Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Os cinco primeiro remadores olímpicos e a chegada do primeiro Quatro com Timoneiro do Brasil


A primeira vez que o Brasil participou dos Jogos Olímpicos foi em 1920, a cidade sede foi a Antuérpia, localizada na Bélgica. Foram 29 países e mais de dois mil e quinhentos atletas participando do evento. Divididos em 22 modalidades esportivas. Após oito anos sem competição, em razão da Primeira Guerra Mundial, o mundo voltou a celebrar o esporte nos Jogos Olímpicos.

delecacao brasileira

Foi nessa edição que a bandeira olímpica - com os cinco anéis representando a união dos cinco continentes - foi apresentada. Também foi a primeira vez em que um atleta prestou o Juramento Olímpico.

O Brasil mandou a sua delegação, composta por 21 atletas, todos homens. A primeira mulher a integrar uma missão olímpica seria a nadadora Maria Lenk em 1932,nos Jogos de Los Angeles, primeira representante brasileira e de toda Sul América. O remo, modalidade que foi efetivamente disputada pela primeira vez nos Jogos de Paris em 1900, também teve seus representantes brasileiros em 1920. Foram cinco atletas inscritos no quatro com timoneiro: João Jório, Abrahão Soliture, Alcides Vieira, Guilherme Lorena e Ernesto Flores Filho(T).

Claudionor Provenzano era o nome cotado para entrar no barco, mas devido a uma doença teve que se afastar dos treinamentos, sendo substituído no barco, como conta relatos de Abrahão Saliture ao Jornal O Paiz, que fez larga cobertura da primeira ida da delegação brasileira em Jogos Olímpicos.

Brasil 1920

Durante os Jogos, os atletas brasileiros demonstraram grande versatilidade. João Jório disputou provas em três modalidades: natação, remo e polo aquático. Outros três nadadores expandiram suas habilidades para além da natação: Abrahão Saliture (remo), Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro (polo aquático). Embora fosse verão na Europa, o frio era intenso e a temperatura da água da piscina registrava três graus no dia da primeira competição. As provas, de remo, foram disputadas na raia de Brussels–Scheldt Maritime Canal.

Toda a delegação brasileira viajou, por quase um mês, em um navio cedido pelo Governo Federal, chamado Curvello. Mas para os remadores, a primeira ida aos Jogos Olímpicos guardava mais desafios que os próprios remadores conheciam: No Brasil, ainda não existia o barco que os remadores iriam competir! Todos os atletas remavam a iole a quatro remos, um barco largo, estável, trincado e sem braçadeiras!

Guilherme Lorena e João Jório já haviam sido campeões brasileiros juntos em 1919 de iole a quatro remos, aliás, João Jório era o mais experiente de todos, seguido por Abrahão Saliture, que costumava remar com o seu irmão João Saliture. O trio foi tri-campeão brasileiro de iole em 1911, 1913 e 1917. Guilherme Lorena e Alcides Vieira eram novos atletas que ainda não tinham se destacado no cenário nacional.

Na viagem até a primeira parada da delegação, João Jório caiu, devido ao mar instável, em um dos treinamentos dentro do navio e machucou o ombro. Nada iria preparar os nossos remadores para o primeiro grande desafio dessa viagem!

Laviron aux JO de 1920 - 1 4

Primeira parada: Paris! O navio da delegação parou na capital francesa antes de chegar à Antuérpia, para então ver e buscar o primeiro quatro com timoneiro que chegaria no país, após os Jogos Olímpicos. O Barco Francês foi nomeado "Brasil" e colocado na água apenas alguns dias antes da primeira prova, com os remadores brasileiros para treinar! Apesar de nossos atletas terem ganhado do Antuerpia Rowing Club em uma regata extra realizada em local próximo ao dos Jogos, a equipe brasilera foi desclassificada pelo time dos Estados Unidos, alguns dias depois da primeira vitória no barco.

As regras de remo e progressão de provas eram bem diferentes das que existem hoje. O barco brasileiro foi desclassificado na terceira semi-final dos Jogos.
A delegação dos Estados Unidos, nos Jogos da Antuérpia, era composta por oficiais da Academia Naval, que conquistaram a medalha de prata no quatro com timoneiro, perdendo para a equipe da Suica durante a final.

Gracas aos nossos cinco atletas olímpicos, em 1921, a primeira prova de quatro com timoneiro foi disputada no país durante o Campeonato Brasileiro e vencida por Francisco Motta, Ângelo Gammaro, que também competiu no Polo Aquático durante as Olimpíadas de 1920, Julio da Motta e Silva, Carmindo Bragança Duarte e Antônio Arlindo Laviola(T).

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h