Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Marcos dos Reis Coelho: O Carioca mais pernambucano no remo brasileiro


Com apenas 25 anos, Marcos dos Reis Coelho, mais conhecido como Carioca, sabe enfrentar desafios que vão muito além das raias de remo. O jovem treinador da equipe do Sport Recife conheceu a modalidade por um projeto social que se apresentou em sua escola quando ele era ainda um adolescente. "O Eric Matheus Silva conheceu o esporte da mesma maneira que eu, chegamos a remar no mesmo barco", explica o técnico.

pre olimpico  7

Hoje, Marcos é o treinador responsável pela classificação do quatro com timoneiro misto PR3 para os Jogos Paralímpicos de Paris na última regata qualificatória que aconteceu em maio na raia Rotsee em Lucerna, Suíça. "Classificar o barco foi a minha melhor experiência no Remo até hoje", afirma Carioca.

A história de Marcos na modalidade começa quando o então adolescente se muda do Rio de Janeiro para Pernambuco. Apesar do apelido Carioca e de ter nascido na capital carioca, carrega um autêntico sotaque pernambucano. Como remador, chegou a ser campeão da Copa Norte Nordeste e Brasileiro. No campeonato nacional, ainda possui uma medalha de bronze. Em 2018, com apenas quatro anos de remo, foi considerado o melhor remador do estado.

Marcos dos Reis Coelho  10

Enquanto remava, Marcos nunca abandonou os estudos. Assim que passou para a faculdade de Educação Física, recebeu o convite da equipe de para-remo do Sport Recife para treinar os atletas. O jovem estudante não pensou duas vezes e aceitou desafio, e começou então a sua transição entre remador e técnico. "Eu acredito que meu primeiro obstáculo à frente da equipe foi fazer os remadores, que treinavam comigo, confiarem em mim, na minha liderança. Até bem pouco tempo, estava competindo no barco com eles", explica Carioca.

O primeiro a ter que passar de colega de barco para atleta foi o próprio Eric Silva, que foi um dos integrantes do quatro com timoneiro classificado para Paris 2024. A guarnição conta com outro atleta pernambucano que começou a remar com Carioca: Gabriel Mendes. O remador tinha parado de remar na época em que Marcos assumiu a equipe do Sport e voltou por convite do treinador.

Quatro com determinação! No ano passado, após ter se tornado campeão brasileiro de para-remo como treinador à frente da equipe do Sport, Marcos foi convidado pela presidente da CBR, Magali Moreira, para ser membro integrante da Comissão Técnica da Confederação e responsável pelo Quatro com Timoneiro Misto PR3. "O maior desafio foi que ninguém de fora acreditava no barco. Fizemos um trabalho, onde eu busquei a confiança dos remadores e a harmonia entre eles. Para mim, como técnico, essa é a minha base para desenvolver o trabalho necessário", afirma Carioca.

Marcos dos Reis Coelho  8

Quem assistiu às provas em Lucerna e à classificação do barco brasileiro entende que a filosofia de Carioca trouxe frutos. São quatro atletas que, juntamente com o treinador, vão para a sua primeira Paralimpíada. O único com experiência nos Jogos é o timoneiro Juscelino Silva, que firma que nunca duvidou da capacidade e da classificação do barco.

Considerado pelos atletas como o quinto integrante do quatro com, Carioca se prepara para o maior desafio de sua carreira até o momento: os Jogos Paralímpicos de Paris! " Eu e os atletas do barco tínhamos uma estratégia para conquistar a qualificação. Agora chegou o momento de treinarmos e explorarmos todo o potencial da equipe e de cada atleta durante os campos de treinamento", afirma o técnico.

O Quatro com Timoneiro PR3 MIsto está treinando na raia olímpica da USP neste momento. A previsão é que estes encontros sejam feitos em duas datas e a segunda vai até bem próxima ao embarque para que os atletas possam treinar juntos e os ajustes finais na guarnição e conjunto do barco sejam realizados. "Vamos surpreender", afirma Marcos.

Ao mestre com carinho: "Quando eu ainda estava remando, eu tive um curto período fora do Sport. Treinei no Náutico Capibaribe com alguns outros atletas. Foi lá que conheci o Juca, que era o treinador do clube na época. Foi com ele que aprendi a amar o remo. Ele é um mestre que jamais vou deixar sair da minha vida. Uso os ensinamentos dados por ele até hoje", conclui Marcos Coelho, treinador da Seleção Brasileira de Para-Remo, classificada para os Jogos de Paris 2024.

Imagens: CBR/Acervo pessoal
PATROCINADORES

gov

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO


FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing
CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilCPBwhiteWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemCBC Q

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h