Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Estadual

Fepar: Jovens atletas recebem os prêmios de melhores do ano no estado


Dois jovens remadores receberam o troféu de melhores da temporada e garantem que querem mais! Os remadores Mauricio de Souza Rocha (Clube do Remo) de 16 anos e a atleta Ana Gabriela Monteiro Barbosa (Paysandu) de apenas 15 anos foram os campeões dos dois principais prêmios esportivos do estado do Pará pelos excelentes resultados na temporada 2022.
editado para site        gaby premio 2

Mauricio ganhou a 32ª edição do Troféu Camisa 13, oferecido pela emissora RBA TV, filiada ao Grupo Bandeirantes. O prêmio é decidido por votação popular em diversas modalidades esportivas. " Foi um incentivo muito grande para continuar na carreira esportiva, estou voltando de uma lesão no joelho! Fui o remador que mais pontuou no campeonato do ano passado e pretendo ganhar novamente este ano", afirma o atleta.

O Troféu Camisa 13, oferecido pela RBA TV premia os atletas, clubes e instituições que se destacam no cenário esportivo do Pará, nas modalidades do esporte amador ou olímpico e no Campeonato Paraense de Futebol. Já foram entregues 633 troféus, entre atletas, árbitros, técnicos, preparadores físicos, dirigentes e personalidades.

Ana Gabriela venceu a 30ª edição do Troféu Rômulo Maiorana, concedido pela TV Liberdade, filiada da Rede Globo do Pará. Os bons resultados no Campeonato Brasileiro de Remo e nos Jovens Talentos do ano passado renderam à jovem atleta o reconhecimento da banca de jurados que decide os ganhadores das 20 categorias da premiação. "Foi uma grande emoção. Eu sou das Ilhas das Onças e para nós, essa premiação é muito grande. Quem mora nas ilhas sabe que não temos muitas oportunidades", explica a remadora.

Ana Gabriela Monteiro Barbosa: Quando a jovem Ana Gabriela começou a ter aulas da modalidade na Tuna Lusa, nunca imaginou que quatro anos mais tarde o esporte a levaria tão longe. Atleta do Paysandu, iniciou por mera curiosidade e incentivada por uma vizinha que morava em sua rua. A mãe da remadora perguntou se ela e a sua irmã gostariam de ingressar na modalidade e as duas aceitaram o desafio!

IMG-20230702-WA0032

Depois de um acidente que quase custou a vida da atleta, Ana ficou algum tempo sem remar, mas com o convite do Paysandu, a remadora voltou aos treinos e começou a competir. "Meu barco virou e tiveram que chamar o socorro para me buscar. Estava em canal, sozinha e sentia que a água me levava para mais longe. Depois disso, fiquei com medo, mas o Paysandu me acolheu", conta emocionada Ana.

Uma vez treinando no novo clube, a remadora conquistou a medalha de bronze no dois sem timoneiro júnior, no Campeonato Brasileiro de Remo, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, e o segundo lugar, remando o mesmo barco, nos Jovens Talentos Unificado, que aconteceu em Porto Alegre, na temporada passada. "A minha maior conquista foi a medalha do brasileiro, porque era o sonho da minha irmã, Ane. Ela queria muito uma medalha da competição. Remamos juntas a prova e este ano vamos competir novamente, mas agora eu quero a de ouro", conta e planeja a jovem atleta.

Com muitos sonhos, Ana Gabriela treina com o objetivo de chegar à Seleção Brasileira de Remo e ir para os Jogos Olímpicos um dia. "Quero competir mais, treinar mais e ser campeã. Ano passado consegui me destacar e, este ano, quero ir além com o meu clube. A maior lição que o esporte me ensinou foi a trabalhar em equipe. Pensar no coletivo", afirma determinada a remadora.

Mauricio de Souza Rocha: Por causa de uma apresentação em sua escola que introduzia o esporte, o estudante resolveu tentar a modalidade no Clube do Remo. A sua maior incentivadora é a sua mãe que leva o jovem remador todos os dias para treinar e aproveita para aprender o esporte também! O atleta precisa de muita determinação para continuar na modalidade, já que todos os dias ele tem uma jornada de mais de uma hora até a sede náutica onde treina.

Mauricio - clube do remo 4

Mauricio afirma que sua maior vitória no remo foram as duas provas de single skiff que ganhou no ano passado no estadual. "Uma na minha categoria e outra acima. Me sinto livre, é o meu barco predileto entre todos", afirma o remador. Apesar de ter sido o atleta que mais pontuou no Campeonato Paraense do Ano passado, o estudante sonha com mais. "Infelizmente, eu não pude ir ao Brasileiro e Jovens Talentos em 2023. Esse ano, estou treinando para ir. Quero me destacar nacionalmente, ser notado. Sonho com a Seleção Brasileira".

Sonhos, planejamento e muito treino. Esta tem sido a rotina do jovem Mauricio, que se prepara para mais na Temporada de 2024. O jovem remador afirma que a maior lição que aprendeu no esporte foi tratar as pessoas com respeito. "A rivalidade fora da água é desnecessária", afirma o remador. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, com a lesão no joelho e a jornada diária de uma hora para chegar no clube, o remador não pensa nas dificuldades e segue em frente.

Ana Gabriela e Mauricio são dois jovens atletas que representam o espírito guerreiro de remadores da região norte do Brasil, que superam dificuldades e mesmo com a pouca idade já são determinados, com um potencial e resiliência gigantes. A base vem muito forte no Pará!

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h