Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Hall da Fama

Paulo Cesar Dworakowski – Primeiro brasileiro na Final B do M1x

Paulo Cesar Dworakowski foi o primeiro remador brasileiro a conquistar uma vaga na Final B do Single Skiff Masculino (M1x) em Jogos Olímpicos, terminando em décimo segundo lugar geral. Melhor resultado brasileiro na prova e que persiste até os dias de hoje.

O feito histórico foi igualado em Tóquio por Lucas Verthein quarenta anos depois da marca alcançada por Paulo Cesar. Mas não é só o resultado em Jogos Olímpicos que os dois atletas tem em comum. Lucas e Paulo Cesar também remam pelo Botafogo. Será que a estrela solitária, símbolo do clube carioca, traz boa sorte para os skiffistas brasileiros?

UMA VEZ BOTAFOGO, SEMPRE BOTAFOGO: O gaúcho Paulo Cesar Dworakowski começou sua carreira no remo no Grêmio Náutico União, mas em 1975 foi transferido para o Botafogo, por influência de Arnaldo Brant. O treinador carioca, segundo o atleta, foi o primeiro que deu atenção devida para a “gurizada” do clube e poliu sua técnica de remada.

Paulo Cesar Dworakowski (esquerda) no Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro em 2016
Paulo Cesar Dworakowski (esquerda) no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro em 2016

"Minhas melhores lembranças de remo, da época, são no Botafogo. Eu morava no dormitório da garagem de remo e o ambiente era muito especial. O clube me ofereceu bolsa de estudos. Eu sou formado em Educação Física e Fisioterapia. Até hoje, eu sinto muito prazer em defender as cores do Botafogo", conta Paulo Cesar Dworakowski.

Atualmente, Paulo Cesar participa de competições da categoria Máster e, de acordo com o próprio atleta, ganhou quase tudo. Morando no exterior há mais de 30 anos, o remador defende as cores do Botafogo mesmo estando longe. "As competições de longa distância são as minhas preferidas e são as mais adequadas para os remadores Máster", explica.

RETROSPECTO VITORIOSO: Na Seleção Brasileira, além da marca histórica em Jogos Olímpicos, Paulo Cesar lembra do campeonato Sul-Americano em Valdivia no Chile, em 1978, quando levou a medalha de ouro remando o Double Skiff com Gilberto Gerhardt. "Aproveitei muito a minha convivência com o Gilberto. Ele foi meu professor, remador nato, super eficiente", comenta Paulo Cesar Dworakowski.

Paulo César Dworakowski e Luciana Soares de Souza no Mundial Máster em 2004
Paulo César Dworakowski e Luciana Soares de Souza no Mundial Máster em 2004

O sucesso na carreira do atleta começou ainda na categoria Júnior. Paulo Cesar relembra quando ganhou o Campeonato Sul-Americano realizado na Argentina, no Rio Tigre, onde foi o único campeão brasileiro naquela edição da competição e quando participou do Mundial de Remo Júnior na Alemanha em 1974.

Outro destaque na carreira do atleta foi a medalha de prata do Pan-Americano realizado em San Juan, Porto Rico, remando o Four Skiff (4x). "Foi a única vez que participei dos Jogos Pan-Americanos", comenta o atleta.

PENSAMENTO PARA O FUTURO: "Gosto muito do Lucas e do Uncas. Eles parecem em harmonia com os demais atletas no clube. Sempre que vou ao Botafogo sou muito bem recebido pelo Xoxo e pelo Paulinho", afirma Paulo Cesar. Alexandre Xoxo e Paulo Vinícius, o Paulinho, são treinadores do Clube.

"Eu quero que os bons resultados do remo não sejam exceção e que os conflitos entre os clubes sejam superados. Tem que se mirar mais no internacional e deixar o clubismo de lado”, deseja Paulo Cesar Dworakowski.

Crédito das Imagens Reprodução Botafogo Regatas e Mundo Botafogo

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h