Remo Nacional
O primeiro Camping Nacional reuniu remadores e treinadores das categorias de base
- Detalhes
-
Criado em Quinta, 01 Agosto 2024 18:11
O Primeiro Camping Nacional do Nebar reuniu 29 atletas de sete estados na Lagoa Rodrigo de Freitas, na semana passada, para uma série de atividades com o objetivo de avaliar a evolução dos remadores das categorias de base que participaram do primeiro ranqueamento do Projeto no início do ano.
Mas não foram apenas treinamentos que o encontro teve como resultado. A troca entre os treinadores integrantes do Projeto também foi fundamental para o sucesso do primeiro camping.
Para o treinador do núcleo de Sergipe, Danilo Caduda, o Nebar é uma ferramenta fundamental para a formação de novos remadores. "Como treinador, posso dizer que foi uma experiência incrível que me trouxe muito aprendizado com os outros técnicos e também com os atletas. Acho o Nebar um programa fundamental para a formação de novos atletas para a nossa seleção, possibilitando que os mesmos possam continuar morando em seus respectivos estados e seguindo um plano de treinamento que todos os outros estarão seguindo", explica.
Para o coordenador nacional do Nebar, Roque Zimmerman, o primeiro camping do Nebar de maneira geral foi muito produtivo, o objetivo da primeira metade do encontro era o desenvolvimento técnico dos atletas com a abordagem de ferramentas básicas como o aquecimento e mobilidade dos mesmos antes das sessões de treinamentos.
Na segunda metade do camping, a abordagem foi mais direcionada a como treinar e buscar evolução dos treinamentos. "Queremos colocar na mentalidade dos remadores participantes, quando eles voltarem para os clubes deles, a importância da mobilidade e do aquecimento ao longo da vida deles como remadores", afirma Roque Zimmerman.
Para o coordenador, um dos objetivos do Nebar é dar para os remadores participantes ferramentas para melhorarem sua performance ao longo de sua carreira, não apenas enquanto estiverem nas categorias de base, e preparar os atletas para as categorias principais de alto rendimento.
Para a treinadora do núcleo do Rio Grande do Norte, Ana Luiza de Souza, o camping nacional do nebar trouxe uma experiência muito significativa pelo envolvimento de atletas de todo o Brasil. "A importância do Nebar e a experiência que o projeto proporciona, sendo necessária para o desenvolvimento do remo brasileiro. Muitos atletas viajaram pela primeira vez para participar do camping e foi possível identificar diversos talentos, já que o projeto abrange remadores do país todo", explica a treinadora.
O Camping, além de treinar esses remadores em um ambiente saudável e positivo e ensinar fundamentos necessários para um desenvolvimento sustentável dos atletas, contou com consultas e testes do fisioterapeuta Rafael Jacob e da Nutricionista Erika Santinoni.
A troca entre os treinadores dos Núcleos estaduais e a Coordenação Nacional foi fundamental para o alinhamento de diretrizes e futuros treinamentos e ensinamentos oferecidos pelo Nebar. "Foram realizadas palestras, consultas, treinamentos com os remadores participantes. Uma semana foi um período muito curto, mas estamos satisfeitos com os resultados alcançados", afirma Roque Zimmerman.
Os próximos campings do Nebar serão estaduais. Este foi o primeiro treinamento reunindo atletas das categorias de base de todo o país, mais encontros como este serão realizados ao longo da temporada.