Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Nacional

CBI 2024 e a saga dos clubes com as menores equipes da competição


Equipes grandes impressionam! Mas o universo dos 28 clubes do Campeonato Brasileiro de Interclubes é bem diversificado. Alguns atletas viajam sozinhos em busca de um lugar nas grandes finais e vão de igual para igual na raia contra os adversários, mas fora da água a realidade é bem diferente. Foram sete clubes de quatro regiões do país que chegaram nesse CBI pedindo passagem e muitos deles, apesar dos poucos representantes, subiram ao pódio e representaram suas instituições muito bem!

CRC

Os clubes com apenas um remador foram o Clube de Regatas Curitiba, do Paraná, o Clube de Regatas Guanabara e Clube de Regatas Piraquê, do Rio de Janeiro, o Clube Náutico Capibaribe, de Pernambuco e o São Salvador, da Bahia. Menção mais que honrosa para o Clube Náutico Potengy, do Rio Grande do Norte, representado por duas atletas com uma equipe 100% feminina na água, e o Clube do Remo, do Pará, que foi muito bem representado por seus três remadores.

Muitos desses clubes, os atletas viajaram sozinhos e com muito pouco conseguiram fazer muito nesta competição. O Curitiba foi representado por Alejandro Carreni Bueno e o Guanabara por Thiago Duprat Fortes. Os dois remadores fizeram a final B do single skiff masculino. Chegando em oitavo e sétimo lugares respectivamente. Uma vitória pessoal de um esforço de quem estava sozinho dentro e fora da raia.

CRG para site

Vale salientar que Alejandro foi o único representante de seu estado, além de seu clube. Parabéns aos atletas pela dedicação e esforço! Já o Piraquê e o São Salvador foram representados pelos seus remadores paraolímpicos.

O clube baiano trouxe Renê Pereira, que subiu ao lugar mais alto do pódio no single skiff PR1, nosso medalhista nos jogos de Tóquio, superou os adversários e trouxe a única medalha de ouro para a Bahia! Parabéns, Doutor! Já o Piraquê foi muito bem representado por Jucelino Silva, o Birigui, nosso timoneiro do quatro com PR3 em duas Paraolimpíadas.

rene para site

Birigui conquistou a medalha de ouro no quatro com timoneiro PR3, timoneando uma guarnição mista formada pelo Sport Recife, Botafogo e Corinthians. O super Jucelino confirmou a boa fase, já que foi o nosso representante em Tóquio e Paris. Fechando com chave de ouro, ou melhor, medalha de ouro, a temporada 2024.

O Capibaribe também foi representado por um único atleta, Lucas Matheus de Souza, que teve o apoio do seu treinador Pedro Ricardo Ferreira. O remador competiu em duas provas. Conquistando um honroso quarto lugar no single skiff sub23 peso leve, batendo na trave do pódio e uma medalha de prata ao lado de Samuel dos Santos do Sport Club Recife!

Já os dois clubes, Potengy e Remo, os dois maiores clubes da nossa lista de menores equipes em número de atletas, também subiram ao pódio, seja em barcos formados apenas por seus atletas ou mistos, assim como o Capibaribe. No brasileiro, vimos rivalidades centenárias se transformando em união e gerando bons resultados que renderam medalhas para as instituições e seus atletas.

potengy para site

O Potengy conquistou duas medalhas. Foi terceiro no dois sem timoneiro peso leve com as brabas Ana Beatriz Rocha dos Santos e Cintia Calixto Galvão. Em uma equipe mista, formada com o Paysandu, Ana volta a subir ao pódio, conquistando outra medalha de bronze, dessa vez no double skiff peso leve com a super Ane Helen Monteiro Barbosa. Vale salientar que o clube potiguar trouxe seus dois treinadores para o brasileiro que trabalharam auxiliando suas atletas.

Já o clube, com a maior formação de remadores da nossa lista de menores equipes, o Clube do Remo, veio com um total de três atletas mais a sua comissão técnica. A instituição paraense veio com os remadores Mauricio de Souza Rocha, Cauê Gabriel Pantoja e Moises Argley de Lima Costa, levando uma medalha de prata para casa no four skiff sub23, ao lado de Matheus Praxedes e Paulo Moisés do Paysandu.

Aos 28 clubes e 344 atletas que chegaram neste Campeonato Brasileiro de Interclubes o nosso muito obrigada por fazer esta competição um sucesso!
Imagens: Matheus Roushinol /ECP
               Marcelo Prais/ ECP
               Gabriella Garbim/ ECP

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h