Remo Estadual
1° Desafio de Remo Virtual, Federação de Brasília aposta na realidade virtual
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 05 Julho 2024 18:07
Uma nova era virtual começa para o remo com a nova proposta de competição indoor que promete levar a modalidade para dentro dos jogos virtuais e e-sports. O primeiro desafio de Remo Virtual acontece em Brasília e a proposta vem da empresa Competições Virtuais Brasileiras(CVB). O evento vai acontecer no Crossroiwng no dia sete de julho. As provas têm distâncias variadas conforme a categoria de idade de cada atleta.
A grande diferença entre as competições virtuais da modalidade e o remo indoor é a integração com o software EXR. Para Schubert Abreu, dono da empresa Competições Virtuais Brasileiras, a gamificação da competição e a interação com o software faz com que o estímulo da prática da modalidade indoor aumente e ainda explica que tem a possibilidade de se tornar algo global, uma vez que a disputa pode ser realizada em tempo real com vários atletas no mundo.
"O primeiro Desafio Brasília de Remo Virtual será um evento de energia, força e resistência de nossos atletas. Vamos combinar a mais tecnologia de ponta digital à tradição do remo olímpico indoor. Estamos ansiosos para assistir a uma competição num ambiente virtual inovador que coloca o remo no cenário de ponta da tecnologia. Temos certeza de que os atletas irão vibrar nesse novo formato de competição e que vamos ter regatas virtuais cada vez mais participativas," afirma Lilia de Oliveira, Presidente da Federação de Remo de Brasília.
A promessa é que a experiência do competidor será mais realista e enriquecida pelo EXR. Este é o primeiro evento de remo virtual que acontece na América do Sul e os competidores de Brasília vão descobrir em primeira mão como será interagir com este novo software e entrar no mundo do esporte virtual.
Conforme a empresa CVB, que detém a exclusividade de uso do software na América Latina, "o EXR se tornou um dos principais aplicativos de remo do mundo. O aplicativo de remo indoor transporta os remadores para locais icônicos de regata, incluindo o Lago Bled e Henley-on-Thames. Ele fornece estatísticas detalhadas de desempenho e opções de treinamento gamificadas, levando a experiência de treino virtual a níveis sem precedentes de engajamento. Este ângulo inovador é de interesse para as Competições Virtuais Brasileiras, uma vez que visa transformar a maneira como os brasileiros vivenciam os esportes".
Endossado pela World Rowing o EXR promete ser um diferencial em competições de remo indoor e levar a modalidade para a realidade virtual, já bem comum em outros esportes, e ser mais um passo para que os jogos eletrônicos cresçam junto ao movimento olímpico.