Remo Estadual
FCRB: Primeiro Camping Estadual do Nebar acontece em Salvador, Bahia
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 03 Maio 2024 07:57
Três dias de treinamentos e atividades planejados e executados pela coordenação nacional do Nebar e pela treinadora estadual Marilene Silva Barbosa. A programação contou uma palestra para introdução das práticas do Programa e sessões de treinamento para preparação física em terra e atividades em água, para a prática do remo.
Foram onze atletas que participaram do primeiro camping. Para a treinadora, o evento foi um sucesso e as primeiras avaliações dos remadores presentes, para o acompanhamento da evolução dos mesmos, foram realizadas e apresentaram resultados satisfatórios.
Apesar dos primeiros resultados aferidos durante o Camping de Treinamento em Salvador, para a Coordenação Nacional do Nebar a adesão de todos os clubes é fundamental em cada núcleo estadual para o sucesso do Programa. Os atletas ainda remam e realizam suas rotinas de treinamentos em seus respectivos clubes e a troca entre treinadores é de extrema importância. Os atletas se reúnem nos campings e sua evolução é avaliada pelo treinador e pela equipe multidisciplinar.
O programa veio para unir: O Nebar está aberto a todos os atletas, treinadores e clubes interessados. Não precisa fazer parte do estado onde o Núcleo está situado. Quanto maior o número de clubes e treinadores envolvidos, melhor para que os resultados sejam ainda mais completos e de maior alcance para a evolução das categorias de base do remo no Brasil.
Conforme o Coordenador Nacional, Roque Zimmeman, um dos principais objetivos do Nebar é desenvolver as ferramentas necessárias para que os atletas do programa cheguem as categorias principais com uma formação solida e preparados para enfrentar os novos desafios que o remo de alto rendimento apresenta.
Para Adroaldo Mendonça Junior, presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, o Polo do Nebar no estado é de extrema importância para o desenvolvimento do remo baiano e brasileiro. Afinal, a fomentação de uma base forte é a garantia de um futuro do remo promissor, para que melhores resultados venham a médio e longo prazo.
"Ainda temos que aparar algumas arestas para aumentar a adesão dos clubes. Resolver algumas questões, mas a federação está disposta a trabalhar com o Nebar", afirma o presidente.
Os trabalhos do Nebar apenas começaram, o primeiro camping foi realizado em Salvador. No final do mês ainda tem o Camping Estadual de Santa Catarina, que vai ser realizado em Florianópolis.