Remo Nacional
CBI 2024 e a saga dos clubes com as menores equipes da competição
- Detalhes
-
Criado em Sexta, 01 Novembro 2024 16:54
Equipes grandes impressionam! Mas o universo dos 28 clubes do Campeonato Brasileiro de Interclubes é bem diversificado. Alguns atletas viajam sozinhos em busca de um lugar nas grandes finais e vão de igual para igual na raia contra os adversários, mas fora da água a realidade é bem diferente. Foram sete clubes de quatro regiões do país que chegaram nesse CBI pedindo passagem e muitos deles, apesar dos poucos representantes, subiram ao pódio e representaram suas instituições muito bem!
Os clubes com apenas um remador foram o Clube de Regatas Curitiba, do Paraná, o Clube de Regatas Guanabara e Clube de Regatas Piraquê, do Rio de Janeiro, o Clube Náutico Capibaribe, de Pernambuco e o São Salvador, da Bahia. Menção mais que honrosa para o Clube Náutico Potengy, do Rio Grande do Norte, representado por duas atletas com uma equipe 100% feminina na água, e o Clube do Remo, do Pará, que foi muito bem representado por seus três remadores.
Muitos desses clubes, os atletas viajaram sozinhos e com muito pouco conseguiram fazer muito nesta competição. O Curitiba foi representado por Alejandro Carreni Bueno e o Guanabara por Thiago Duprat Fortes. Os dois remadores fizeram a final B do single skiff masculino. Chegando em oitavo e sétimo lugares respectivamente. Uma vitória pessoal de um esforço de quem estava sozinho dentro e fora da raia.
Vale salientar que Alejandro foi o único representante de seu estado, além de seu clube. Parabéns aos atletas pela dedicação e esforço! Já o Piraquê e o São Salvador foram representados pelos seus remadores paraolímpicos.
O clube baiano trouxe Renê Pereira, que subiu ao lugar mais alto do pódio no single skiff PR1, nosso medalhista nos jogos de Tóquio, superou os adversários e trouxe a única medalha de ouro para a Bahia! Parabéns, Doutor! Já o Piraquê foi muito bem representado por Jucelino Silva, o Birigui, nosso timoneiro do quatro com PR3 em duas Paraolimpíadas.
Birigui conquistou a medalha de ouro no quatro com timoneiro PR3, timoneando uma guarnição mista formada pelo Sport Recife, Botafogo e Corinthians. O super Jucelino confirmou a boa fase, já que foi o nosso representante em Tóquio e Paris. Fechando com chave de ouro, ou melhor, medalha de ouro, a temporada 2024.
O Capibaribe também foi representado por um único atleta, Lucas Matheus de Souza, que teve o apoio do seu treinador Pedro Ricardo Ferreira. O remador competiu em duas provas. Conquistando um honroso quarto lugar no single skiff sub23 peso leve, batendo na trave do pódio e uma medalha de prata ao lado de Samuel dos Santos do Sport Club Recife!
Já os dois clubes, Potengy e Remo, os dois maiores clubes da nossa lista de menores equipes em número de atletas, também subiram ao pódio, seja em barcos formados apenas por seus atletas ou mistos, assim como o Capibaribe. No brasileiro, vimos rivalidades centenárias se transformando em união e gerando bons resultados que renderam medalhas para as instituições e seus atletas.
O Potengy conquistou duas medalhas. Foi terceiro no dois sem timoneiro peso leve com as brabas Ana Beatriz Rocha dos Santos e Cintia Calixto Galvão. Em uma equipe mista, formada com o Paysandu, Ana volta a subir ao pódio, conquistando outra medalha de bronze, dessa vez no double skiff peso leve com a super Ane Helen Monteiro Barbosa. Vale salientar que o clube potiguar trouxe seus dois treinadores para o brasileiro que trabalharam auxiliando suas atletas.
Já o clube, com a maior formação de remadores da nossa lista de menores equipes, o Clube do Remo, veio com um total de três atletas mais a sua comissão técnica. A instituição paraense veio com os remadores Mauricio de Souza Rocha, Cauê Gabriel Pantoja e Moises Argley de Lima Costa, levando uma medalha de prata para casa no four skiff sub23, ao lado de Matheus Praxedes e Paulo Moisés do Paysandu.
Aos 28 clubes e 344 atletas que chegaram neste Campeonato Brasileiro de Interclubes o nosso muito obrigada por fazer esta competição um sucesso!
Imagens: Matheus Roushinol /ECP
Marcelo Prais/ ECP
Gabriella Garbim/ ECP