Remo Nacional
PBO: Prêmio corou os melhores do ano em celebração no Rio de Janeiro
- Detalhes
-
Criado em Sábado, 16 Dezembro 2023 14:01
A 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico corou os melhores atletas do país na temporada 2023. A cerimônia promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi realizada na Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta(15).
No Remo, o grande vencedor da noite, foi Lucas Verthein Ferreira(Botafogo). O remador fez uma temporada brilhante, quebrando um jejum de 36 anos da modalidade, trazendo a tão sonhada medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Conquista esta inédita em sua prova o single skiff masculino (M1x).
Lucas ainda liderou o ranking nacional durante as seletivas, conquistando importantes colocações em competições internacionais ao longo do ano e ganhou quatro medalhas de ouro durante o CBI Unificado de Remo, tendo 100% de aproveitamento em suas provas.
Sempre focado nos desafios do ano seguinte, Lucas, logo após a conquista da medalha de ouro Pan-Americana, já falava nos planos para a classificação olímpica de Paris e melhorar seu desempenho durante mundiais e Copas do Mundo. O remador é campeão sul americano de Remo e conquistou a medalha de bronze em 2016 no Mundial da World Rowing, realizado na Holanda.
In memoriam: Em um momento de celebrar a história e vida de grandes personalidades do esporte que nos deixaram em 2023, o Comitê Olímpico Brasileiro fez uma linda homenagem aos atletas olímpicos José Carvalho e Nilton Alonço, o Gaúchinho.
O prêmio Brasil Olímpico fez menção também ao desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Realizados em Santiago, no Chile. A equipe conquistou 205 medalhas e terminou em segundo no quadro geral. No torneio, os atletas brasileiros garantiram 40 vagas para as Olimpíadas. A temporada 2023 foi um aquecimento para o ano dos Jogos de Paris 2024 .