornar campeão brasileiro.

A primeira convocação para a Seleção Brasileira foi quando o atleta ainda estava no Vasco. Estreou logo em um Mundial da World Rowing no dois sem timoneiro ao lado de Luiz Pacheco do Amaral. A próxima competição internacional de Tiago também seria uma das mais significativas na carreira do atleta.

hall da fama Tiago Braga 13

O Diploma OlÍmpico: Tiago Braga foi nosso representante no single skiff nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010, chegando na final A da competição, ao lado do seu treinador Marcelo Neves. Conquistando um honroso quinto lugar e o Diploma Olímpico pela participação. O documento é oferecido desde 1949, assim como nas Olimpíadas de verão e inverno, aos remadores que conquistaram o quarto, quinto e sexto lugar. A partir de 1981, os dois primeiros colocados da final B também começaram a receber o diploma assinado pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional.

O futuro da carreira de Tiago no remo sofreria algumas mudanças. O Galo saiu do Vasco e foi para o Flamengo. Na época, o remador conta que estava com um problema grave na coluna, uma hernia de disco aos 18 anos, mas que a equipe médica do clube da Gávea o recuperou e o fez voltar a remar como antes da lesão. "Remei dois anos com muita dor! Toda a minha gratidão à equipe de profissionais do Flamengo que me tratou na época: Dr. Roberto Nahon, o Bruxa, o fisioterapeuta Reinaldo Moura Jr. e o massagista Antonio Francisco, a nutricionista Renata Parra, a psicóloga Aline Wolff, afisiologista Natalia Medeiros e o Treinador Marcos Amorim . Sem eles, eu não teria voltado a competir e render como antes", afirma o nosso representante olímpico.

diploma Tiago braga

Los Hermanos: Em 2014, o remador passa por mais uma mudança e vai remar em clube argentino, o Teutônia, ao mesmo tempo que remava no Brasil pelo Flamengo. Em 2015, foi para o Corinthians e após uma temporada remando pelo clube paulista, passou um ano sabático passado na Europa, por conta própria, investindo e desenvolvendo a própria técnica de remo com a seleção da Alemanha, o Galo volta ao Vasco, onde fica até se aposentar do alto rendimento.

hall da fama Tiago Braga 2

Campeão carioca, argentino e brasileiro múltiplas vezes, campeão sul-americano, quinto lugar geral nos Jogos Olímpicos da Juventude e nosso representante em Mundiais da World Rowing. Tiago Braga foi um dos atletas juniores de sua geração que mais se destacaram e com toda certeza o atleta que buscou caminhos diferentes para desenvolver a própria carreira dentro e fora da água.

Para Tiago Braga, o momento mais marcante e maior vitória de sua carreira e momento mais marcante não veio dos Jogos Olímpicos da Juventude! Sincero, o remador dispara: " Eu não sabia o que estava fazendo. Eu só fui lá e fiz", ri com bom humor o remador.

Minha cidade! "O momento mais marcante de minha carreira foi correr com a tocha olímpica em Campos durante os preparativos para a Rio 2016. Estava junto da minha comunidade, da minha família, da minha cidade. Toda essa experiência teve um significado muito especial e muito emocionante", relembra com carinho Tiago Braga.

hall da fama Tiago Braga 11

Quando perguntado qual foi a maior lição que o remo lhe ensinou, o remador afirma: "O remo me ensinou que nada é permanente. Desfrute quando você está no alto porque vai passar, mas os momentos ruins também passam. Nada é ser e sempre é estar", explica e filosofa Tiago.

Apesar dos problemas e diversos desafios dentro e fora das raias da modalidade, o atleta nunca perdeu a noção de comunidade e de pertencer a algo maior que sua carreira. Muito calmo e sempre com uma frase de união, muito ponderado, Tiago Braga sempre buscou unir os grupos em que remou e agradece as boas influências que a comunidade do remo lhe proporcionou.

Boas infliências: "Os argentinos finalistas olímpicos Cristian e Ariel me ensinaram muito quando estava na Argentina. O Gustavo Vilela, que foi vice no pan-americano, e o Rodrigo Rangel me ajudaram muito logo no início com dicas e conselhos que moldaram o resto da minha postura como atleta. O Gibran sempre elogiava e era positivo quanto estávamos treinando em terra, e claro o fisioterapeuta Fabio Barreto, que me ensinou muito sobre rendimento e fisiologia esportiva. Sou muito grato a todos eles", conta Tiago.

hall_da_fama_Tiago_Braga_5.jpg

O Galo também vê uma evolução na modalidade com o Nebar. "As categorias de base não eram privilegiadas e era muito difícil competir fora. Hoje, percebo uma mudança nessa mentalidade e acho que minha geração contribuiu muito para isso. Tínhamos muitos talentos no júnior naquela época, o Fabio Moreira e a Gabriela Sales eram dois deles, por exemplo", afirma e explica Tiago Braga.

O mundo das finanças: Hoje, aos 32 anos, Tiago Braga investe sistematicamente em sua carreira profissional. Formado e graduado, o remador agora está investindo para se formar no seu MBA e busca a estabilidade financeira. "Hoje, estou em uma fase muito prazerosa de minha vida. Concluí minha faculdade em Administração e estou finalizando o MBA e estou expandindo minha carreira em consultor financeiro de investimentos", conclui o nosso representante nos Jogos Olímpicos da Juventude.
PATROCINADORES

gov

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO


FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing
CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilCPBwhiteWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemCBC Q

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h