O protagonismo do remo brasileiro nas Américas está de volta. A seleção encerrou sua participação nos Jogos Pan-americanos Júnior de Assunção (Paraguai) na última quarta-feira, 13, com uma campanha notável: dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes, deixando o país em segundo lugar no quadro de medalhas da modalidade, atrás somente do Chile. Além disso, os 18 atletas que integraram a delegação conquistaram ao menos uma medalha na competição.
“Os Jogos Pan-americanos Júnior foram o primeiro grande evento da nova gestão da Confederação Brasileira de Remo. Organizamos um training camp em São Paulo que foi muito importante para os resultados alcançados aqui em Assunção e acredito que conseguimos fazer um mapeamento de atletas que podem integrar a seleção brasileira adulta nos próximos anos”, explicou o Vice-presidente da CBR, Werner Höher, que foi Chefe de Equipe do remo em Assunção.
O treinamento de campo a que Werner se refere ocorreu na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), logo antes do embarque para o Paraguai, e teve duração de 15 dias. Durante o período, a comissão técnica pode intensificar a preparação e definir os nomes que integrariam cada guarnição no Pan Júnior. A ação esportiva contou com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reuniu uma equipe multidisciplinar de ponta.
“Volto para o Brasil com uma felicidade enorme, foi um sonho poder disputar uma competição tão grande e ao lado de pessoas incríveis. Isso só traz mais empolgação para a sequência do trabalho e para seguir em busca de outro grande sonho, que é chegar aos Jogos Olímpicos”, afirma João Ferreira, que conquistou um ouro e duas pratas em Assunção.
Um dos objetivos da nova gestão da CBR, que assumiu o comando da entidade há menos de quatro meses, é resgatar o espírito de seleção brasileira junto aos atletas. Ao longo dos cinco dias de provas em Assunção, a força do grupo se mostrou uma das virtudes da equipe. A melhor demonstração disso ocorreu no Quatro Sem Masculino, quando o Brasil conquistou a medalha de bronze após ter um problema em seu equipamento nos últimos 300 metros de prova. Na ocasião, a quebra da forqueta fez com que somente três remadores conseguissem conduzir o barco até a linha de chegada.
Representantes do Brasil no último Mundial Sub-23, em Poznan (Polônia), quando terminaram em 11º lugar, Lara Pizarro e Jennifer Silva foram as principais medalhistas do remo nacional em Assunção: campeãs no Double Skiff Feminino, conquistaram ainda duas pratas e um bronze.
Confira abaixo todas as medalhas do Brasil em Assunção:
OURO
Double Skiff Feminino – Lara Pizarro e Jennifer Silva
Double Skiff Masculino – João Ferreira e Daniel Passold
PRATA
Four Skiff Feminino – Lara Pizarro, Jennifer Silva, Julia Moreno e Isabella Gomes
Four Skiff Masculino – João Ferreira, Daniel Passold, Arthur Veiga e Marcelo Almeida
Oito Com Masculino – Miguel Marques, Kayki Rocha, Arthur Veiga, Andrei Jessé, Diogo Volkmann, Marcelo Almeida, Daniel Passold, João Ferreira e Marcello Oliveira (timoneiro)
Oito Com Misto – Miguel Marques, Kayki Rocha, Andrei Jessé, Diogo Volkmann, Jennifer Silva, Lara Pizarro, Ana Julia Ferreira, Maria Fuhrmann e Marcelo Almeida (timoneiro)
BRONZE
Single Skiff Masculino – Marcelo Almeida
Dois Sem Masculino – Miguel Marques e Kayki Rocha
Quatro Sem Masculino – Miguel Marques, Kayki Rocha, Andrei Jessé e Diogo Volkmann
Oito Com Feminino – Maria Fuhrmann, Giulia Renata, Isabella Gomes, Julia Moreno, Ana Julia Ferreira, Luiza Nazário, Lara Pizarro, Jennifer Silva e Kauanne Alves (timoneira)
==
Crédito da foto: Victor Feldman/Remo Brasil
SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986
Segunda a sexta, das 9h às 18h
ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h