Remo Nacional
Você sabe o que é GET?
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 29 Março 2024 18:26
O GET é o Programa Gestão , Ética e Transparência (GET) foi criado em 2017, tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da GESTÃO das Entidades Esportivas do Brasil, com foco em GOVERNANÇA, ÉTICA e TRANSPARÊNCIA.Além das contas aprovadas por unanimidade durante a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária, que contou a presença de todos os Presidentes de Federações, realizada em Florianópolis, Santa Cataria, em abril do ano passado, o Departamento Administrativo da Confederação Brasileira de Remo tem muito o que comemorar. Afinal, a Temporada de 2023 também foi muito positiva e cheia de conquistas na parte de Gestão e Transparência.
Programa GET: Elaborado pelo COB em 2017, o GET é uma ferramenta eficaz para o monitoramento do trabalho administrativo das Confederações Brasileiras de Esportes, visando a transparência de processos administrativos. Em 2018, foram realizadas as primeiras visitas às confederações para diagnóstico e monitoramento de ações. Em 2019, o programa foi ampliado com ações focadas em transparência, ouvidoria e planejamento estratégico. Com resultado deste trabalho conjunto, otimizamos o GET para 2024. Esta ferramenta passará a ser composta por 9 áreas de conhecimento e por 336 (trezentos e trinta e seis) perguntas ao todo, distribuídas em diversas áreas.
Além das perguntas, o peso do tema “Participação em Competições”, as métricas para a definição do porte das Entidades Esportivas e de todas as categorias que o programa abrange, como: Governança, Estratégia, Transparência e Mulher no Esporte, por exemplo, também foram revisadas para 2024. A nota do Programa GET é um dos 12 itens avaliados pelo COB na distribuição anual de recursos aos esportes olímpicos. O principal ponto, é que boas práticas governamentais dentro das Confederações, são de excelente desenvolvimento para abertura de oportunidades a todas as áreas de desenvolvimento socio-econômico das entidades esportivas, por aportes financeiros tanto da área privada como na esfera de incentivos federais.
A Confederação Brasileira de Remo tem se destacado dentro do programa, obtendo, a cada ano, notas mais elevadas. O objetivo principal do GET nas confederações está diretamente ligado às boas práticas de governança, ética e transparência. Vale ressaltar a evolução da CBR nos últimos 3 anos, estando sempre entre as 5 primeiras confederações olímpicas: 2021 - 8,20; 2022 - 9,49 e 2023 - 9,69
A manutenção do projeto GET dentro da CBR é de extrema importância para o desenvolvimento do esporte no âmbito nacional e internacional. Boas práticas de governança, ética e transparência desenvolvem e melhoram os processos junto a sociedade, no contexto geral. Com a implantação do projeto, a CBR obteve diversas melhorias, como ampla divulgação das redes sociais, adesão ao programa e certificado de integrante do Programa de Adesão #JOGOLIMPO, evolução e adequação dos processos administrativos, criação dos Conselhos de Ética e Conselho de Administração, entre outras melhorias administrativas.
Adesão ao Programa #JogoLimpo: A certificação ao Programa #jogolimpo é de extrema importância para a Confederação, este era um projeto que a entidade estava buscando e, ano passado, foi certificada pela primeira vez. O objetivo é buscar que esteja entre as entidades que apoiam as boas práticas esportivas e as políticas de antidopagem adotadas pelo ABCD.
O Programa de Adesão #JOGOLIMPO é uma estratégia aprimorada da campanha #jogolimpo voltada para as entidades que desejam a certificação da ABCD, atestando seu compromisso com a política antidopagem do Brasil. Por meio do referido programa, qualquer entidade de administração ou prática desportiva no Brasil pode solicitar a adesão, além de outras organizações que lidam direta ou indiretamente com o esporte e tenham interesse na causa.
Certificados A-18A: a Certificação 18 - 18A do Governo Federal, que é uma certificação obrigatória para disponibilização de recursos federais. Sem essa certificação anual, não poderíamos receber recursos do COB ou qualquer outra entidade do Governo Federal.
Para que as entidades do Sistema Nacional do Desporto - SND recebam recursos públicos, bem como gozem de isenção do IRPJ e da CSLL, a Lei núm. 9.615/1998, em seus artigos 18 e 18-A, explica sobre as diversas exigências a serem cumpridas por essas entidades. A Receita Federal do Brasil também editou a Instrução Normativa n.º 1.700/2017, que vincula a isenção de algumas taxas de impostos ao cumprimento dos artigos 18 e 18-A da Lei 9.615/1998.
As boas notas de GET junto só COB, os Certificados 18-18a e a adesão ao Programa #JogoLimpo são alguns dos pontos altos obtidos pelo setor administrativo da CBR na gestão da Presidente Magali Moreira nos anos que está à frente da Confederação.