Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

Bernardo Barreto: Resiliência e perseverança como marca registrada!

Que temporada do Bernardo Barreto! O remador deslanchou no seu último ano de júnior e está em um relacionamento muito sério com o pódio! Desde o início do ano, o atleta do Botafogo vem se destacando. Começou o ano muito bem com uma medalha de ouro e prata no sul-americano, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, em março, no Rio de Janeiro.

 SS 3824

Depois foi campeão carioca e destaque no CBI com o melhor resultado individual masculino, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze! A história de Bernardo começou na modalidade devido à prima do remador, Gabriela Marques, que hoje trabalha no mesmo clube no qual o atleta rema. "Eu sempre gostei de esportes, mas nunca treinei para competir antes do remo. Estava acima do peso, aí minha prima, que na época remava, me sugeriu a modalidade", conta o atleta.

Poucos meses depois da primeira aula, o remador fazia a sua estreia em estaduais em uma yolette infantil, conquistando a medalha de prata, a primeira de sua carreira. Depois dessa regata, Bernardo competiu em todas as etapas do estadual daquele ano, começando a colecionar medalhas e resultados, mas a primeira medalha de ouro ainda estava por vir.

O remador conta que o remo foi paixão à primeira vista. Desde a primeira aula no clube, já sabia que queria ficar. Mas nem sempre foi fácil. A primeira barreira na carreira de Bernardo foi a pandemia da Covid-19, que fez o atleta parar e ficar em casa. Ainda assim, o remador, mesmo com pouco tempo na modalidade, não desistiu e conta que ficava simulando exercícios de remo no período em que as garagens estavam fechadas.

 SS 4768

"Senti saudades durante a pandemia, queria muito voltar a remar", afirma. Após um ano afastado dos treinamentos, la estava Bernardo de volta. A primeira medalha de ouro veio logo depois, no estadual carioca, no double júnior B, aos 15 anos, e foi ao lado do seu melhor amigo Victor Itagiba, que parou de remar por estar cursando Faculdade de Medicina. "Foi uma sensação incrível, eu via meus amigos mostrando as medalhas de ouro deles e aquela era minha!", relembra o remador.

A primeira medalha em campeonatos brasileiros também veio ao lado do melhor amigo, Victor, e para Bernardo esta foi a principal vitória de sua carreira até o momento. Foi uma medalha de prata no double júnior no CBI de 2022. No ano anterior, o remador teve a sua estreia nacional, mas chegou em quarto lugar no single skiff júnior, aos 15 anos.

Ao contrário de muitos remadores, Bernardo Barreto foi campeão sul-americano antes de ser campeão brasileiro. Na competição realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas neste ano. O remador ganhou o single skiff júnior, subindo ao lugar mais alto do pódio. Não apenas isso, a prova foi a primeira internacional e pela seleção brasileira na carreira do atleta.

 SS 3636

A resiliência sempre foi a marca registrada de Bernardo. "Meu treinador (Paulo Vinicius) sempre falou para mim: cada derrota, você coloca dentro do saco e treina mais. Não fique pensando nelas, foca na próxima prova. Foi isso que fiz", conta o atleta.

A estratégia deu certo, mas muito certo! A temporada de 2024, o remador é destaque de sua categoria. Foi campeão e vice-campeão sul-americano, tetracampeão brasileiro e, de quebra, ainda conquistou uma medalha de bronze no CBI. Não apenas isso, foi o melhor resultado individual masculino em todas as categorias e se mostrou surpreendido com o bom resultado.

"Eu comecei chegando muito atrás, mas aí isso fazia com que eu treinasse mais. Me dediquei muito e o resultado veio", explica Bernardo com muita calma. O remador lamenta a lesão no joelho perto do Mundial da World Rowing, deste ano, que estava convocado para o single skiff júnior e por este motivo não pode participar da competição.

Recuperado da lesão, mostrou nesse brasileiro está focado nos treinos e em uma fase excelente. Bernardo já faz planos para a temporada 2025, no seu primeiro ano de sub23. "Quero muito ir para o Pan-Americano da Juventude do próximo ano, sei que vai ser difícil, mas vou treinar muito para isso acontecer", afirma o remador. 

dia 02 finais 126

Neste CBI, o atleta realizou mais um sonho: remar ao lado de seu ídolo e inspiração Lucas Verthein no double skiff masculino, não só isso, mas ganhar uma prova na categoria sênior! "Estava um pouco nervoso no dia anterior, mas na hora em fiquei calmo. O Lucas te deixa à vontade e te dá uma remada muito segura. Mas foi bem difícil de acompanhar porque ele é muito forte", explica.

Bernardo Barreto, que está no segundo período de Educação Física por uma bolsa de estudos oferecida pela Frerj, é um remador calmo, resiliente e focado em prova a prova. Quando fala, reflete muito sobre como reage após as suas vitórias, sempre comedido e tranquilo.

A maior lição de vida que o remador aprendeu no esporte foi de nunca desistir de nada. "O remo te engrandece, te faz uma pessoa melhor. Hoje eu estou cursando uma faculdade devido ao esporte", conclui Bernardo Barreto.

Como todo atleta de alto rendimento, o remador sonha um dia ter a oportunidade de defender as cores do Brasil nos Jogos Olímpicos. "Quero muito ir para Los Angeles 2028. Não importa se vou ter que treinar e me dedicar muito mais", explica. Da capacidade e tenacidade do atleta a gente não duvida! Vamos juntos por mais, Bernardo, estamos sempre torcendo por você!


Imagens: CBR/ Satiro Sodre e ECP/ Gabriella Garbim




PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h